Mostrar mensagens com a etiqueta 2016/17. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2016/17. Mostrar todas as mensagens

sábado, 4 de março de 2017

Descrever a pintura renascentista - Articulação curricular (8 Ano)| HISTÓRIA - PORTUGUÊS

1.º MOMENTO
ATIVIDADE PREPARATÓRIA

DESCRIÇÃO: Numa aula de português, é apresentada aos alunos a estrutura e objetivos  de um texto descritivo, usando-se o recurso "Texto descritivo - apresentação". Na disciplina e-português (plataforma Moodle), em espaço próprio, é  disponibilizado o material necessário para estudo que deve ser consultado pelos alunos. 
2.º MOMENTO (duas tarefas)
1.ª Tarefa - Na disciplina de história é estudada a arte renascentista, sendo disponibilizado aos alunos o material necessário para conhecer as características desse período. A professora de história indica o quadro que será objeto da descrição.
2.ª Tarefa - Escrever um texto descritivo sobre o quadro de um pintor renascentista. Esta tarefa será desenvolvida numa aula de português. Os alunos deverão levar para a aula o material apoio necessário para escrever uma descrição pormenorizada e completa. O tempo disponibilizado para a tarefa será de 45 minutos.
3.º MOMENTO
A professora de português recolhe os trabalhos e faz uma primeira classificação do texto, quanto à forma. A professora devolve os trabalhos.
4.º MOMENTO
Os alunos passam o trabalho no computador e enviam à professora de história no prazo definido para o efeito.

PRODUTOS FINAIS

 (em construção)


*Atividade de articulação criada pelas professores Ana Crespo (história) e Rosalina Simão Nunes (Português) - Aedlv.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Marcadores do ano 2016/17 (atualização)

Publicamos, hoje mais marcadores. 
Podem, também, clicando em Marcadores  2016/17, ver todos os que já foram feitos neste ano.




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Desafios ortográficos | 2016/17 - Resultados (atualização)



Publicamos os resultados das 8.ª e 9.ª semanas dos Desafios ortográficos.
PARA SABER MAIS SOBRE OS DESAFIOS ORTOGRÁFICOS.


COMENTÁRIO
Pelos resultados destas duas semanas, parece que a regra respeitante às consoantes não pronunciadas estará já assimilada. O mesmo não acontece com a utilização do hífen

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Os primeiros marcadores do ano 2016/17


Uma vez mais, foi proposta às turmas do sétimo ano (E e F) a atividade "Marcadores", no início do 2.º período. É uma atividade que sugerimos no 7º Ano e costuma ter adesão por parte dos alunos. Propõe-se a construção de marcadores de acordo com os livros que vão lendo. Trata-se de uma atividade decorrente do Projeto de leitura "Ler, lazer e aprender". 

Partilhamos os dois primeiros marcadores apresentados:




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Cartaz publicitário | 7Ano (Parte II)

Cont

PUBLICIDADE NÃO COMERCIAL - Promoção de uma atividade que envolvesse a vila da Lourinhã.




Cartaz publicitário | 7Ano (Parte I)

Na sequência do trabalho desenvolvido, no âmbito do estudo do texto publicitário, nas turmas E e F do sétimo, a tarefa final foi a construção de dois cartazes, em trabalho de equipa (dois elementos), comercial - promoção de um produto da Lourinhã, e não comercial - promoção de uma atividade que envolvesse a vila da Lourinhã.
O trabalho inicial de planificação do trabalho foi feito em sala de aula. Depois, os alunos tiveram cerca de duas a três semanas para construir o seu projeto.
Passamos de seguida a publicar alguns dos produtos finais da Publicidade Comercial. Noutro post, publicaremos os cartazes do publicidade não comercial.

