quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A paz - 1ª Oficina de escrita / 2º Período

TEMA - A paz
ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO - Ouvir, ver, sentir, discutir. 
ATIVIDADE DE ESCRITA - Criar, em palavras, uma mensagem. Inventem uma história, façam um poema, uma frase apenas. Um diálogo, uma reportagem, uma notícia.
TIPO DE TEXTO -  Livre.
PROCESSO DE ENTREGA / PRAZOS - Responder na caixa dos comentários deste post, até ao dia 13 de Fevereiro ou, em suporte papel, até ao dia 08/02/12 (8ºA), 09/02/12 (7ºB) e 10/02/12 (8ºB e 7ºA).




35 comentários:

Anónimo disse...

A Paz é liberdade,alegria e é não haver guerra.

Soaraia Costa (8ºB)

Hugo Sena disse...

Muito Boa musica se ouvirmos em silencio ainda melhor, durante 5:35 minutos senti que o mundo roda a volta da paz.

Anónimo disse...

Há muito tempo, em dois reinos, um a seguir ao outro, existiam grandes diferenças quanto à religião. Um dos reinos era judaico e o outro era muçulmano. As guerras entre esses reinos eram constantes e o dinheiro que os governantes gastavam era muito (o que fazia com que o dinheiro que sobrava, não chegasse para outros assuntos).

Certo dia, um menino judeu muito pobre de dinheiro mas muito rico quanto aos seus valores, decidiu que tinha de pôr um ponto final àquelas guerras. Ele contou aos seus pais o que queria fazer mas eles não acharam a ideia muito boa… Na verdade, o garoto ainda podia arranjar problemas por causa do que ia fazer! Porém, ele não deu muita importância à opinião dos pais e seguiu o seu objetivo à procura de alcançá-lo.

O rapazinho foi falar com o rei e contou-lhe as suas intenções. No início, o rei não concordou mas, depois de refletir um pouco, chegou à conclusão que o melhor a fazer era seguir os conselhos daquele menino.

Assim fez. No dia seguinte, o rei foi ao reino dos muçulmanos e apresentou ao outro rei as suas razões para acabar com as guerras, ou seja, a falta de dinheiro para os bens essenciais do povo. O rei muçulmano admitiu que o mesmo se passava com ele e, então, decidiram fazer um tratado de paz.

Passados dois dias, os dois reinos interagiam um com o outro pelas melhores razões e os povos iam criando laços de amizade. Quanto ao menino, foi criada uma estátua, na fronteira dos dois reinos, com o seu rosto. Afinal de contas, se não fosse ele, a paz não brilhava entre estes reinos! Os seus pais estavam muitos orgulhosos, apesar de no início não terem concordado com ele.

Ainda hoje essa estátua existe e os dois reinos… Bem, como já não fazia sentido continuarem assim (devido ao facto de eles parecerem um só graças aos sentimentos e amizades que entre eles eram partilhados), os reis atuais, decidiram juntar os dois reinos num só!

E esta história toda só para dizer que a paz é sempre a melhor solução. A paz está dentro de nós, basta abrir os nossos corações e libertá-la.

Inês Cordeiro
8ºB
Nº8

Anónimo disse...

A paz…
A música transmitiu-me alguma liberdade, alegria, tranquilidade e muita calma.
A paz é a ausência de violências e de guerras.
Ela existe dentro do nosso coração…
Sem a paz, não nos dávamos tão bem.
A paz é o voo de uma pomba branca num belo dia de primavera!
É um cantor a exprimir o que sente na sua música.
A paz é tudo o que nos rodeia…

Sílvia Alves

Anónimo disse...

- Paz.

Afinal, o que é a paz? Nos dicionários a paz é expressada geralmente como tranquilidade, boa harmonia ou ausência de guerra. De facto, é verdade, mas a paz é mais que isso. A paz faz mover montanhas, faz com que o mundo inteiro se una por objetivos comuns, como por exemplo o fim de guerras.
No entanto, onde encontramos a paz? A paz encontra-se dentro de cada um de nós. Podemos por momentos pensar que na nossa vida a paz não está presente e que temos uma vida negra, composta por guerras. Não só guerras que influenciam o mundo, como também guerras interiores. Nesses momentos, devemos mais do que nunca procurar dentro de nós a paz. Encontrá-la, cultivá-la e partilhá-la.
Por vezes, tento imaginar-me num ambiente de guerra. Escondida entre os restos dos carros que arderam. Apenas a imaginar, sinto-me mal, não só por ter medo como também por saber que muitas pessoas sofrem imenso devido à inexistência de paz. Assim aprendo a dar mais valor à paz.
Com efeito, o mundo seria melhor se fosse apenas paz. Sem guerras, normalmente originadas por motivos estúpidos, que causam até mesmo centenas de mortes. Deveríamos todos contribuir para este mundo ideal, dar um pouco de nós. Apreciar da paz.

