Aqui deixamos os tópicos que devem orientar a construção da Vossa cronologia da leitura para a apresentação, no âmbito do projeto "Ler, lazer e aprender".
Mostrar mensagens com a etiqueta Ler lazer e Aprender. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ler lazer e Aprender. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 15 de abril de 2013
terça-feira, 2 de abril de 2013
"Ler, lazer e aprender" / 2º Período (2012/13) - Ponto da situação*
Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)
8ºB - 4:30 min.;
9ºC - 6:15 min.;
9ºD - 5:00 horas.
Professores e turmas envolvidos*
8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.
Passaportes de leitura
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
8ºB - 4:30 min.;
9ºC - 6:15 min.;
9ºD - 5:00 horas.
Professores e turmas envolvidos*
8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
Foram atualizados:
8ºB - 9 passaportes;
9ºC - 12 passaportes;
9ºD - 12 passaportes.
9ºC - 12 passaportes;
9ºD - 12 passaportes.
Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 2º período:
Maria Carolina Matos, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Maria Carolina Matos, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Monalisa Barros, 8ºB
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Viktoriya Vashchynska, 9ºC
Leonor Ferreira, 9ºD
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Ana Carolina Ferreira, 9ºD
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Viktoriya Vashchynska, 9ºC
Leonor Ferreira, 9ºD
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Ana Carolina Ferreira, 9ºD
Tempo para apresentação de leituras
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como elementos essenciais, as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
Para visionar podem também clicar aqui.
Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes da primeira semana onde as apresentações ocorrem. Portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação. Em média, por turma, são usadas, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. Sugeriu-se, também, que os alunos possam apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como elementos essenciais, as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
Para visionar podem também clicar aqui.
A Mariana Nunes construiu um filme de promoção do livro que apresentou:
*Refira-se que, neste post, apenas se faz referência às turmas em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
*Refira-se que, neste post, apenas se faz referência às turmas em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
Publicada por
Arquivo
à(s)
terça-feira, abril 02, 2013
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
"Ler, lazer e aprender" / 1º Período (2012/13) - Ponto da situação
Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)
8ºB - 3:45 min.;
9ºC - 5 horas;
9ºD - 4 horas.
Professores e turmas envolvidos*
8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.
*Refira-se que, neste post, apenas se faz referência às turmas e professores em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
Passaportes de leitura
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 1º período:
Lara Kwan, 8ºB
Inês Almeida, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Ana Silva, 9ºC
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Madalena Castro, 9ºC
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Lara Trindade, 9ºD
Mafalda Francisco, 9ºD
Lara Kwan, 8ºB
Inês Almeida, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Ana Silva, 9ºC
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Madalena Castro, 9ºC
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Lara Trindade, 9ºD
Mafalda Francisco, 9ºD
Tempo para apresentação de leituras
Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes da primeira semana onde as apresentações ocorrem. Portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação. Em média, por turma, são usadas, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. Sugeriu-se, também, que os alunos possam apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como essenciais as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
NOTA: Atualização do post com a publicação dos slides de apresentação e passaportes da leitura no dia 24 de fevereiro de 2013.
Publicada por
Arquivo
à(s)
quinta-feira, dezembro 27, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
quinta-feira, 28 de junho de 2012
“NÃO SE PODE VIVER SEM LIVROS”
A propósito da atividade “Convidámos… À conversa com.”, desenvolvida no âmbito do projeto “Ler, Lazer e aprender”, desta vez
sugerimos a leitura do testemunho de um dos encarregados de educação, João
Carlos Ferreira, que, no dia 19 de abril, numa aula de Língua Portuguesa falou
com os alunos do 8ºA sobre da sua relação com os livros e a leitura ( artigo publicado no n.º 3 do Dinotícias (junho / 2012).
O que
faz um profissional de saúde atravessar o portão da escola e dirigir-se a uma
aula, de forma livre e consciente, e ademais sabendo que o aguarda uma sala
repleta de jovens, irrequietos e exigentes alunos?
Esta
questão, que coloquei a mim próprio diversas vezes e com maior assiduidade à
medida que se aproximava a hora da verdade, ficou muitas vezes sem resposta,
embora no íntimo a soubesse desde sempre: a paixão pelos livros!
E
embora estejam os poetas cansados de me avisar que a paixão pode levar à
felicidade mas também a actos tresloucados que a toldada razão não consegue
refrear, não resisti ao estimulante desafio. Assim, e especificando melhor, no
âmbito do programa “Ler, lazer e aprender” da Prof.ª Rosalina Nunes, fui
convidado para falar sobre livros aos alunos do 8º ano (Turma A) da Escola Dr.
João das Regras.
E assim
começou esta aventura…
Se a
resposta ao desafio foi imediata, afinal nenhum outro assunto alheio à minha
área profissional me levaria a apresentar uma exposição do género, as
dificuldades começaram no instante seguinte. Falar sobre que livros? Falar
sobre escritores? Ou apenas sobre leitura? A única certeza era a de que não se
pretenderia qualquer programa de sugestão de leituras ou de determinadas obras.
Alguns
dias a matutar, meio desconsolado pela indecisão, e a resposta estava ali
mesmo, era óbvia: tinha que falar de mim, do modo como os livros nunca me
abandonaram na conturbada fase da adolescência, como me ajudaram na passagem
insegura para a vida adulta, no efeito que tiveram na construção da minha
personalidade, e como me ajudaram a entender e a encarar o mundo e os outros,
mas acima de tudo como ajudaram a entender-me a mim próprio, e de uma forma tão
arrebatadora que nunca mais me separei deles! Afinal, se falasse de mim, falava
de livros, dos meus livros, e de como, sem eles, nem eu hoje seria o mesmo, nem
a vida seria assim, nem o mundo seria igual…
Tudo
seria pior…
E eu
seria menos feliz…
Bom,
nesta fase já tinha uma ideia, mas pensei “ estás a levantar muitas
expectativas, estás febril e entusiasmado, mas sabes bem que é impossível
atingir esses objetivos numa simples conversa, porque é disso que se trata, de
uma simples conversa!” “E com jovens de 14 anos, não te esqueças”, alguém me
lembrou.”
Entretanto,
o tempo escoava e tinha de me decidir, portanto, mãos à obra, falemos então de
livros, ou antes, de mim e dos livros, correndo o risco de não conseguir passar
toda a mensagem mas confortava-me a ideia que assimilei com a leitura: vale
sempre a pena, porque se resta sempre algo por dizer ou demonstrar também se
ganha sempre muita coisa… Afinal, à semelhança dos livros, em que nenhum é tão
mau assim que não possa ser útil sob algum aspecto, (como dizia Plínio), também
da palestra mais desastrada será certamente possível retirar algo de positivo,
ou não?
Voltando
às dificuldades, comecemos pelo título… Algumas ideias, nenhuma sobreviveu mais
de duas horas, fosse devido à extensão, (“Eu, os meus livros, os outros e o
mundo”), ou por levantar muitas expectativas (“As minhas aventuras com os
livros”) ou até por parecer presunçoso demais (“Nós somos os livros que
lemos”). Até que, fatalmente, seria com
a ajuda de um dos meus livros teria a ideia “perfeita”; rodopiava observando os
meus livros, tranquilos nas suas estantes, quando um deles me captou o olhar.
Comunicamos mentalmente um pouco, ele relembrou-me o seu autor, as suas desventuras
e a beleza das suas palavras, fez-me viajar no tempo e sentir novamente a magia
da sua leitura, e definitivamente pensei que se a leitura é paixão, porque não
transformar “non se puede vivir sin amar”, a máxima de vida de Malcolm Lowry e
do seu cônsul inglês no México, no título desta singela dissertação?
Assim
ficou.
João
Carlos Ferreira
2012
(Este
texto, para quem estranhar, foi escrito em português ancestral, porque sou
convictamente objector de consciência em relação a acordos ortográficos)
Publicada por
Arquivo
à(s)
quinta-feira, junho 28, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Convidámos...,
Ler lazer e Aprender
sexta-feira, 22 de junho de 2012
"Ler, lazer e aprender" / 3º Período (2011/12) - Ponto da situação
Neste post faremos o balanço do 3º período do projeto "Ler, lazer e aprender", das turmas A e B do 7º Ano e A e B do 8º Ano.
7ºA - 5 horas;
7ºB - 4 horas e 10 min.;
8ºA - 4 horas e 30 min.;
8ºB - 6 horas e quinze minutos.
Professores e turmas envolvidos*
7ºA - 5 professores;
7ºB - 4 professores;
8ºA - 4 professores;
8ºB - 6 professores.
Apresentação de leituras
Nas turmas do 7º ano (turmas A e B), os alunos voltaram a fazer a apresentação de um dos livros que leram durante o período, acompanhando a sua apresentação com um slide respeitante ao livro.
Nas turmas do 8º ano (turmas A e B) propôs-se a elaboração de uma cronologia da leitura com as seguintes orientações. Para a apresentação deste trabalho os alunos teriam 3 minutos.
Cronologias da leitura
- Madalena Castro (8ºB);
- Hugo Sena (8ºB);
- Cristitana A. (8ºB);
- Afonso Marques (8ºB);
- Soraia Costa (8ºB);
- Maria Inês Oliveira (8ºA);
- Leonor Ferreira (8ºA);
- Lara Trindade (8ºA);
- Damiana Mateus (8ºA);
- Caroline Louro (8ºA);Ver blogue
- Ana Carolina Ferreira (8ºA).
Passaportes da leitura
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
Apresentamos de seguida alguns exemplos:
Alexandra Sousa (7ºA)
Mónica Dias (7ºA)
Carolina Bonifácio (7ºA)
Sílvia Alves (8ºB)
Madalena Geraldes (8ºA)
Leonor Ferreira (8ºA)
terça-feira, 29 de maio de 2012
Marcadores da(s) semana(s) (de 07 a 25 de maio)
Nestas três semanas, apresentaram marcadores:
- do 7ºB, a Carolina Bonifácio, Lara Kwai e Soraia Santos;
- do 7ºA, a Carlota Pina e o Diogo Alves
- do 8ºB, Inês Cordeiro e Sílvia Alves.
Publicada por
Arquivo
à(s)
terça-feira, maio 29, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Marcadores da semana (de 23 de abril a 04 de maio)
Nestas duas semanas, apresentaram marcadores:
- do 7ºB, a Beatriz Malaquias, Carolina Bonifácio e Soraia Santos;
- do 8ºB, a Mariana Nunes.
Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, maio 07, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Marcadores da semana (de 16 a 20 de abril)
Nesta semana, apresentaram marcadores:
- do 8ºB, a Mariana Nunes.
Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, abril 23, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Convidámos..., no Projeto "Ler, lazer e aprender" - Reportagem
Na 2ª Edição do DiNotícias, o jornal do nosso Agrupamento, foi publicada a reportagem do Pedro Quintans (7ºA), a propósito de "Convidámos... À conversa com", atividade desenvolvida no âmbito do projeto de leitura "Ler, lazer e aprender". Publicamos aqui o texto na íntegra. Na foto ao lado, podem ver o aspeto do artigo, no jornal, na página 13, secção Acontece.
Mais uma das
atividades do projeto “Ler, Lazer e Aprender já está em vigor: “Convidámos… À
conversa com.” O objetivo é levar à sala de aula pessoas da comunidade
educativa para partilharem a sua experiência com a leitura.
No dia 7 de fevereiro
a actividade arrancou com a presença, na nossa sala de aula (7ºA) da professora
Ana Isabel Alves, a nossa professora de Inglês. Contou-nos como tinha começado
a adquirir o gosto pela leitura.
No dia 14 de Fevereiro,
tivemos outro convidado: Joaquim Silva, pai da Filipa e da Joana Silva e que
nos veio falar sobre os “livros da sua
vida”.
Começou por referir
que, no dia anterior, as suas filhas lhe tinham pedido: “Pai não nos envergonhes!” Soltaram-se
gargalhadas e desde aí criou-se um ambiente mais apelativo.
Joaquim Silva começou a ler livros de
Banda Desenhada do Mickey, Tio Patinhas e Pato Donald pelas das carrinhas
ambulantes da Gulbenkian que circulavam de tempos a tempos pelas aldeias: “Era
um dia muito aguardado quando a carrinha chegava à aldeia.” – testemunhou
Acrescenta que gosta de ler, mas que não lhe agradam muito os livros de
romance. A sua preferência é sobre livros técnicos e biografias. Depois ficámos
a saber que, quando acabou de estudar, perdeu um pouco o hábito da leitura, e
que lia apenas meros folhetos e jornais. Disse-nos, ainda que, neste momento,
está a ler a biografia de Fidel Castro.
Deu-nos vários conselhos,
entre os quais que o importante é ler, seja o que for, “porque quanto maior for
o alargamento dos horizontes da leitura mais rico fica o nosso conhecimento”.
Depois, houve uma parte em que pudemos fazer algumas perguntas e ficámos a
saber, por exemplo, que a carrinha com os livros só passava de três em três
semanas e que não havia o hábito de trocar de livros, uma vez que cada um tinha
de ser responsável pelo seu próprio livro. Uma das últimas perguntas era sobre
o livro mais marcante. Ficámos a saber que, até hoje, o livro que mais o marcou
foi: Manual
do Comportamento Humano.
No dia 17 de fevereiro,
recebemos mais um convidado. Chama-se Pedro Lino, anda na Universidade do
Algarve e poderá dizer-se que já é experiente neste mundo da escrita e da
leitura, uma vez que já escreveu e publicou um livro, em 2010 : A
Vida é uma boia. É primo do nosso colega Francisco Marques.
Fez questão de começar
a explicar o significado do título do seu livro, apelando à nossa participação
e, pela maneira de falar e de se expressar, nota-se que está muito à vontade e
que é muito culto.
É de relatar que tanto
o Sr. Joaquim Silva como o Pedro Lino têm livros de referência na infância: As
Gémeas, Anita, Tio Patinhas, A Turma da Mónica e Os Cinco.
O Pedro falou-nos de
alguns dos seus escritores preferidos. Por exemplo, José Saramago, Nobel da
Literatura, 1998. Segundo o Pedro, “As pessoas, às vezes, dizem que não gostam
de Saramago, porque não tem pontuação mas tem! Só que José Saramago tem uma
forma muito especial de pontuar. Apenas utiliza a vírgula e o ponto final.
Acrescentou, ainda, que José Saramago tinha também um grande sentido de humor
apesar das pessoas o verem como uma pessoa muito séria.
Aconselhou-nos a dar
uma “olhadela” no escritor Rui Zink e no seu livro Aníbal leitor, que trata
de um rapaz que não gostava de ler, mas que aprendeu a gostar. Deixou-nos este
conselho:
“Não se sintam obrigados a ler mas entrem numa biblioteca e encontrem os seus escritores favoritos, vão à procura!”
E, de novo, na parte
final, pudemos fazer algumas perguntas.
Um colega perguntou ao
nosso convidado se tinha em mente escrever mais livros. O Pedro respondeu da
seguinte forma: -“Um livro é como um filho faz-se e pergunta-se quando vem o
outro!” Outra pergunta que foi feita prendia-se com o livro que já tinha
escrito e procurámos saber como tinha surgido a ideia de escrever um livro.
Ficámos a saber que os amigos tinham tido um papel muito importante, nesse processo, já que tinham sido eles que o
tinham incentivado. Até porque “No
início comecei a fazê-lo por brincadeira, mas depois…”
O livro preferido de
Pedro Lino é As intermitências da Morte, de José Saramago, pois esse livro
dá-nos outra visão do que é a morte. Segundo as suas próprias palavras: “Morrer
é bom, já pensaste o que é ficares sempre vivo, com doenças, velho!?” À
pergunta se já tinha lido o mesmo livro duas vezes, disse-nos: -“Sim, como é óbvio,
quando lemos um livro que é bom temos sempre vontade de lê-lo outra vez!”
Terminámos este encontro, querendo saber se o Pedro já tinha pensado em ser
escritor para a vida toda. Disse-nos que aquela era uma boa pergunta. E que,
claro, “gostava de ser escritor, mas é muito difícil aqui, em Portugal, pois
temos escritores muito bons! Se fosse era um excelente sinal, mas apenas vejo a
escrita como um hobby.”
Para já esta atividade
está a ser muito interessante, uma vez que ficamos a saber como é que os outros
lidam com a leitura, de que forma começaram a ler e quais os seus interesses.
Pedro
Quintans, 7ºA
Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, abril 16, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Convidámos...,
DiNotícias,
Ler lazer e Aprender,
Reportagem
Marcadores da semana (de 09 a 13 de maio)
Nesta semana, apresentaram marcadores:
- do 7ºB, a Carolina Bonifácio e a Vera Lucas.
Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, abril 16, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
segunda-feira, 9 de abril de 2012
"Ler, lazer e aprender" / 2º Período (2011/12) - Ponto da situação
Cá estamos, novamente, a fazer o balanço de outro período com o projeto "Ler, lazer e aprender". Desta vez, damos a conhecer parte das informações que constam das referências que ficam em cada uma das atas e que funcionam como relatórios parciais do projeto.
Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)
7ºA - 8 horas;
7ºB - 5 horas e 15 min.;
8ºA - 7 horas;
8ºB - 9 horas e quarenta e cinco minutos.
Professores e turmas envolvidos*
7ºA - 7 professores;
7ºB - 4 professores;
8ºA - 5 professores;
8ºB - 11 professores.
Tempo para apresentação de leituras
Passaportes de leitura
Madalena Castro, 8ºB
Inês Cordeiro, 8ºB
Micaela Dias, 8ºB
Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)
7ºA - 8 horas;
7ºB - 5 horas e 15 min.;
8ºA - 7 horas;
8ºB - 9 horas e quarenta e cinco minutos.
Professores e turmas envolvidos*
7ºA - 7 professores;
7ºB - 4 professores;
8ºA - 5 professores;
8ºB - 11 professores.
*Refira-se que, neste post, apenas se faz apenas às turmas e professores em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado praticamente em todas as turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
Tempo para apresentação de leituras
Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes, portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação. Em média, por turma, foram usadas, durante o 2º Período, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. No 8º Ano, sugeriu-se que pudessem também apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.
Passaportes de leitura
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 2º período:
7ºA
7ºB
8ºB
Afonso Marques
Ana Silva
Fátima Joaquim
Inês Cordeiro
Madalena Castro
Margarida Pinheiro
Nadine Santos
Sílvia Alves
Vanessa Brito
Soraia Costa
Slides das apresentações
Filmes de promoção dos livros lidos
Ana Silva
Fátima Joaquim
Inês Cordeiro
Madalena Castro
Margarida Pinheiro
Nadine Santos
Sílvia Alves
Vanessa Brito
Soraia Costa
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentam. A criatividade e originalidade são valorizadas.
Filmes de promoção dos livros lidos
Durante as apresentações das leituras que fizeram, alguns alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, outros construíram um filme de promoção do livro que apresentavam.
Vejamos alguns exemplos:
Hugo Sena, 8ºB
Afonso Marques, 8ºB
Hugo Sena, 8ºB
Madalena Castro, 8ºB
Margarida Almeida, 8ºB
Inês Cordeiro, 8ºB
Micaela Dias, 8ºB
Marcadores
Propôs-se aos alunos que, para cada livro que lessem, fizessem um marcador, usando, de preferência, materiais recicláveis. A atividade era facultativa, ainda assim, foram muitos os alunos que participaram. Semanalmente formos publicando, neste espaço, os marcadores. Juntamos a este relatório / ponta da situação, também, este aspeto.
Clicar aqui para ver a exposição virtual com os marcadores todos.
"Convidámos... À conversa com"
O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" tem-se mantido fiel à sua estrutura essencial que é, na prática, a possibilidade dos alunos desenvolverem a competência da leitura de forma autónoma, todos os dias, numa sala de aula. Ainda assim, a par dessa estrutura inicial, é possível, no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, sugerir variadíssimas atividades que promovam e desenvolvem a literacia.
No 2º Período, considerámos estarem reunidas as condições para propormos aos alunos outras atividades, além das apresentações de leitura, elaboração de slides de identificação e vídeos de promoção. Uma vez que passamos a ter mais 45 minutos semanais, havia espaço para promover outro tipo de atividades. Sugerimos, então, aos alunos que fizessem marcadores, cujo produto final pudemos ver o item anterior, e estimulamos a partilha das leituras em conversas informais. A partir desses momentos estava criada a oportunidade de convidar pessoas que da comunidade escolar viessem à sala de aula falar das suas experiências sobre as leituras.
Desses encontros daremos conta noutros espaços. Aqui ficam os links que remetem para esses sítios:
Em construção...
"Convidámos... À conversa com"
O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" tem-se mantido fiel à sua estrutura essencial que é, na prática, a possibilidade dos alunos desenvolverem a competência da leitura de forma autónoma, todos os dias, numa sala de aula. Ainda assim, a par dessa estrutura inicial, é possível, no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, sugerir variadíssimas atividades que promovam e desenvolvem a literacia.
No 2º Período, considerámos estarem reunidas as condições para propormos aos alunos outras atividades, além das apresentações de leitura, elaboração de slides de identificação e vídeos de promoção. Uma vez que passamos a ter mais 45 minutos semanais, havia espaço para promover outro tipo de atividades. Sugerimos, então, aos alunos que fizessem marcadores, cujo produto final pudemos ver o item anterior, e estimulamos a partilha das leituras em conversas informais. A partir desses momentos estava criada a oportunidade de convidar pessoas que da comunidade escolar viessem à sala de aula falar das suas experiências sobre as leituras.
Desses encontros daremos conta noutros espaços. Aqui ficam os links que remetem para esses sítios:
- Reportagem (7ºA)
Em construção...
Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, abril 09, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
sábado, 24 de março de 2012
Marcadores da semana (de 19 a 23 de março)
Nesta semana, apresentaram marcadores:
- do 7ºB, a Beatriz Ferreira e a Lara Kwai;
- do 7ºA, o Francisco Marques e o Francisco Pignatelli.
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
sábado, 17 de março de 2012
Marcadores da semana (de 12 a 16 de março)
Nesta semana, apresentaram marcadores:
- do 8ºB, a Inês Cordeiro, ;
- do 7ºA, a Alexandra Sousa e o Diogo Alves.
- do 8ºA, a Mafalda Francisco.
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
segunda-feira, 12 de março de 2012
Marcadores da semana (de 05 a 9 de março)
Nesta semana, apresentaram marcadores:
- do 8ºB, a Margarida Almeida;
- do 7ºB, a Carolina Bonifácio.
Publicamos, ainda, o marcador Filipa Silva do 7ºA apresentado em semanas anteriores e que, por lapso, não foi publicado.

Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, março 12, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
domingo, 4 de março de 2012
Marcadores da semana (de 22 de fevereiro a 2 de março)
Nesta semana, apresentaram marcadores:
- do 8ºB, a Sílvia Alves;
- do 7ºB, a Vera Lucas, a Soraia dos Santos e a Lara Kwai;
- do 7ºA, a Cíntia Simões, o Pedro Quintans e a Madalena Carvalho.
Publicada por
Arquivo
à(s)
domingo, março 04, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Apresentações de leituras / 1º Período
A juntar à apresentação da leitura da Damiana Mateus (8ºA), cujo trabalho destacámos aqui, publicamos, hoje, outros recursos que acompanharam a apresentação das leituras de vários alunos, ainda no º Período.
Além do trabalho da Inês Cordeiro, em vídeo, apresentamos alguns dos slides criados no 1º Período.
Publicada por
Arquivo
à(s)
terça-feira, janeiro 31, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Apresentação de leituras,
Ler lazer e Aprender
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
"Ler, lazer e Aprender" - Marcadores
Associado ao projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" foram propostas, no início do 2º Período, nas turmas A e B do 7º e 8º anos da Escola EB Dr. João das Regras, mais duas atividades:
-"Um livro, um marcador";
-"Convidámos...".
A primeira atividade traduz-se na criação de um marcador para cada livro lido. A segunda atividade, "Convidámos...", ainda a ser desenhada, pretende levar à sala de aula, no momento da atividade da leitura, um convidado que vá partilhar as suas leituras, experiências sobre a leitura, livros ou que simplesmente vá ler um texto a partir do qual, depois, converse com os alunos. Os convidados poderão ser familiares, professores e outros desde que pertencentes à comunidade escolar.
Por agora, já temos feedback, quanto à primeira atividade: "Um livro, um marcador". Vários aluno do 7º A, B e 8º B aceitaram o desafio. Publicamos o resultado.
Iremos atualizando esta informação, consoante os projetos forem avançando.
Publicada por
Arquivo
à(s)
segunda-feira, janeiro 30, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Ler lazer e Aprender,
Marcadores
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Um slide de informações dinâmicas!
Como é hábito, durante as apresentações das leituras, decorrentes do Projeto de leitura "Ler, lazer e aprender", os alunos acompanham a partilha dos livros com um slide onde registam as informações essenciais do livro, bem como um excerto que deverão ler e cuja escolha têm de contextualizar e justificar.
Na maioria dos casos, os alunos apresentam um slide 'estático'. O Francisco Marques (7ºA) construiu um slide de informações dinâmicas.
Sugerimos que façam o download para apreciarem:
Publicada por
Arquivo
à(s)
quinta-feira, janeiro 19, 2012
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
2011/12,
Apresentação de leituras,
Ler lazer e Aprender
Subscrever:
Mensagens (Atom)












