Mostrar mensagens com a etiqueta Ler lazer e Aprender. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ler lazer e Aprender. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Orientação para a elaboração da Cronologia da leitura ("Ler, lazer e aprender") / 3º Período

Aqui deixamos os tópicos que devem orientar a construção da Vossa cronologia da leitura para a apresentação, no âmbito do projeto "Ler, lazer e aprender".



terça-feira, 2 de abril de 2013

"Ler, lazer e aprender" / 2º Período (2012/13) - Ponto da situação*

Tempo de leitura autónoma e silenciosa   (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)

8ºB - 4:30 min.;
9ºC - 6:15 min.;
9ºD - 5:00 horas.

Professores e turmas envolvidos*

8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.


Passaportes de leitura

Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim. 
Foram atualizados:

8ºB - 9 passaportes;
9ºC - 12 passaportes;
9ºD - 12 passaportes.

Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 2º período:

Maria Carolina Matos, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Tempo para apresentação de leituras 


Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes da primeira semana onde as apresentações ocorrem. Portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação.  Em média, por turma, são usadas, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. Sugeriu-se, também, que os alunos possam apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.

Slides das apresentações


Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como elementos essenciais, as seguintes informações:

- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.


 
Para visionar podem também clicar aqui

A Mariana Nunes construiu um filme de promoção do livro que apresentou:

 



*Refira-se que, neste post,  apenas se faz referência às turmas em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

"Ler, lazer e aprender" / 1º Período (2012/13) - Ponto da situação


Tempo de leitura autónoma e silenciosa   (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)

8ºB - 3:45 min.;
9ºC - 5 horas;
9ºD - 4 horas.

Professores e turmas envolvidos*

8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.


*Refira-se que, neste post,  apenas se faz referência às turmas e professores em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.

Passaportes de leitura


Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.


Tempo para apresentação de leituras 


Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes da primeira semana onde as apresentações ocorrem. Portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação.  Em média, por turma, são usadas, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. Sugeriu-se, também, que os alunos possam apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.


Slides das apresentações


Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como essenciais as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.




NOTA: Atualização do post com a publicação dos slides de apresentação e passaportes da leitura no dia 24 de fevereiro de 2013.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

“NÃO SE PODE VIVER SEM LIVROS”

A propósito da atividade “Convidámos… À conversa com.”, desenvolvida no âmbito do projeto “Ler, Lazer e aprender”, desta vez sugerimos a leitura do testemunho de um dos encarregados de educação, João Carlos Ferreira, que, no dia 19 de abril, numa aula de Língua Portuguesa falou com os alunos do 8ºA sobre da sua relação com os livros e a leitura ( artigo publicado no n.º 3 do Dinotícias (junho / 2012).


O que faz um profissional de saúde atravessar o portão da escola e dirigir-se a uma aula, de forma livre e consciente, e ademais sabendo que o aguarda uma sala repleta de jovens, irrequietos e exigentes alunos?
Esta questão, que coloquei a mim próprio diversas vezes e com maior assiduidade à medida que se aproximava a hora da verdade, ficou muitas vezes sem resposta, embora no íntimo a soubesse desde sempre: a paixão pelos livros! 
E embora estejam os poetas cansados de me avisar que a paixão pode levar à felicidade mas também a actos tresloucados que a toldada razão não consegue refrear, não resisti ao estimulante desafio. Assim, e especificando melhor, no âmbito do programa “Ler, lazer e aprender” da Prof.ª Rosalina Nunes, fui convidado para falar sobre livros aos alunos do 8º ano (Turma A) da Escola Dr. João das Regras.
E assim começou esta aventura…
Se a resposta ao desafio foi imediata, afinal nenhum outro assunto alheio à minha área profissional me levaria a apresentar uma exposição do género, as dificuldades começaram no instante seguinte. Falar sobre que livros? Falar sobre escritores? Ou apenas sobre leitura? A única certeza era a de que não se pretenderia qualquer programa de sugestão de leituras ou de determinadas obras.

