terça-feira, 26 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro - Pensamentos soltos sobre o livro

No âmbito da comemoração d'O Dia Mundial do Livro, comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril o Departamento de Português do AEDLV está a  dinamizar várias atividades ao longo da semana para assinalar esta efeméride.

Em reunião de Departamento, ficou decidido que cada professor junto das suas turmas iria dinamizar uma das seguintes atividades (ou várias...): 
  • Capa do Livro imaginário; 
  • Partilha de leituras; 
  • "Em busca dos livros do PNL"; 
  • Livro de Primavera: construção de um livro da turma com histórias e/ou poemas;  
  • Pensamentos soltos sobre o livro e/ou leitura; 
  • Bookcrossing.
Nas turmas A e B do sétimo e nono anos, optou-se pela atividade Pensamentos soltos sobre o livro com uma pequena adaptação já que o registo físico não foi feito pela afixação dos pensamentos através da escrita. Decidiu-se pelo registo áudio de uma "conversa" em sala de aula.

Publicamos de seguida os áudios.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

"Ladino" - Comentário

Nas turmas do 7ºAno, foi feita a leitura orientada de "Ladinode Miguel Torga. Nas turmas A e B, no fim da exploração do texto, feita em sala de aula, pediu--se que os alunos fizessem um comentário orientado, seguindo uma proposta do próprio manual utilizado. 
Publicamos alguns dos comentários:


Ladino, o Pardal Manhoso
O texto que eu vou comentar é de um pardal que se chama Ladino.
A descrição psicológica de Ladino é o pardal ser muito manhoso. As outras personagens não gostavam de Ladino, porque era um pardal muito manhoso e só sabia fazer partidas. As personagens ficavam irritadas com a maneira de ser de Ladino.
Ladino foi o “único” da sua espécie a sobreviver, pois quando era pequeno ficava dentro do ninho a dormir enquanto os outros iam voar.
A mensagem deixada pelo conto é que às vezes as pessoas manhosas podem durar muito mais tempo. Ou então menos tempo... O Ladino durou mais...
Filipa Emídio (7B)

   
O texto que vou comentar chama-se “Ladino” e é um texto interessante e engraçado.
Ladino é um pássaro que não queria sair do seu ninho, porque achava que estava lá bem. Este pássaro era muito manhoso e solteiro. Andava com todas, novas, velhas, casadas ou até solteiras, mas nunca assumia o seu papel de pai.
Ele era um pardal grande, matulão e feio. Era também muito egoísta, malandro e não se importava com nada nem ninguém como se ele fosse o único naquele mundo.
Quando alguém precisava de ajuda, ele não ajudava e, por isso, ninguém gostava dele. Tinha estratégias para sobreviver às dificuldades e uma delas era defender-se bem dos obstáculos da sua vida.
A mensagem deixada por este conto é mostrar às pessoas que não devem ser como este pardal, porque, no futuro, podem ficar sem ninguém devido ao comportamento egoísta e manhoso.
Beatriz Leitão (7B)