sábado, 14 de abril de 2018

A importância dos sonhos e dos ideais na vida das pessoas e na evolução da Humanidade

No primeiro teste do segundo período do oitavo ano (turmas D e E), pediu-se aos alunos que, partindo de alguns versos de "Pedra Filosofal" de António Gedeão, escrevessem um texto de opinião, que pudesse ser publicado num jornal escolar, sobre a importância dos sonhos e dos ideais na vida das pessoas e na evolução da Humanidade, apresentando as razões que sustentam o seu ponto de vista.

Publicamos, de seguida, um dos textos:

Neste texto irei exprimir a minha opinião sobre a importância dos nossos sonhos e dos ideais na vida das pessoas.
Quando somos pequenos e nos perguntam o que queremos ser quando formos grandes, todos dizem bombeiro, médico, veterinário, cabeleireira. A partir daí nós temos um sonho que se pode concretizar, ou nem por isso, mas se o queremos mesmo, mas mesmo, temos de nos esforçar e trabalhar para o conseguirmos.
Hoje em dia, só nos importamos com as coisas que temos, telemóvel, roupa, carro, casa, por aí, mas as coisas mais importantes da vida, não são coisas mas sim pessoas, sentimentos. Antes de tudo existir (as coisas), as pessoas eram felizes sem telemóvel, sem carros, às vezes sem brinquedos ou jogos para se divertirem, mas mesmo assim, como já referi, não deixavam de ser felizes, de se divertirem, de sorrir.
Eu sei que passamos momentos difíceis, uns dias piores, outros melhores, mas o importante é que não nos deixemos ir abaixo, e pensarmos: Hoje posso estar mal, mas amanhã vou conseguir estar melhor, isto é quase como um sonho, porque vamos concretizá-lo estando amanhã melhor.
Para concretizarmos os nossos sonhos, temos de passar por muito para lá chegarmos, é quase como um torneio, nós queremos levar a taça, concretizarmos os nossos sonhos também é valioso, porque se queres muito concretizá-lo e conseguimos é porque passamos por muito até alcançá-lo.
Por isso, se temos um sonho, e ainda não foi concretizado, devemos fazer de tudo para o conseguir, para conseguir a taça no fim do torneio.
 Carolina Mateus

Sem comentários: