sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Uma vida sem limites

Antes de mais, convido-Vos a ver o vídeo que se segue. Foi assim que a Damiana Mateus (8ºA) começou, também, a apresentação do seu livro, atividade desenvolvido no âmbito do Projeto "Ler, lazer e aprender":



Visto o vídeo, a Damiana partilhou connosco o último livro que lera: Uma vida sem limites, de Nicholas James Vujicic. Todos (eu*, a professora, e os colegas) ficámos emocionados. E não foi pela história da vida de Nicholas James Vujicic, ainda que esta já seja, também, razão para tanta emoção. Aconteceu, porque a Damiana soube prender a nossa atenção, soube guiar-nos por uma história de vida, criando em nós vontade de querer ler o livro e conhecer mais sobre aquela pessoa. 

Fê-lo de uma forma impressionante! Obrigada, Daminana. 





*Rosalina Simão Nunes

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Frases natalícias

«Natal é quando nasce uma vida a amanhecer». (Ary dos Santos)
De forma a promover a reflexão sobre aquilo que deva ser o espírito natalício, a importância da família, dos afetos e das pessoas, na disciplina de língua portuguesa, nos 2º e 3º ciclos da Escola EB 2,3 Dr. João das Regras, os alunos, inspirados em difinições de Natal como a de Ary dos Santos, escreveram as suas próprias definições de Natal, família e espírito natalício. Só tinham de dar uma definição.
Responderam ainda à seguinte questão: Se pudesses oferecer uma prenda a alguém, oferecias o quê, a quem e porquê?
Recolhidos os trabalhos, os professores de língua portuguesa escolheram duas frases por turma que depois foram afixadas pelas portas das salas da Escola EB 2,3 Dr. João das Regras.
Nesta atividade, estiveram envolvidos cerca de 600 alunos e 9 professores de língua portuguesa, tendo sido coordenada pela professora Teresa Saramago e pelo professor João Ferreira.
Por fim, foi produzido um vídeo, que aqui se partilha, sintetizando o trabalho desenvolvido e apresentando o produto da atividade.