quarta-feira, 30 de outubro de 2013

1ª Oficina de escrita (7ºA e 7ºB) - Escrever um texto informativo


NOTAS

  • Antes de escreverem o texto, devem ler as informações do manual, pág. 30 e reler a reportagem sobre os corvos-marinhos, manual, pág. 28.
Podem entregar o trabalho na sala de aula ou publicar na caixa de comentários* deste post.

Prazos
Sala de aula:
7ºA - 08/11/13;
7ºB - 07/11/13.

Caixa de comentários - 11/11/13.

*Caso não queiram que o vosso trabalho seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.


Proposta de escrita do manual 
( MARQUES, Carla e SILVA, Inês- 
Contos & Recontos, Português, 7ºAno, ASA, pág. 30). 

2ª Oficina de escrita (9ºB) - Escrever a segunda crónica

Recordando o trabalho proposto e desenvolvido a propósito do estudo da crónica, nesta semana, voltamos a propor que escrevam uma crónica. A temática deverá ser o quotidiano.

Propomos que comecem a vossa crónica da seguinte forma:

Neste momento, estou sentado(a), no meu quarto, sozinha(o) a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever um crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele?...



Informações
O texto deve apresentar características idênticas à crónica da página 22 do manual:
- cerca de 250 palavras (mínimo de 180);
- narração na 1ª pessoa;
- três parágrafos: narração de um ou vários episódios do dia a dia, reflexões pessoais, conclusão;
- título sugestivo.

Prazos de entrega
Em sala de aula: 07/11/13
Caixa de comentários: 11/11/13

Devem consultar o Bloco de notas do manual para rever a informação sobre as características da crónica. 

*Retirada do manual Diálogos, 9ºAno, Porto Editora

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

4º Miniteste - Conteúdos (9ºB)

Para o 4º miniteste devem rever os seguintes conteúdos:
  • Conjugação verbal, Manual, pp. 317-320;
  • Formação de palavras, Manual, pp. 278-280.
Devem consultar as páginas do Manual indicadas e/ou outras gramáticas. 

1ª Oficina de escrita (9ºB) - Escrever uma crónica

Recordando o vídeo visto em sala de aula que apresentava uma iniciativa radiofónica brasileira, redijam uma crónica, imaginando que participaram na situação apresentada no vídeo.

Proposta*: 
O texto deve apresentar características idênticas à crónica da página 22 do manual:
- cerca de 250 palavras;
- narração na 1ª pessoa;
- três parágrafos: narração da cena, reflexões pessoais, conclusão;
- título sugestivo.

Prazos de entrega
Em sala de aula: 31/10/13
Caixa de comentários: 04/11/13

Devem consultar o Bloco de notas do manual para rever a informação sobre as características da crónica. 

*Retirada do manual Diálogos, 9ºAno, Porto Editora


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

3º Miniteste - Conteúdos (9ºB)

Para o 3º miniteste devem rever os seguintes conteúdos:
  • Conjugação verbal, Manual, pp. 317-320;
  • Classes de palavras: conjunção, Manual, pág. 295.
Devem consultar as páginas do Manual indicadas e/ou outras gramáticas. 

Desafio escrito (9ºB): e-Book Identidade(s)

"Os alunos da região Oeste são chamados a participar com os seus trabalhos na construção do e-Book Identidade(s). Trata-se de um livro eletrónico, baseado na temática da presente edição do Festival Livros a Oeste.
Os interessados podem participar com textos, em prosa ou poesia, desde que frequentem os 2º e 3º ciclos ou ensino secundário em qualquer escola da região Oeste e têm até 16 de novembro deste ano para fazerem chegar a sua participação.
Os textos formarão uma antologia em formato e-Book que será autopublicado na plataforma Escrytos da editora Leya.
O e-Book será apresentado a 30 de novembro deste ano e o produto da sua venda reverterá a favor de um projeto de desenvolvimento sociocultural na ilha do Sal, em Cabo Verde, município geminado com a Lourinhã.
Consulte aqui o regulamento para participar no e-Book Identidade(s)."

DESAFIO
Proposta:
Produzir um texto escrito em prosa, ou poesia subordinado à temática "Identidade(s).
Prazo:
Sala da aula: 24 de outubro
Por mail:  28 de outubro, até às 23:59.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

2º Miniteste - Conteúdos (9ºB)

Para o 2º miniteste devem rever os seguintes conteúdos:


  • Formação de palavras, Manual, pp. 278-280

Devem consultar as páginas do Manual indicadas e/ou outras gramáticas. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

1º Miniteste - Conteúdos (9ºB)

Para o 1º miniteste devem rever os seguintes conteúdos:

  • Conjugação verbal, Manual, pp. 317-320;
  • Classes de palavras: verbo, Manual, pp. 286-287.

Devem consultar as páginas do Manual indicadas e/ou outras gramáticas.