Margarida Pinhiro, Nº 10
8ºB

Anónimo disse...

A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos... ela está dentro de cada um nós!


Ana Carolina 8º A Nº1

Anónimo disse...

A PAZ:

A paz é a liberdade,
não o estado de guerra.

A paz é o amor,
não o ódio.

A paz une as pessoas.
A paz é A vida sem fronteiras.

A paz é o luar em noite lua cheia,
são as estrelas a cintilarem no céu escuro durante a noite.

A paz é minha e é tua,
e de todos nós.

Beatriz da Costa Lopes Nº3 8ºA

Mariana Nunes 8ºB disse...

Como seria o mundo sem paz, sem regras, sem amor? O que sentiriam as pessoas que foram feridas nas guerras? Quantas pessoas não morrem ou sou feridas injustamente? por uma guerra que nem sequer é sua.
O que aconteceria se o ser humano fosse capaz de viver sem paz? O que sentem as pessoas que vivem constantemente em guerra? Provavelmente nenhuma pessoa sentiu a paz e a liberdade, provavelmente são pessoas que perderam familiares e a sua única esperança é que saiam vivas deste "jogo" que é a vida. Será que alguns daqueles países que apoiam a paz não são os verdadeiros culpados de haver guerra?Muitos desses países colocam o valor da riqueza à frente do da vida, muitos desses países por uma questão de conseguirem às vezes determinadas matérias-primas que não têm no seu país, mandam soldados para a guerra e muitos deles morrem por apenas estarem a cumprir a sua profissão, além dos cidadãos dos países que sofrem com essas guerras, são vidas distintas, objectivos distintos a quem a paz está longe do tocar nos seus corações
Alguns dicionários referem que paz é vida, então será que estamos a aproveitá-la bem?ou apenas estamos a contribuir para o fim da nossa própria vida e a dos outros?A paz não é algo que seja levada a mérito mas, parte do sentimento de cada um de nós atingir-mos essa paz e contribuir para que ela aconteça.

Anónimo disse...

A paz nao se ganha nem se compra, constroi-se.

Carlota(7°A)

Anónimo disse...

Toda a gente fala em paz. Toda a gente diz que é preciso haver paz no mundo. Mas afinal o que é a paz? Não sei descrevê-la mas sei que devia existir em todo o mundo, o que não acontece.

Esta é a música que toda a gente devia ouvir para saber como a paz é importante para todos os seres humanos. Afinal, como seria se todo o planeta estivesse sempre em guerra? Não consigo imaginar, pois talvez a minha vida seja pacífica.

As guerras têm fundamento em situações religiosas, raciais, etc. Não percebo o porquê. Todas as pessoas possuem o direito de terem a religião que querem e ninguém devia tirar a vida ou torturar quem não segue uma certa religião. Se calhar, quem devia ter estes tratos são as pessoas que iniciam as guerras, que têm mentes obscuras ao ponto de pensarem em envolver uma comunidade inteira em guerras desumanas.

A vida sem guerra era muito melhor. Se todas as pessoas do mundo pensassem na paz (seja lá o que isso for) o mundo seria um local melhor de se habitar.

Madalena Castro
Nº9 8ºB

Anónimo disse...

A paz!
A paz é alegria, tranquilidade, calma, liberdade e amizade. A paz existe dentro do nosso coração.
A paz é tudo o que nos rodeia!
Esta música transmitiu-me tudo o que é alegria.


Beatriz Ferreira 7ºB|Nº1

Anónimo disse...

A Paz

A paz é saber viver
Amar e compreender.

A paz é harmonia
É não ter atitudes de antipatia.

A paz constrói-se com sinceridade
E com uma pitada de amizade.

Se com o teu irmão estiveres a brigar
Da paz estas a abdicar.

Com paz é fácil viver
É difícil é não ceder.

Amanha a paz quero construir
Porque assim vou fazer muitas pessoas sorrir.

A paz é o lado da razão
Transmite isso todos os dias ao teu irmão.

Carolina Bonifácio 7ºB nº4

Anónimo disse...

Ao ouvir a música senti-me longe dos meus problemas, longe da minha vida, era só eu e cores, havia o sol a brilhar, nuvens brancas bem fofinhas em que se pudia dormir calmamente e sem preocupações, era simplesmente o mundo que eu sempre desejei... o problema é que na realidade nada é assim, tudo parece meter a guerra e nada a paz.
Para mim tudo devia ser paz e amor sem procupações, sem discussões e sem problemas, tudo pudia ser mais fácil mas nunca o é. Na vida encontra-se sempre um obstáculo e um problema para resolver mas deveria ser totalmente diferente.

