Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jogos Florais da Lourinhã - um desafio

Sugere-se que os alunos participem nos Jogos Florais da Lourinhã, promovidos pelo T'amal - Teatro da Associação Musical e Artística Lourinhanense

Acedam aqui ao regulamento, destacando para já  ,neste post, as regras de participação:



3 - REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

3.1 – Cada trabalho, apresentado a concurso, deverá ser enviado/entregue em envelope fechado, contendo dentro:

a) Cinco (5) exemplares, cada um deles contendo uma folha de rosto onde é mencionada a modalidade a concurso e o pseudónimo do autor;

b) Envelope fechado, contendo no rosto o pseudónimo do concorrente e no interior, os dados pessoais do autor (nome completo, data de nascimento, morada e telefone).

3.2 – Os trabalhos a concurso deverão ser entregues pessoalmente ou enviados por correio até ao dia 28 de Março de 2013 (data dos CTT), para a seguinte morada:

Jogos Florais da Lourinhã

T’AMAL - Teatro da Associação Musical e

Artística Lourinhanense

Praça José Máximo da Costa - nº 5

2530-850 Lourinhã

Leiam aqui um pouco sobre a história dos jogos florais.




quinta-feira, 28 de junho de 2012

DiNotícias, junho/2012

Na 3ª edição do DiNotícias (2011/12), foram publicados alguns trabalhos / textos decorrentes de atividades desenvolvidas no âmbito das aulas de português. 
Assim, na pág. 2 foi publicado o artigo da autoria de João Carlos Ferreira, encarregado de educação da aluna Leonor Ferreira (8ºA) a propósito da sua participação na atividade "Convidámos... à conversa com", no âmbito do projeto de leitura "Ler, lazer e aprender". 

Logo na página seguinte, na rubrica "Acontece", foi publicada uma reportagem da autoria de Carolina Bonifácio do 7ºB e que reproduzimos de seguida, sobre dois momentos de aprendizagem que envolver o teatro:


Aprender com o teatro

Numa conversa com Sara Félix, ex-aluna da escola EB Dr. João das REgras, neste momento a frequentar o 11º na Escola Secundária da Lourinhã, ocorreu a ideia de criar dois sketchs, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa:  um dirigido ao 7º e o outro ao 8º Ano. A Sara aceitou o desafio e com a Andreia Nunes (colega e amiga da Sara) elaboraram dois guiões com o propósito de os virem a interpretar mais tarde.
O sketch do 8º ano foi sobre distinguir o texto dramático do teatro, aconteceu no dia 2 de maio na Biblioteca. O público era comporto pelos alunos do 8ºA e 8ºB. O sketch tinha duas personagens: a Jaquina (interpretada pela Sara) e a Rufina (interpretada pela Andreia). A Rufina era a atriz principal de uma companhia de teatro e foi-lhe pedido que decorasse um texto dramático mas ela nem sabia o que era isso, então, a Jaquina, ao longo do sketch, explica-lhe os vários “constituintes” do texto dramático. Correu muito bem, os alunos gostaram muito da explicação das colegas, ficaram com as dúvidas esclarecidas e de certo modo com a boca cansada de tanto rir, pois, elas tornaram a sua atuação muito divertida.
Já o sketch do 7º ano foi sobre a História do teatro. Previsto inicialmente para ser também realizado na Biblioteca, acabou por ter lugar na sala 6,  no dia 16 de maio. Os alunos (Turmas A e B do 7ºAno) tinham de elaborar um trabalho, na disciplina de Língua Portuguesa) sobre a História do teatro, então, foi uma boa altura para se inspirarem no trabalho das colegas. O sketch tinha, novamente, duas personagens: a Rufina (interpretada pela Andreia) e o Teatro (interpretado pela Sara). Ao longo do sketch, o Teatro contava a sua história e a Rufina fazia comentários divertidos, mas que muitas vezes acabavam por aborrecer o Teatro.
De uma forma geral, os alunos mostraram-se tímidos e menos participativos do que os do 8º ano, mas gostaram, porque novamente a Andreia e a Sara tornaram o texto divertido. Para a maioria dos alunos esta atividade foi uma experiência enriquecedora, divertida, interessante e feita com muito profissionalismo! 
A irmã da Andreia, Fátima Nunes, esteve presente durante as duas apresentações a filmar e a dar apoio às atrizes.

Seguramente, podemos afirmar que a maioria dos alunos gostou e quer repetir a experiência. Esperemos que a Sara e Andreia estejam novamente disponíveis.

Carolina Bonifácio, 7ºB  


Foi também publicada uma breve notícia (pág. 4) referente à Menção Honrosa obtida pela aluno Inês Cordeiro do 8ºB a propósito da sua participação
no Concurso "uma Aventura Literária 2012".

Mais à frente, já na página 16, também na rubrica "Acontece", podemos ler a reportagem da Leonor Ferreira do 8ºA a propósito da 1ª Tertúlia sobre a leitura que teve lugar na Biblioteca da EB Dr. João das Regras. 

Logo a seguir, na página 17, foi publicado o texto de opinião da Damiana Mateus sobre as diferenças entre "ir" e "estar" na escola. Publicamos de seguida:

As grandes diferenças entre “ir” e “estar” na escola
   
Quando, às vezes, digo a alguém que gosto da escola perguntam-me sempre: “Como é que tu gostas da escola?´!”. Eu gosto de estar na escola com os meus amigos, na conversa, na descontração e, muitas vezes, na brincadeira, mas há uma grande diferença entre estar na escola e ir à escola. Porque há muita gente que vai à escola só para ir às aulas e isso não tem graça nenhuma. Na minha opinião, a escola é um sítio para aprender, para ir às aulas, no entanto, a escola não é só isso, a escola tem de ter animação, tem de se tornar um espaço agradável para estar porque, afinal, é como se fosse a nossa segunda casa, nós passamos muito tempo na escola e é muito melhor passar todo esse tempo num sitio que gostamos do que num sitio que não gostamos.


Infelizmente, são poucos os alunos que pensam assim.

Depois há aqueles alunos que só andam na escola porque são obrigados e acabam muitas vezes por prejudicar os outros com atitudes menos boas.

O meu conselho é que, em primeiro lugar, temos que nos mentalizar que cá estamos para aprender e que somos o futuro do país e depois distinguir os locais e as atitudes que se podem ter, porque podemo-nos divertir muito na escola, mas dentro das salas de aulas é para trabalhar.


                                                             Damiana Mateus 8ºA 













quinta-feira, 31 de maio de 2012

A melhor Carta 2012

De novo a propósito destes dois desafios,vimos divulgar os dois trabalhos que foram enviados, isto porque já estão disponíveis no site da ANACOM os resultados.


Participaram neste concurso dois alunos do grupo de alunos com os quais trabalhamos neste ano letivo: a Carlota Pina do 7º A e António Carvalho do 8ºA. Publicamos, de seguida, as cartas.

Carlota Pina (7ºA)
António Carvalho (8ºA)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entretanto, uma aventura...

Entretanto, no dia 23 de maio, recebemos um envelope da Caminho. Neste, havia um certificado, um livro e uma carta. Na carta lemos que a Inês Cordeiro do 8ºB fora distinguida com uma Menção Honrosa no concurso «Uma Aventura Literária...2012».

Além do certificado, foi ainda enviado à Inês um dos livros da coleção "Uma aventura..."


Parabéns à Inês!

Publicamos, em baixo, o texto criado pela Inês Cordeiro (8ºB)

Os restantes textos que foram enviados para concurso estão publicados no post anterior.






Inês Cordeiro (8ºB)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Uma aventura literária / 2012

Em janeiro, fizemos estes dois desafios. Pois bem, sobre as histórias da aventura, já sabemos quem ganhou e os prémios já foram entregues. 

No dia 15 de3 maio, recebemos da editora promotora do concurso um mail que nos informava dos números de alunos envolvidos; nos dava os parabéns por termos participado e nos enviava o link onde se poderia fazer o download dos certificados de participação. Aqui fica a informação e esperamos que, em nome de uma vida mais saudável e verde, os certificados continuem apenas disponíveis online.

Entre hoje e amanhã, iremos aqui publicar os textos dos alunos que participaram.

Valentyna Myronets (8ºA)
Hugo Sena (8ºB)
Micaela Dias (8ºB)
Margarida Pinheiro (8ºB)

Open publication - Free publishing - More aventura

Mariana Nunes (8ºB)

terça-feira, 17 de abril de 2012

1.ª Edição do Concurso de Palavras Cruzadas (DiNotícias)

Começou no ano letivo de 2011/12 o Concurso de Palavras Cruzadas, atividade desenvolvida no âmbito do projeto A Hora das Palavras e em pareceria com o jornal escolar do Agrupamento (Aedlv).
Os objetivos do Concurso são: 
  • Estimular a atividade mental;
  • Desenvolver a competência da leitura;
  •  Promover a leitura do jornal do Agrupamento;
  •  Desenvolver o espírito de equipa e interajuda.
Podem participar todos os alunos do 3º Ciclo que frequentem as escolas do Agrupamento e sejam inscritos pelos professores de português. Podem participar equipas de três a quatro elementos, sendo a motivação feita nas aulas de português, através da divulgação do Cartaz e Regulamento do Concurso bem como a resolução, para treino, das Palavras Cruzadas da Edição anterior do DiNotícias.
A prova realiza-se num momento único, durante o 3º Período, nas duas primeiras semanas.  As equipas terão 45 min. para realizar a prova, sendo possível usar 15 minutos de tolerância. Cada equipa deve ter consigo, pelo menos, dois exemplares da 1ª Edição do DiNotícias.
Das provas constará um conjunto de Palavras Cruzadas feitas com base na 1ª Edição do Jornal do Agrupamento, DiNotícias. Constam também do exercício perguntas de caráter interpretativo e cultura geral. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Desafios de escrita

Antes de "arrancarmos" com as oficinas de escrita, nas turmas do 8º Ano (A e B) e para fazer uma pausa (necessária) das três propostas de escrita semanais, propõem-se dois desafios:
Prazos 
Uma Aventura Literária...2012 -  15 de Fevereiro
A melhor carta 2012 - 24 de Fevereiro

NOTA: Se necessitaram de apoio para envio, o assunto será tratado a 8 de Fevereiro (8ºA) e 10 de Fevereiro (8ºB e 7ºA)