quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Preparativos para uma viagem


Na terceira proposta de escrita semanal (8ºAno) propôs-se que os alunos imaginassem que recebiam como prémio de fim de ano uma viagem a uma cidade da Europa que nunca tivessem visitado. Pedia-se que descrevessem os preparativos da viagem. 
Algumas das descrições (8ºA e 8º B):


No dia em que ganhei aquele prémio, não queria acreditar que era eu a pessoa escolhida, que era eu que tinha vencido! Eu só me perguntava: “com tanta gente que concorreu, como é possível ter sido eu a escolhida?” Mas era verdade, eu tinha ganho o sorteio que decorreu na minha escola e ia a uma cidade europeia que eu não conhecia, que era Bruxelas.
Em primeiro lugar, telefonei aos meus pais a dizer o que tinha acontecido e eles perceberam que a minha alegria era enorme.
Decidir que familiar me ia acompanhar nesta viagem, foi uma tarefa difícil, mas, apesar disso, escolhi a minha tia, pois ela também não conhecia Bruxelas.
Ao dar esta maravilhosa notícia aos meus amigos, eles deram-me os parabéns e disseram-me para eu aproveitar bem esta oportunidade, pois é quase única. Apesar do entusiasmo ser um sentimento, eu era o entusiasmo em pessoa, isto é, via-se claramente a vontade que eu tinha de ir conhecer uma cidade desconhecida.
No que se refere ao meio de transporte, o escolhido foi o comboio, pois é rápido, pára em vários locais e pode-se ver diferentes e lindas paisagens.
E estes foram os preparativos para a grande viagem a Bruxelas.
Madalena Castro


Os Preparativos de uma Grande Viagem
            Num confortável dia de Verão, quando os frutos estavam cada vez mais maduros, recebi a empolgante notícia que tinha ganho um concurso de desenho sobre o fim do ano escolar e o grande prémio era uma viagem a uma cidade da Europa, Paris.
            Com efeito, telefonei logo à minha mãe para contar a novidade e, mais tarde, acabei por escolhê-la para me acompanhar nesta aventura, porque era com ela que mais queria partilhar este momento.
            De seguida, acabei por contar a todos os meus amigos e foram muitas as vezes que acabei por ouvir: “Que sorte. Também quero ir!”, “Levas-me contigo?” ou “Depois tens que me mostrar todas as fotos!”.
            É claro que, como em todas as viagens, tive que escolher o meio de transporte. Depois de comparar condições, optei por viajar de avião, pois é mais seguro e menos cansativo.
            Dia após dia, fui preparando as minhas malas. Tornava-se cansativo escolher e arrumar a roupa de forma a tudo caber na mala, mas sei que tanto esforço ia merecer a pena.
            Melhor dizendo, esta era a viagem dos meus sonhos… Sentia-me mais entusiasmada do que tudo! Estava a contar os dias para que chegasse o grande dia e este parecia nunca mais chegar.
Margarida Pinheiro


Um Grande Prémio
No fim do último ano letivo, os meus pais deram-me uma ótima notícia: íamos a Londres! Mas porquê? Bem, este prémio devia-se ao facto de eu me ter esforçado e ter tido boas notas durante todo o ano. Esta viagem ia ser feita de avião na companhia dos meus pais. O local que eles escolheram foi muito bem pensado, pois Londres é uma cidade da Europa muito bela e que ainda não conhecíamos. Para além disso, nós sempre quisemos visitar o Big-Ben, a Tower Bridge, o London Eye, o Palácio de Westminster…
Quando contei aos meus amigos esta novidade, eles ficaram completamente espantados e, na verdade, alguns até me invejaram! Todos ficaram curiosos e perguntavam como e porque é que eu tinha recebido esse prémio. Muitos deles pediram-me para “levá-los comigo dentro da mala” e outros diziam para lhes trazer alguma recordação.
Quanto à minha bagagem, levei roupa de todos os tipos; nunca se sabe se vai fazer sol, chuva, calor ou frio. Tive de atualizar o meu cartão de saúde europeu e de organizar o meu boletim médico porque podia vir a ser preciso.
Faltava apenas uma semana para o voo e eu estava ansiosa, aliás, muito ansiosa. O tempo parecia passar tão lentamente…
Finalmente, chegou o “dia D”, entrei no avião, esperei aproximadamente duas horas (que pareciam séculos) e pousei o pé direito em Londres. 
Inês Cordeiro

Londres…
Ainda nem acredito que vou a Londres! A Londres… Na verdade, sempre foi um sonho meu! E agora, está (finalmente!), prestes a ser concretizado.
Em primeiro lugar, tive de escolher quem me iria acompanhar… Escolhi o meu tio! E, neste caso, acho que fiz muito bem! Evidentemente que tivemos de planear tudo! A data da partida, o voo, os locais que queremos visitar, o hotel onde vamos ficar, a data de chegada… Eu gostava imenso de visitar o Big Ben, o Museu de Cera Madame Tussaud… De passar ao lado do Palácio de Buckingham, de andar de metro, de autocarro e de táxi, de assistir a um jogo de futebol e a um musical, de conhecer um pouco mais da cultura Inglesa…
Comecei também a preparar a mala, com as roupas que quero levar, as coisas que lá quero colocar dentro… Dentro da mala, decidi colocar também dezenas de folhas de papel e autocolantes giros… Planeio escrever muitas cartas para os meus amigos… Tenho pena de não os levar dentro da mala. Se bem que não caberiam todos lá dentro, são demasiados! A maior parte deles ficou contente por eu ir viajar, mas muitos deles vão na mesma altura para fora do país, vistos estarmos no princípio de Junho. 
Por outras palavras, espero que seja uma semana muito bem passada, espero aprender coisas diferentes e, claro, mandar um postal aos meus amigos, só mesmo para fazer um bocadinho de inveja!
Leonor Ferreira


Sem comentários: