segunda-feira, 28 de novembro de 2016

"Ler, lazer e aprender" / 2015/16 - Balanço

À semelhança do que tem sido feito em anos anteriores, no final das atividades letivas, foi disponibilizado um inquérito a fim de se proceder ao levantamento dos dados referentes à consecução do projeto de leitura "Ler, lazer e aprender", no Agrupamento
Preencheram o inquérito os professores responsáveis pela implementação do projeto nas várias turmas: professora Ana Lúcia Mota, professora Helena Araújo, professor João Ferreira, professora Rosalina Simão Nunes e professora Sandra Barbosa.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

  • Turmas envolvidas


Estiveram envolvidas 17 turmas do 3º ciclo. 










  • Livros lidos
Em 3 turmas foram lidos mais de 80 livros. 
Em 5 turmas foram lidos entre 51 a 80 livros.
Em 6 turmas foram lidos entre 31 a 50 livros.
em 3 turmas foram lidos entre 1 a 30 livros.

  • Tempo usado para a leitura silenciosa
Em 8 turmas foram usadas mais de 20 horas. 
Em 2 turmas foram usadas entre 16 a  20 horas.
Em 7 turmas foram usadas entre 8 a  15 horas.

  •  Disciplinas envolvidas
Estiveram envolvidas na consecução do projeto  13 disciplinas; português, inglês, francês, espanhol, história, geografia, matemática, físico-químicas, ciências naturais, música, educação tecnológica, DPS e educação visual.
  •  Outras atividades
Além da atividade que sustenta o projeto, quinze minutos diários de leitura silenciosa e autónoma, todos os professores assinalaram que foram feitas apresentações das leituras. Dois professores assinalaram terem sido feitos marcadores e passaportes da leitura. Um professor assinalou terem sido feitas cronologias da leitura.



sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Motivação para o estudo do texto poético - texto de opinião

Após a atividade de motivação ao estudo do texto poético estar concluída (8A) e (8B), pediu-se que os alunos refletissem sobre as várias tarefas.
Publicamos alguns dos textos:


Durante as últimas aulas de português, temos trabalhado na atividade “Motivação para o texto poético”.
Esta atividade dividiu-se em dois momentos, num deles vimos uma reportagem sobre o projeto “A poesia não tem grades” e, no outro momento, lemos e explorámos uma entrevista a Manuel António Pina.
Gostei muito de ter conhecido o projeto “A poesia não tem grades” é impressionante a forma como pessoas que estão dentro de grades gostam tanto de escrever e ler poesia!!..
.
Apesar de também ter gostado de explorar a entrevista, não gostei tanto como gostei do vídeo. Acho que não é tão importante ler a entrevista duma pessoa. Na minha opinião, o único aspeto positivo da entrevista foi a forma como o escritor demonstra o seu gosto pela poesia.
Para mim valeu a pena fazer a “Motivação para o texto poético”, porque acho que antes de dar uma matéria deve-se motivar os alunos. A forma com que fico mais motivada é com vídeos e recursos interativos, daí ter gostado mais do vídeo da reportagem.
Catarina Sampaio


Vou dar a minha opinião sobre a Atividade – Motivação para o estudo do texto poético.
Nas aulas de português, vimos um vídeo de um projeto chamado “ A poesia não tem grades”, onde várias pessoas que estão presas falam sobre a poesia. Também lemos uma entrevista feita a Manuel António Pina, e a propósito dessa entrevista, a professora pediu-nos que pensássemos numa palavra de que gostássemos mais e fizéssemos um poema com ela, isto porque António Manuel Pina fala da importâncias das palavras.
No vídeo do projeto “A poesia não tem grades”, os presos falam de como começaram a gostar mais da poesia e leem mais do que se estivessem em liberdade.  Eu acho que este projeto serve mesmo para isso, o que é uma ótima ideia!
Na entrevista, Manuel António Pina partilha algumas ideias como, por exemplo: acha que se escreve mais com palavras do que com ideias, a regra da poesia é não haver regras senão a de cada um, porque cada pessoa interpreta o poema conforme o que sente no momento e que a partir de uma palavra se pode fazer um poema.
Eu acho que a ideia de nós termos de pensar numa palavra de que gostamos e fazer um poema com ela é muito engraçada e faz com que nós tenhamos ideias diferentes e tenhamos de pensar.

Concluindo, acho que esta atividade me motivou um pouco mais e eu gostei, porque aprendi algumas coisas e aproximei-me mais da poesia. De 1 a 10, em que 1 é muito má e 10 é muito boa, avalio a atividade com 9.
Beatriz Leitão


(Em construção...)

Desafios ortográficos | 2016/17 - Resultados

Publicamos os resultados da 4ª semana:


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Desafios ortográficos | 2016/17 - Resultados

Publicamos os resultados da 3ª semana:


Viagens reais ou fictícias

No teste diagnóstico do 8º ano, pedia-se que os alunos contassem uma viagem real ou fictícia. 

Viagem ao cérebro de um macaco 

Numa semana das férias de verão, eu e uma amiga decidimos viajar ao cérebro de um macaco que vimos no Jardim Zoológico, quando éramos mais novas. 
No dia anterior à viagem, preparei uma mochila onde coloquei: uns óculos de visão noturna, pois podia estar escuro, o meu telemóvel para poder tirar algumas fotografias, uma corda que poderia dar jeito, entre outras coisas.
De manhã, quando acordei, fui-me despachar, peguei na minha bicicleta e fui até ao Jardim Zoológico encontrar-me com a minha amiga. Ela já lá estava à minha espera. Pagámos o bilhete, entrámos e fomos diretamente à cela dos macacos. Vimos o tal macaco e enfiámo-nos pela orelha direita. Quando chegámos ao cérebro, vimos muitas gavetas fechadas e várias televisões que mostravam o que o macaco estava a ver e o que ele queria (bananas!!!!). 
Eu e a minha amiga divertimo-nos muito e aprendemos várias coisas divertidas. No fim, saímos pela orelha esquerda, visitámos o Jardim Zoológico e fomos para casa.
Beatriz Leitão (8B)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Desafios ortográficos | 2016/17

Iniciou já a atividade "Desafios ortográficos", desenvolvida no âmbito do Projeto "A Hora das Palavras". Trata-se de uma atividade que tem a sua inspiração no programa matinal da RTP "Bom Português" e que tem sido desenvolvida no Agrupamento desde o ano letivo de 2011/12. 
Para mais informações clicar aqui.
Os alunos responsáveis pela dinamização da atividade são do 7E e 7F.

Publicamos, de seguida, os resultados das duas primeiras semanas.