PUBLICIDADE COMERCIAL - Promoção de um produto da Lourinhã (já existente ou "inventado".











terça-feira, 31 de janeiro de 2017

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Entrevista biográfica (7ºAno)

A propósito do estudo da entrevista, pediu-se que os alunos (7E e 7F) fizessem uma entrevista biográfica, cruzando assim dois conteúdos: a entrevista e o texto biográfico.
A turma foi dividida em grupos, tendo sido o trabalho desenvolvido em sala de aula. Foram distribuídos breves referências biográficas de autores do 7º Ano. Quanto à estrutura da entrevista, além do trabalho prévia  de compreensão de  uma entrevista, foram ainda visionados recursos disponibilizados na Escola Virtual e consultado o manual.
Publicamos alguns produtos finais:


Entrevista a Florbela Espanca

 A nossa entrevistada de hoje chama-se Florbela Espanca e estamos a entrevistá-la porque tem uma história de vida muito interessante.
Florbela Espanca foi batizada como Flor Bela Lobo, e optou  por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca. Tem uma biblioteca com o seu nome, em Matosinhos.
Érica (E): Com que se preocupa mais, quando escreve?
Florbela (F): O que me preocupa mais é o amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte.
(E): Por que razão se tentou suicidar?
(F): Tentei suicidar-me duas vezes, mas nessas duas falharam, soube num diagnóstico que tinha um edema pulmonar...
(E):  Que vários tipos de textos escreveu?
(F): Escrevi poesia, contos, um diário e epístolas, traduzi vários romances e colaborei ao longo da minha vida em revistas e jornais de diversa índole. 
(E):  Casou-se?
(F): Casei-me em Évora, em 1913 com Alberto de Jesus Silva Moutinho. Voltei a casar-me em junho de 1921 com António Guimarães. Divorciei-me pela segunda vez e voltei a casar-me em 1925 com o médico Mário Pereira Lage.
(E): Sofreu muito pela morte do seu irmão?
(F): Sim, ele morreu num acidente de avião, em 1927, nesse acontecimento, tentei o meu 1-º suicídio.
Florbela fez uma terceira tentativa de suicídio em Matosinhos, no seu dia de aniversário, a 8 de dezembro de 1930. A causa da morte foi sobredose de barbitúricos.
EQUIPA: Érica Cruz

Entrevista Luís Sepúlveda
“O maior sucesso dedicado a um amigo”
    
Luís Sepúlveda, em 1989, publicou o livro O velho que lia romances de amor, dedicado a Chico Mendes, e este livro foi o seu maior sucesso. Nasceu a 4 de Outubro de 1949 e é um romancista, realizador, roteirista, jornalista e ativista político. Estivemos à conversa com ele.
Entrevistador (E): Em que se inspirou ao escrever o livro ”O velho que lia romances de amor”?
Luís Sepúlveda (LS): Inspirei-me num grande amigo meu, Chico Mendes, ele gostava de ler Romances e decidir fazer um para ele.
(E): Se pudesse, escrevia outro livro?
(LS): Gostaria muito de poder escrever outro livro, talvez ainda o faça.
(E): Casar-se interferiu com o seu trabalho?
(LS): Ao início perguntavam-me se ia parar de escrever livros, mas eu não parei, e o meu filho dava-me inspiração para escrever qualquer tipo de livros.
(E): Como foi traduzir um texto para português, no meio de tantos espanhóis?
(LS): Não foi muito complicado, mas dava muito trabalho e perdia–se muito tempo, mas foi uma boa experiência na minha carreira de escritor.
(E):Como foi escrever o seu livro para crianças O gato que ensinou a gaivota a voar?
(LS): Foi engraçado, tive de entrar numa personagem infantil,na personagem de uma criança e pensar como se tivesse cinco a dez anos.
Nesta entrevista, concluímos que nos seus livros este autor fala sobre viagens, contos e histórias, sonhos e esperanças.
EQUIPA: Ana Patrícia Serralha e Rita Pereira


Entrevista a Florbela Espanca

Florbela d’Alma da Conceição Espanca, nascida a 8 de Dezembro 1830 em Vila Viçosa. Faleceu em 1930 no dia do seu aniversário. É uma poetisa portuguesa, e tem uma biblioteca em seu nome. Frequentou a escola primária em Vila Viçosa.
Entrevistadoras (E) -Onde estudou a quantos anos requentou a escola?
Florbela (F) -Frequentei a escola primária durante um ano e mais tarde ingressei no Liceu Masculino André de Gouveia em Évora, onde permaneci até 1912 e entrei na Faculdade de Direito.
(E) - Depois do secundário qual foi o primeiro livro que lançou?
(F) - A primeira obra que lancei foi o “Livro de Mágoas” em 1919.
(E) - Como correram os seus relacionamentos?
(F) - Casei-me em 1913, pela primeira vez, com Alberto de Jesus Silva Moutinho em Évora.
(E) - Porque tentou o suicídio?
(F) - Tentei o suicídio porque me foi diagnosticado um edema pulmonar, não resisti e a causa da morte foi sobredose de barbitúricos.
(E) - Quando foi que lançou o seu primeiro filme?
(F) - Lancei o meu primeiro filme em 2012 com o nome “Perdidamente Florbela” com Dália Carmo, Ivo Canelas e Albano Jerónimo.
Depois desta entrevista, ficamos a saber que Florbela Espanca era uma mulher lutadora e tumultuosa, e para a sua época teve muitos estudos.
EQUIPA: Inês Arsénio, Margarida Andrade e Carolina Mateus

Em construção...



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

"Barca bela" de Almeida Garrett - leitura coral

Seguindo uma atividade de leitura coral sugerida pela manual - Diálogos 8, Porto Editora, apresentamos o resultado final. De registar que antes da versão final, gravada e agora publicada, foram feitos vários "ensaios".
Foi uma atividade bem participada e entusiasmante! 

Leitura coral de "Barca bela" de Almeida Garrett pelo 8A .
Leitura coral de "Barca bela" de Almeida Garrett pelo 8B.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Escrever poemas...

Na atividade inicial de motivação ao estudo do texto poético, no 8º ano (8A e 8B), a propósito da entrevista a Manuel António Pina, "O Refúgio da  poesia" (proposta de leitura no manual adotado, Diálogos | 8, da Porto Editora, página 27), e porque na conversa, o entrevistado afirma, a certa altura, que "parte para um poema de uma palavra isolada" e também fala dos afetos pelas palavras, noutro momento, propusemos aos alunos que, primeiro, escolhessem uma / a palavra preferida. Depois, numa segunda etapa, fizessem um poema a partir dessa palavra.

Vamos, neste post, publicar alguns desses poemas: 

Imprensa

Imprensa ?
É uma palavra estranha,
Agora pensa
Numa montanha

Tiraste-lhe uma foto,
E queres imprimir,
Graças à impressora...
A imprensa pode existir !
                  Camila Canôa

 A amizade

A amizade é maravilhosa!
Maravilhosos são os amigos verdadeiros.
A amizade não tem limite!
Não tem fim o amor pelos nossos amigos.
Tenha pele escura ou clara, será bom amigo
Porque a amizade não é racista.
Os verdadeiros amigos ficam até à morte.
As pessoas que gozam não são amigas.
A amizade é maravilhosa.
                        Anita Ferreira 


Poema- O mar

Uma palavra, uma emoção

O mar entra pelo coração!


Uma onda vai, uma onda vem

Pensamento e sentimento também.


Boas lembranças me traz,

Acredito que sou capaz…


Com as ondas a cantar

Fico a olhar para o mar…
                      Catarina Sampaio

    
Caminho
    
    Por um caminho
    Vamos passear
    Muito devagarinho
    Até acabar

    Nesse caminho
    Vamos explorar
    Sempre de beicinho
    Por cima do colar

    É mesmo baixinho
    Este meu caminho
    Que nunca mais acaba
    Como um azevinho
                     Beatriz Leitão

À maneira de Camões... - I

A propósito do estudo do poema "Amor é fogo que arde sem se ver", de Camões, pediu-se aos alunos que cada um escrevesse uma frase onde definisse 'amor'. Publicamos, para já, o resultado da atividade, no 8A. Mais tarde, publicaremos o produto final respeitante ao 8B.
(Clicar nos recursos que a seguir se publicam para ver melhor.)





sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Motivação para o estudo do texto poético - texto de opinião

Após a atividade de motivação ao estudo do texto poético estar concluída (8A) e (8B), pediu-se que os alunos refletissem sobre as várias tarefas.
Publicamos alguns dos textos:


Durante as últimas aulas de português, temos trabalhado na atividade “Motivação para o texto poético”.
Esta atividade dividiu-se em dois momentos, num deles vimos uma reportagem sobre o projeto “A poesia não tem grades” e, no outro momento, lemos e explorámos uma entrevista a Manuel António Pina.
Gostei muito de ter conhecido o projeto “A poesia não tem grades” é impressionante a forma como pessoas que estão dentro de grades gostam tanto de escrever e ler poesia!!..
.
Apesar de também ter gostado de explorar a entrevista, não gostei tanto como gostei do vídeo. Acho que não é tão importante ler a entrevista duma pessoa. Na minha opinião, o único aspeto positivo da entrevista foi a forma como o escritor demonstra o seu gosto pela poesia.
Para mim valeu a pena fazer a “Motivação para o texto poético”, porque acho que antes de dar uma matéria deve-se motivar os alunos. A forma com que fico mais motivada é com vídeos e recursos interativos, daí ter gostado mais do vídeo da reportagem.
Catarina Sampaio


Vou dar a minha opinião sobre a Atividade – Motivação para o estudo do texto poético.
Nas aulas de português, vimos um vídeo de um projeto chamado “ A poesia não tem grades”, onde várias pessoas que estão presas falam sobre a poesia. Também lemos uma entrevista feita a Manuel António Pina, e a propósito dessa entrevista, a professora pediu-nos que pensássemos numa palavra de que gostássemos mais e fizéssemos um poema com ela, isto porque António Manuel Pina fala da importâncias das palavras.
No vídeo do projeto “A poesia não tem grades”, os presos falam de como começaram a gostar mais da poesia e leem mais do que se estivessem em liberdade.  Eu acho que este projeto serve mesmo para isso, o que é uma ótima ideia!
Na entrevista, Manuel António Pina partilha algumas ideias como, por exemplo: acha que se escreve mais com palavras do que com ideias, a regra da poesia é não haver regras senão a de cada um, porque cada pessoa interpreta o poema conforme o que sente no momento e que a partir de uma palavra se pode fazer um poema.
Eu acho que a ideia de nós termos de pensar numa palavra de que gostamos e fazer um poema com ela é muito engraçada e faz com que nós tenhamos ideias diferentes e tenhamos de pensar.

Concluindo, acho que esta atividade me motivou um pouco mais e eu gostei, porque aprendi algumas coisas e aproximei-me mais da poesia. De 1 a 10, em que 1 é muito má e 10 é muito boa, avalio a atividade com 9.
Beatriz Leitão


(Em construção...)

Desafios ortográficos | 2016/17 - Resultados

Publicamos os resultados da 4ª semana:


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Desafios ortográficos | 2016/17 - Resultados

Publicamos os resultados da 3ª semana:


Viagens reais ou fictícias

No teste diagnóstico do 8º ano, pedia-se que os alunos contassem uma viagem real ou fictícia. 

Viagem ao cérebro de um macaco 

Numa semana das férias de verão, eu e uma amiga decidimos viajar ao cérebro de um macaco que vimos no Jardim Zoológico, quando éramos mais novas. 
No dia anterior à viagem, preparei uma mochila onde coloquei: uns óculos de visão noturna, pois podia estar escuro, o meu telemóvel para poder tirar algumas fotografias, uma corda que poderia dar jeito, entre outras coisas.
De manhã, quando acordei, fui-me despachar, peguei na minha bicicleta e fui até ao Jardim Zoológico encontrar-me com a minha amiga. Ela já lá estava à minha espera. Pagámos o bilhete, entrámos e fomos diretamente à cela dos macacos. Vimos o tal macaco e enfiámo-nos pela orelha direita. Quando chegámos ao cérebro, vimos muitas gavetas fechadas e várias televisões que mostravam o que o macaco estava a ver e o que ele queria (bananas!!!!). 
Eu e a minha amiga divertimo-nos muito e aprendemos várias coisas divertidas. No fim, saímos pela orelha esquerda, visitámos o Jardim Zoológico e fomos para casa.
Beatriz Leitão (8B)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Desafios ortográficos | 2016/17

Iniciou já a atividade "Desafios ortográficos", desenvolvida no âmbito do Projeto "A Hora das Palavras". Trata-se de uma atividade que tem a sua inspiração no programa matinal da RTP "Bom Português" e que tem sido desenvolvida no Agrupamento desde o ano letivo de 2011/12. 
Para mais informações clicar aqui.
Os alunos responsáveis pela dinamização da atividade são do 7E e 7F.

Publicamos, de seguida, os resultados das duas primeiras semanas.