Desafios Gramaticais

Tem sido prática já há alguns anos, desde que o digital passou a ser parte integrante das propostas de atividades em sala de aula, propor aos alunos com ritmos diferenciados de ano para ano, exercícios de gramática que pretendem aferir o conhecimento das regras essenciais do saber falar e saber escrever. Na prática, são essas as regras que "eles" levam efetivamente.

É muitas vezes nessa perspetiva quase lúdica que os alunos se questionam sobre as regras e querem efetivamente saber como é, já que gostam de ter um bom resultado. 

Os inquéritos são feitos a partir dos muitos exercícios que hoje em dia temos à disposição quer nos manuais em suporte papel quer digitalmente. No feedback, sugere-se sempre o acesso a mais informação sobre a aprendizagem em questão. 

Além disso, depois de feito o exercício (o desafio), o mesmo é partilhado para que possam tornar a fazer, ou seja, treinar. 

Passou também a ser prática partilhar na teams, em cada uma das equipas/turma, o resultado de algum desses desafios com a identificação da aprendizagem que requer mais atenção, num slide construído interativamente. 

Comentários

Mensagens populares