Vanessa Brito Nº20 8ºB

Anónimo disse...

Assim que eu ouvi, esta música senti uma grande tranquilidade e vontade de mudar o mundo!
A paz é um "estado de espirito" que está constante na minha pessoa, é com a paz que as pessoas se encontram.
Pois, a paz não é apenas algo que se tenha é algo que já nasceu dentro de nós, e qualquer ser humano que viva sem ela então... BOA SORTE.


Hugo Henriques(Nº12 7ºA)

Anónimo disse...

A paz é harmonia entre as pessoas, alegria, é quando as pessoas se unem, partilham, etc.

vera lucas 7º B

Anónimo disse...

A paz ao ouvir esta musica percebe-se o que é a paz tranquilidade e alegria, a paz uma palavra pequena mas com grande significado! PAZ é o que deveria existir em todo o mundo viver com guerras não é solução.

Francisco Barreto 7ºB
Nº9

Anónimo disse...

A paz é calma,tranquilidade,serenidade,sossego.
Uma pessoa só é feliz quando existe paz na sua vida.

Vasco Marques
7ºA
Nº20

Anónimo disse...

Paz...

Não sei bem o que significa esta palavra, pois ninguém a sente realmente...
A verdadeira Paz, acabava com as guerras e desavensas no Mundo.
A verdadeira Paz, acabava com a dependência de drogas; alcool e tabaco.
A verdadeira Paz acabava com a prostituição; assaltos; homícidios e raptos.
A verdadeira Paz acabava com tudo o que nos deixa tristes!

O que significam as Silabas da Paz:
Z elar
P ela
A legria

Joana Silva nº14 7ºA

Anónimo disse...

Paz
PAZ, três letrinhas que significam bastante a quem tem uma consciência limpa e bondosa, contudo, e infelizmente o escrevo, que também existem pessoas sombrias, vazias que simplesmente não entendem o significado desta palavra tão bonita!
Guerras sem fim existem na nossa sociedade, tristeza existe em todas as cabeças daqueles que não estão ao pé da família ou, que a injustiça caiu sobre ela. Fome nas ruas, aqueles que dormem ao relento a sobreviver com o lixo das pessoas que têm tudo e não dão valor ao que têm… É triste pensar nestas situações mas não nos podemos esquecer que elas são verdade.
VIVA À PAZ E Á HARMONIA NA NOSSA SOCIEDADE!

Lara Kwai 7ºB N.º12

Anónimo disse...

Paz. Palavra pequena mas com muitos significados. Esta música transmite esses significados todos.

Não percam a Paz porque a Paz é única e exclusiva para todos nós!

Monalisa Barros 7ºB nº15

Anónimo disse...

A paz é um sentimento difícil de explicar e ainda mais de se encontrar. É difícil encontrar mas quado é encontrada vale a pena.
A paz é brincadeira, é amor, é o que devia haver em todo o mundo, a paz não é dinheiro nem nada que se pareça, por mais dinheiro que tenhamos nunca havemos de conseguir comprar a paz, enquanto as pessoas se importarem mais com a cor da pele do que com a maneira de ser de uma pessoa nunca hão-de encontrar paz. Se realmente alguém quer paz também não pode provocar a guerra. A paz tem uma regra simples e fácil de executar: Vive e deixa viver.

Madalena Carvalho, nº17 7ºA

Anónimo disse...

A paz é quando nos sentimos tranquilos connosco próprios e com quem nos rodeia.

Joana Cruz nº13 7ºA

Anónimo disse...

Esta música fala sobre a Paz, mas também a transmite, pois a palavra Paz pode ter muitos significados. Neste caso esta música transmite calma e torna o ambiente onde a estamos a ouvir muito “confortável”. Faz-nos pensar e relaxar durante aqueles minutos de descontracção.
A Paz é aquilo que devia dominar o mundo, mas nem sempre acontece. Muitas pessoas ao tentarem fazer a Paz, a sua maneira, ainda fazem mais guerra.

Nadine.S 8ºB Nº15

Anónimo disse...

A PAZ…
A paz, palavra tão banalizada que ouvimos a toda a hora mas que ninguém consegue definir o que significa.
Quando questiono os adultos a esse respeito a resposta é sempre a mesma; amor, liberdade, alegria, não violência…etc., no entanto ninguém consegue realmente dizer-me o que é a paz, embora eles pensem que sim.
Actualmente, quando ligo a televisão, as noticias que eu assisto, são de guerras, fome, desemprego, morte, falta de humanidade de uns para com os outros, tanto a nível nacional como a nível mundial.
Será porque a paz é tão difícil de se alcançar que os seres humanos não conseguem encontra-la?
Será porque a paz foi só uma palavra inventada há largos anos, que não tem nenhum significado que possa ser exemplificado ou sentido?
A verdadeira resposta, não sei, só sei que até as pessoas conseguirem encontrar a paz e conseguirem viver com ela o mundo continuará a ser um perigo que a cada momento nos pode arrastar com ele.


Mafalda
8ºA

Anónimo disse...

Ao ouvir esta musica e como se estivesse numa praia sentada a beira mar, pois a musica transmite-me calma. Esta canção também faz pensar se não houvesse guerras no mundo como ele seria?

Susana Martins
8ºB
Nº18

Anónimo disse...

A paz não é uma regra, mas sim uma lição de vida a seguir.




Pedro Quintans 7ºA nº 19

Anónimo disse...

A paz é a solução para a guerra ou até para um coração partido.
A paz é a solução para tudo, só temos de a aproveitar o melhor que podemos.
Mesmo no buraco mais profundo e negro do mundo há sempre uma ponta de luz que brilha. A paz é algo inesplicável, algo que nos consome com o seu poder, não há palavras para descrever um sentimento tão forte como este.
Margarida Almeida, nº11 8ºB

Anónimo disse...

A paz é a solução para a guerra ou até para um coração partido.
A paz é a solução para tudo, só temos de a aproveitar o melhor que podemos.
Mesmo no buraco mais profundo e negro do mundo há sempre uma ponta de luz que brilha. A paz é algo inesplicável, algo que nos consome com o seu poder, não há palavras para descrever um sentimento tão forte como este.
Margarida Almeida, nº11 8ºB

Anónimo disse...

Paz,um estado de espírito que só adquirimos ao estar-mos rodeados pela calma e serenidade,quando não existem guerras pelo mundo fora!


Mariana Baptista
Nº19/8ºA

Anónimo disse...

a Paz é uma pequena palavra com apenas três letras. Mas, por vezes a paz é uma grande palavra; significa calma, serenidade, liberdade e harmonia. Tudo o que uma pessoa quer.


José Santos 7ºA nº16

Anónimo disse...

O que será que é a paz?

Bem, encontro bastantes adjectivos que a possam descrever como por exemplo a tranquilidade... Quando se está tranquilo, está-se em paz como que a alma está pronta a pairar pelos ares e deslocar-se para o infinito...

A ausência da guerra da perturbação e da guerra, é o que melhor define a paz.


Elena Tepordei Nº9
8ºA

Anónimo disse...

Essa música relaxa muito. Fez me descansar e distrair-me pelo menos um pouco da escola, deixar de pensar em todos os problemas que ainda tinha de fazer. A melodia, tocada por uma guitarra, deixou-me pensar em lembranças muito positivas que me fizeram acalmar. Mas na parte das palavras não gostei muito porque acho que esta cheio de explicações. Mesmo só a melodia demonstra muita paz. Viktoriya Vashchynska 8ºA Nº23

Anónimo disse...

Não existe um Caminho para a paz.
A paz é o Caminho.

Francisco Costa
Nº10
8ºA

João Martins nº15 7ºA disse...

Paz

Paz é o ar do sentimento
Que melhora o viver
Paz é a ajuda diária
Que nos ajuda a florescer.

Paz e o som da ajuda
É compreensão, é valor
É riqueza que se conquista
Com a arma do amor.

Paz é deus, a respirar
Não é o diabo a comandar
É respeito, é humildade
Que se unem ao perdão.

Paz não é beldade
Orgulho nem ambição
Paz e a pena que faz rir
o nosso coração.

Paz é progresso, a mão dada
e também a reflexão
É lembrar que o controlador
Num gesto cheio de amor
Tornou-nos a todos em um só irmão.

Espero pela próxima lua
sem violência e sem guerra
sendo nesse esperado dia
Que se encontrará a tão verdadeira
paz na terra.

Anónimo disse...

A Paz
Toda a gente quer Paz, mas ninguém se esforça. Toda a gente diz:"Eu desejo a Paz no mundo" e "Que haja Paz", mas ninguém tenta. A Paz é sossego, harmonia entre pessoas, animais e todos os seres vivos. Para mim a Paz é todos se darem bem, todos se entenderem, todos se respeitarem.

A Paz é um bolo e os ingredientes são: amor, harmonia, sossego e calma.

Francisco Marques 7ºA nº 10