Alguns dias a matutar, meio desconsolado pela indecisão, e a resposta estava ali mesmo, era óbvia: tinha que falar de mim, do modo como os livros nunca me abandonaram na conturbada fase da adolescência, como me ajudaram na passagem insegura para a vida adulta, no efeito que tiveram na construção da minha personalidade, e como me ajudaram a entender e a encarar o mundo e os outros, mas acima de tudo como ajudaram a entender-me a mim próprio, e de uma forma tão arrebatadora que nunca mais me separei deles! Afinal, se falasse de mim, falava de livros, dos meus livros, e de como, sem eles, nem eu hoje seria o mesmo, nem a vida seria assim, nem o mundo seria igual…
Tudo seria pior…
E eu seria menos feliz…

Bom, nesta fase já tinha uma ideia, mas pensei “ estás a levantar muitas expectativas, estás febril e entusiasmado, mas sabes bem que é impossível atingir esses objetivos numa simples conversa, porque é disso que se trata, de uma simples conversa!” “E com jovens de 14 anos, não te esqueças”, alguém me lembrou.”

Entretanto, o tempo escoava e tinha de me decidir, portanto, mãos à obra, falemos então de livros, ou antes, de mim e dos livros, correndo o risco de não conseguir passar toda a mensagem mas confortava-me a ideia que assimilei com a leitura: vale sempre a pena, porque se resta sempre algo por dizer ou demonstrar também se ganha sempre muita coisa… Afinal, à semelhança dos livros, em que nenhum é tão mau assim que não possa ser útil sob algum aspecto, (como dizia Plínio), também da palestra mais desastrada será certamente possível retirar algo de positivo, ou não?

Voltando às dificuldades, comecemos pelo título… Algumas ideias, nenhuma sobreviveu mais de duas horas, fosse devido à extensão, (“Eu, os meus livros, os outros e o mundo”), ou por levantar muitas expectativas (“As minhas aventuras com os livros”) ou até por parecer presunçoso demais (“Nós somos os livros que lemos”).  Até que, fatalmente, seria com a ajuda de um dos meus livros teria a ideia “perfeita”; rodopiava observando os meus livros, tranquilos nas suas estantes, quando um deles me captou o olhar. Comunicamos mentalmente um pouco, ele relembrou-me o seu autor, as suas desventuras e a beleza das suas palavras, fez-me viajar no tempo e sentir novamente a magia da sua leitura, e definitivamente pensei que se a leitura é paixão, porque não transformar “non se puede vivir sin amar”, a máxima de vida de Malcolm Lowry e do seu cônsul inglês no México, no título desta singela dissertação?
                      
Assim ficou.
João Carlos Ferreira
2012

(Este texto, para quem estranhar, foi escrito em português ancestral, porque sou convictamente objector de consciência em relação a acordos ortográficos)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"Ler, lazer e aprender" / 3º Período (2011/12) - Ponto da situação

Neste post faremos o balanço do 3º período do projeto "Ler, lazer e aprender", das turmas A e B do 7º Ano e A e B do 8º Ano. 

Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)

7ºA - 5 horas;
7ºB - 4 horas e 10 min.;
8ºA - 4 horas e 30 min.;
8ºB - 6 horas e quinze minutos.


Professores e turmas envolvidos* 


7ºA - 5 professores; 
7ºB - 4 professores;
8ºA - 4 professores;
8ºB - 6 professores.




Apresentação de leituras 

Nas turmas do 7º ano (turmas A e B), os alunos voltaram a fazer a apresentação de um dos livros que leram durante o período, acompanhando a sua apresentação com um slide respeitante ao livro.


Nas turmas do 8º ano (turmas A e B) propôs-se a elaboração de uma cronologia da leitura com as seguintes orientações. Para a apresentação deste trabalho os alunos teriam 3 minutos. 



Cronologias da leitura


Passaportes da leitura


Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim. 
Apresentamos de seguida alguns exemplos:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Marcadores da(s) semana(s) (de 07 a 25 de maio)


Nestas três semanas, apresentaram marcadores:

  • do 7ºB, a Carolina Bonifácio, Lara Kwai e Soraia Santos;
  • do 7ºA, a Carlota Pina e o Diogo Alves
  • do 8ºB, Inês Cordeiro e Sílvia Alves.



Para ver a exposição completa, respeitante ao terceiro período (2011/12), ver aqui.





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Marcadores da semana (de 23 de abril a 04 de maio)


Nestas duas semanas, apresentaram marcadores:

  • do 7ºB, a Beatriz Malaquias, Carolina Bonifácio e Soraia Santos;
  • do 8ºB, a Mariana Nunes.


Para ver a exposição completa, respeitante ao terceiro período (2011/12), ver aqui. 





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Marcadores da semana (de 16 a 20 de abril)


Nesta semana, apresentaram marcadores:

  • do 8ºB, a Mariana Nunes.



Para ver a exposição completa, respeitante ao terceiro período (2011/12), ver aqui. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Convidámos..., no Projeto "Ler, lazer e aprender" - Reportagem

Na 2ª Edição do DiNotícias, o jornal do nosso Agrupamento, foi publicada a reportagem do Pedro Quintans (7ºA), a propósito de "Convidámos... À conversa com", atividade desenvolvida no âmbito do projeto de leitura "Ler, lazer e aprender". Publicamos aqui o texto na íntegra. Na foto ao lado, podem ver o aspeto do artigo, no jornal, na página 13, secção Acontece.





Mais uma das atividades do projeto “Ler, Lazer e Aprender já está em vigor: “Convidámos… À conversa com.” O objetivo é levar à sala de aula pessoas da comunidade educativa para partilharem a sua experiência com a leitura.

No dia 7 de fevereiro a actividade arrancou com a presença, na nossa sala de aula (7ºA) da professora Ana Isabel Alves, a nossa professora de Inglês. Contou-nos como tinha começado a adquirir o gosto pela leitura.

No dia 14 de Fevereiro, tivemos outro convidado: Joaquim Silva, pai da Filipa e da Joana Silva e que nos veio  falar sobre os “livros da sua vida”.

Começou por referir que, no dia anterior, as suas filhas lhe tinham pedido:  “Pai não nos envergonhes!” Soltaram-se gargalhadas e desde aí criou-se um ambiente mais apelativo.

Joaquim Silva começou a ler livros de Banda Desenhada do Mickey, Tio Patinhas e Pato Donald pelas das carrinhas ambulantes da Gulbenkian que circulavam de tempos a tempos pelas aldeias: “Era um dia muito aguardado quando a carrinha chegava à aldeia.” – testemunhou Acrescenta que gosta de ler, mas que não lhe agradam muito os livros de romance. A sua preferência é sobre livros técnicos e biografias. Depois ficámos a saber que, quando acabou de estudar, perdeu um pouco o hábito da leitura, e que lia apenas meros folhetos e jornais. Disse-nos, ainda que, neste momento, está a ler a biografia de Fidel Castro.

Deu-nos vários conselhos, entre os quais que o importante é ler, seja o que for, “porque quanto maior for o alargamento dos horizontes da leitura mais rico fica o nosso conhecimento”. Depois, houve uma parte em que pudemos fazer algumas perguntas e ficámos a saber, por exemplo, que a carrinha com os livros só passava de três em três semanas e que não havia o hábito de trocar de livros, uma vez que cada um tinha de ser responsável pelo seu próprio livro. Uma das últimas perguntas era sobre o livro mais marcante. Ficámos a saber que, até hoje, o livro que mais o marcou foi: Manual do Comportamento Humano.

No dia 17 de fevereiro, recebemos mais um convidado. Chama-se Pedro Lino, anda na Universidade do Algarve e poderá dizer-se que já é experiente neste mundo da escrita e da leitura, uma vez que já escreveu e publicou um livro, em 2010 : A Vida é uma boia. É primo do nosso colega Francisco Marques.
Fez questão de começar a explicar o significado do título do seu livro, apelando à nossa participação e, pela maneira de falar e de se expressar, nota-se que está muito à vontade e que é muito culto.

É de relatar que tanto o Sr. Joaquim Silva como o Pedro Lino têm livros de referência na infância: As Gémeas, Anita, Tio Patinhas, A Turma da Mónica e Os Cinco.

O Pedro falou-nos de alguns dos seus escritores preferidos. Por exemplo, José Saramago, Nobel da Literatura, 1998. Segundo o Pedro, “As pessoas, às vezes, dizem que não gostam de Saramago, porque não tem pontuação mas tem! Só que José Saramago tem uma forma muito especial de pontuar. Apenas utiliza a vírgula e o ponto final. Acrescentou, ainda, que José Saramago tinha também um grande sentido de humor apesar das pessoas o verem como uma pessoa muito séria.
Aconselhou-nos a dar uma “olhadela” no escritor Rui Zink e no seu livro Aníbal leitor, que trata de um rapaz que não gostava de ler, mas que aprendeu a gostar. Deixou-nos este conselho:
“Não se sintam obrigados a ler mas entrem numa biblioteca e encontrem os seus escritores favoritos, vão à procura!”
E, de novo, na parte final, pudemos fazer algumas perguntas.

Um colega perguntou ao nosso convidado se tinha em mente escrever mais livros. O Pedro respondeu da seguinte forma: -“Um livro é como um filho faz-se e pergunta-se quando vem o outro!” Outra pergunta que foi feita prendia-se com o livro que já tinha escrito e procurámos saber como tinha surgido a ideia de escrever um livro. Ficámos a saber que os amigos tinham tido um papel muito importante,  nesse processo, já que tinham sido eles que o tinham incentivado.  Até porque “No início comecei a fazê-lo por brincadeira, mas depois…”

O livro preferido de Pedro Lino é As intermitências da Morte, de José Saramago, pois esse livro dá-nos outra visão do que é a morte. Segundo as suas próprias palavras: “Morrer é bom, já pensaste o que é ficares sempre vivo, com doenças, velho!?” À pergunta se já tinha lido o mesmo livro duas vezes, disse-nos: -“Sim, como é óbvio, quando lemos um livro que é bom temos sempre vontade de lê-lo outra vez!” Terminámos este encontro, querendo saber se o Pedro já tinha pensado em ser escritor para a vida toda. Disse-nos que aquela era uma boa pergunta. E que, claro, “gostava de ser escritor, mas é muito difícil aqui, em Portugal, pois temos escritores muito bons! Se fosse era um excelente sinal, mas apenas vejo a escrita como um hobby.”

Para já esta atividade está a ser muito interessante, uma vez que ficamos a saber como é que os outros lidam com a leitura, de que forma começaram a ler e quais os seus interesses.

Pedro Quintans, 7ºA

Marcadores da semana (de 09 a 13 de maio)


Nesta semana, apresentaram marcadores:

  • do 7ºB, a Carolina Bonifácio e a Vera Lucas.




Para ver a exposição completa, respeitante ao terceiro período (2011/12), ver aqui.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

"Ler, lazer e aprender" / 2º Período (2011/12) - Ponto da situação

Cá estamos, novamente, a fazer o balanço de outro período com o projeto "Ler, lazer e aprender". Desta vez, damos a conhecer parte das informações que constam das referências que ficam em cada uma das atas e que funcionam como relatórios parciais do projeto.

Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)

7ºA - 8 horas;
7ºB - 5 horas e 15 min.;
8ºA - 7 horas;
8ºB - 9 horas e quarenta e cinco minutos.


Professores e turmas envolvidos*
7ºA - 7 professores;
7ºB - 4 professores;
8ºA - 5 professores;
8ºB - 11 professores.


*Refira-se que, neste post,  apenas se faz apenas às turmas e professores em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado praticamente em todas as turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.

Tempo para apresentação de leituras 

Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes, portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação.  Em média, por turma, foram usadas, durante o 2º Período, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. No 8º Ano, sugeriu-se que pudessem também apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.

Passaportes de leitura

Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.

Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 2º período:
7ºA 

7ºB
8ºB
Afonso Marques
Ana Silva
Fátima Joaquim
Inês Cordeiro
Madalena Castro
Margarida Pinheiro
Nadine Santos
Sílvia Alves
Vanessa Brito
Soraia Costa

Slides das apresentações

Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentam. A criatividade e originalidade são valorizadas. 



Filmes de promoção dos livros lidos

Durante as apresentações das leituras que fizeram, alguns alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, outros construíram um filme de promoção do livro que apresentavam.
Vejamos alguns exemplos:

Afonso Marques, 8ºB 

Hugo Sena, 8ºB

Madalena Castro, 8ºB

  Margarida Almeida, 8ºB

Inês Cordeiro, 8ºB



Micaela Dias, 8ºB




Marcadores

Propôs-se aos alunos que, para cada livro que lessem, fizessem um marcador, usando, de preferência, materiais recicláveis. A atividade era facultativa, ainda assim, foram muitos os alunos que participaram. Semanalmente formos publicando, neste espaço, os marcadores. Juntamos a este relatório / ponta da situação, também, este aspeto.















Clicar aqui para ver a exposição virtual com os marcadores todos.


"Convidámos... À conversa com"

O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" tem-se mantido fiel à sua estrutura essencial que é, na prática, a possibilidade dos alunos desenvolverem a competência da leitura de forma autónoma, todos os dias, numa sala de aula. Ainda assim, a par dessa estrutura inicial, é possível, no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, sugerir variadíssimas atividades que promovam e desenvolvem a literacia.

No 2º Período, considerámos estarem reunidas as condições para propormos aos alunos outras atividades, além das apresentações de leitura, elaboração de slides de identificação e vídeos de promoção. Uma vez que passamos a ter mais 45 minutos semanais, havia espaço para promover outro tipo de atividades. Sugerimos, então, aos alunos que fizessem marcadores, cujo produto final pudemos ver o item anterior, e estimulamos a partilha das leituras em conversas informais. A partir desses momentos estava criada a oportunidade de convidar pessoas que da comunidade escolar viessem à sala de aula falar das suas experiências sobre as leituras.

Desses encontros daremos conta noutros espaços. Aqui ficam os links que remetem para esses sítios:



Em construção...

sábado, 24 de março de 2012

Marcadores da semana (de 19 a 23 de março)


Nesta semana, apresentaram marcadores:

  • do 7ºB, a Beatriz Ferreira e a Lara Kwai;
  • do 7ºA, o Francisco Marques e o Francisco Pignatelli.


Para ver a exposição completa, respeitante ao segundo período (2011/12), ver aqui.  

sábado, 17 de março de 2012

Marcadores da semana (de 12 a 16 de março)


Nesta semana, apresentaram marcadores:

  • do 8ºB, a Inês Cordeiro, ;
  • do 7ºA, a Alexandra Sousa e o Diogo Alves.
  • do 8ºA, a Mafalda Francisco.


Para ver a exposição completa, respeitante ao segundo período (2011/12), ver aqui. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Marcadores da semana (de 05 a 9 de março)

Nesta semana, apresentaram marcadores:

  • do 8ºB, a Margarida Almeida;
  • do 7ºB, a Carolina Bonifácio.

Publicamos, ainda, o marcador Filipa Silva do 7ºA apresentado em semanas anteriores e que, por lapso, não foi publicado. 




























domingo, 4 de março de 2012

Marcadores da semana (de 22 de fevereiro a 2 de março)


Nesta semana, apresentaram marcadores:

  • do 8ºB, a Sílvia Alves;
  • do 7ºB, a Vera Lucas, a Soraia dos Santos e  a Lara Kwai;
  • do 7ºA, a Cíntia Simões, o Pedro Quintans e a Madalena Carvalho.



Para ver a exposição completa, respeitante ao segundo período (2011/12), ver aqui.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Apresentações de leituras / 1º Período

A juntar à apresentação da leitura da Damiana Mateus (8ºA), cujo trabalho destacámos aqui, publicamos, hoje, outros recursos que acompanharam a apresentação das leituras de vários alunos, ainda no º Período.





Além do trabalho da Inês Cordeiro, em vídeo, apresentamos alguns dos slides criados no 1º Período.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"Ler, lazer e Aprender" - Marcadores

Associado ao projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" foram propostas, no início do 2º Período, nas turmas A e B do 7º e 8º anos da Escola EB Dr. João das Regras,  mais duas atividades:

-"Um livro, um marcador";
-"Convidámos...".

A primeira atividade traduz-se na criação de um marcador para cada livro lido. A segunda atividade, "Convidámos...", ainda a ser desenhada, pretende levar à sala de aula, no momento da atividade da leitura, um convidado que vá partilhar as suas leituras, experiências sobre a leitura, livros ou que simplesmente vá ler um texto a partir do qual, depois, converse com os alunos. Os convidados poderão ser familiares, professores e outros desde que pertencentes à comunidade escolar.

Por agora, já temos feedback, quanto à primeira atividade: "Um livro, um marcador". Vários aluno do 7º A, B e 8º B aceitaram o desafio. Publicamos o resultado.

Iremos atualizando esta informação, consoante os projetos forem avançando.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um slide de informações dinâmicas!

Como é hábito, durante as apresentações das leituras, decorrentes do Projeto de leitura "Ler, lazer e aprender", os alunos acompanham a partilha dos livros com um slide onde registam as informações essenciais do livro, bem como um excerto que deverão ler e cuja escolha têm de contextualizar e justificar. 
Na maioria dos casos, os alunos apresentam um slide 'estático'. O Francisco Marques (7ºA) construiu um slide de informações dinâmicas.
Sugerimos que façam o download para apreciarem: