A propósito deste momento que estamos a viver, o que lhe apetece dizer?

Uma das primeiras atividades proposta aos alunos foi o preenchimento de um inquérito sobre a disponibilidade para trabalhar a distância.
Num dos itens, pedia-se que os alunos escrevessem sobre o momento que estávamos a viver:
Publicamos algumas das respostas:


É um momento complicado, pois só devemos sair de casa em situações extremas, o que causa muitas dúvidas sobre o que fazer neste momento.

Também achei uma falta de respeito o ministério da saúde ter decidido fechar as escolas e muitos alunos estarem na praia ou no centro comercial, como se fosse um dia normal.
54 palavras
João F. (8.º Ano)

Este momento da vida é complicado para todos, pois temos de nos adaptar a novos hábitos sendo que alguns não têm meios para comunicar por isso vão passar "maus bocados". Muitas civilizações estão a "cair na morte" por causa de um vírus. Daqui a uns anos vamo-nos lembrar da situação que passámos e vamos agradecer por estarmos vivos!
Sofia A. (8.º Ano)

Estamos a viver momentos difíceis, e devemos respeitar os conselhos das autoridades. O certo é que, quando estamos em casa, sentimos a falta dos colegas, das rotinas ... Agora temos de nos habituar a esta mudança, mas, se cumprirmos com as regras das autoridades, tenho a certeza que vai correr tudo bem e isto será só uma fase e um momento histórico que nunca vamos esquecer!
João C. (8.º Ano)


Estou farta de estar em casa e não poder sair, pois não tenho grande coisa para fazer. Tenho-me entretido a ler e a tratar da minha mini-horta biológica que plantei para se for necessário devido a este acontecimento. Mas acaba por ser secante, pois tenho saudades de conviver com outras pessoas sem ser a minha família.
Lara S. (8.ºAno)

Gostava de manter o "contacto escolar", não só porque é necessário, mas sim também porque nunca estive tão entediado na minha vida. Acho que seria muito bom manter o contacto escolar.
Pedro F. (8.º Ano)

Estamos numa fase muito complicada que temos de ficar em casa devido ao Covid-19 e também para nos prevenir do contágio. Estou disponível para trabalhar a distância.
Nuno S. (8.º Ano)
Este vírus é muito perigoso. E pode ser pior, se não tivermos as devidas medidas de proteção. Neste momento, estou em casa, a cumprir as ordens do governo. E também a cumprir tarefas, propostas pela escola e professores. Estou um pouco assustada com esta situação. Mas, pelo menos, os professores estão a mandar tarefas para os alunos fazerem em casa. O que me deixa contente, porque gosto de manter a minha rotina de trabalho, porque gosto de estar ocupada e também porque gosto de fazer trabalhos.
Beatriz E. (8.º Ano)

Sem ser os trabalhos que são mandados à distância, não há muita diferença entre como eu passo as férias e a quarentena. Leio, desenho, jogo, e fico acordado até mais tarde, a debater comigo próprio sobre situações atuais, por exemplo. Também vi que começaram a criar eventos online para incentivar a quarentena, como, por exemplo, o "Festival Eu Fico Em Casa".
Rodrigo S. (8.º Ano)

Eu acho que é boa iniciativa trabalhar à distância, pois não estamos de férias, e sim de quarentena. Precisamos de trabalhar, senão seria um grande período de descanso. Ajudando assim a passar o tempo e a não esquecer a matéria!
Matilde C. (8.º Ano)

Apesar de estar a precisar de um tempo para “respirar”, estar obrigatoriamente em casa torna-se cansativo não poder sair e estar com os meus amigos. Acho que trabalhar à distância ajuda-nos a aprender como trabalhar sozinhos e também a recordar a matéria.
Maria F. (8.º Ano)

Acho que é algo que devemos cooperar todos e ao ficar em casa estamo-nos a proteger, não só a nós próprios mas também ajudamos a sociedade.
Carolina M. (8.º Ano)

Em relação ao triste momento que andamos a passar, estou preparada para trabalhar no que for preciso em relação a todas as disciplinas. Acho bem que os professores mandem trabalhos neste tempo, pois ainda não estamos de férias. Espero que corra bem.
Cristiana S. (8.º Ano)

A propósito deste momento, acho que a quarentena foi necessária e que devia ser declarada quarentena em Portugal e não só para se acabar de uma vez por todas com o vírus, porque, embora ainda existam pessoas que pensem que não é nada de grave, já vamos num grande número de infetados em Portugal e a tendência é sempre para piorar.
Daniela F. (8.º Ano)

Estou preocupado com esta situação do vírus, porque, além de não poder ir à escola, não posso viver a minha vida normal na rua e conviver com os meus amigos e familiares. Espero que esta situação se resolva rapidamente para voltar à minha vida normal.
Pedro P. (8.º Ano)

Eu acho que vai ser difícil, mas se nós realmente quisermos, vai resultar como é óbvio haverá muitas pessoas que não iram colaborar, mas tirando isso acho que até pode ser muito divertido, porque nós podemos estar em casa e a trabalhar para subir as notas.
Margarida R. (8.º Ano)

A meu ver, se todos respeitarem as ordens e permanecerem em casa, e cumprirem as regras de higienização necessária, esta epidemia vai estancar. Acerca da escola, os alunos devem estar disponíveis para realizar as tarefas que são disponibilizadas, pois ainda não estamos de férias e de alguma forma as notas têm de ser dadas, e para isso tem de haver trabalho da nossa parte.
Carolina V. (8.º Ano)

É muito difícil não poder sair de casa, mas eu percebo que é para nosso bem. Há pessoas que pensam que estão de férias mas eu estou disposta a fazer qualquer trabalho que os professores me peçam.
Irina M. (8.º Ano)

É um bocado estranho e acho que é a primeira vez que está a acontecer isto no mundo, onde as escolas são via internet e mesmo não estando na escola fisicamente em casa aprendemos de qualquer forma.
Tomás F. (8.º Ano)

Na minha opinião, é um pouco secante, pois não podemos ver o mar, ir ao parque, passear mas nós temos de ter a noção que é o melhor para nós mesmo e para os outros.
Gustavo L. (8.º Ano)

A fase em que estamos é má, especialmente a parte em que não podemos sair de casa, mas eu até estou a gostar da parte de os professores mandarem trabalhos e nós podermos fazer em casa ....Todos os dias vou ao meu email e anoto os trabalhos que são propostos e a sua data de entrega. Ao menos ainda temos Internet , que não serve só para estar nas redes sociais, neste caso tenho utilizado como ferramenta de trabalho e forma de contactar com amigos e familiares .
Íris C. (8.º Ano)

Nada disto é fácil, espero que se encontre a vacina o mais rápido possível, penso que este vírus foi criado por uma pessoa. Trabalhar em casa é muito mais difícil pois não é tão fácil tirar dúvidas e contactar com os professores.
Soraia F. (8.º Ano)

Desejo que isto passe rápido para poder voltar à escola, poder estar com os meus amigos e poder voltar a ter aulas de português com a professora. =)
Lucas C. (8.º Ano)

Neste momento, após o estado de emergência ter acabado as pessoas acham que já está tudo bem e que já não existe vírus nenhum mas, na verdade, ainda temos muitos casos de coronavírus, mas ter aulas em casa não é tão mau, mas é ainda meio estranho.
Bruna C. (8.º Ano)

Apetece-me dizer que acho injusto o que nos está a acontecer, que vários acontecimentos importantes são adiados mesmo sem termos nada a ver. Também me apetece dizer que fazer trabalhos à distância é muito difícil e que podiam ter um prazo de entrega um pouco mais alargado. E que tenho saudades dos meus amigos, escola e professores.
Íris L. (8.ºAno)

Trabalhar desta forma é muito mais chato, porque estamos a ter muitos mais trabalhos do que tínhamosantes e porque não tenho companhia dos meus colegas e amigos.
Em relação ao não se poder sair de casa, é uma seca e não vejo a hora disto acabar.
Francisca F. (8.º Ano)

Isto esta a ser um grande problema para o nosso pais parece que estamos a viver um filme, mas um filme daqueles muito assustadores . Mas temos todos que pensar positivo e que isto vai tudo passar que é só uma fase e que vai tudo passar !!!!!!!!

Leonor A. (7.º Ano)

Acho que devíamos seguir as regras que nos mandam cumprir, não devemos ter contacto com muitas pessoas para não apanhar o vírus, devemos também beber bastante água e lavar bem as mãos, deveremos também ter cuidado quando estamos perto de pessoas que estão em risco.
Lara Vicente (7.º Ano)

Devido a esta situação de COVID-19, devemos evitar estar perto de pessoas de risco como, por exemplo, os nossos avós ou atá pessoas com problemas respiratórios, sendo que devemos lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar a ida a sítios como supermercado, cafés, etc...ou seja, evitar sítios com um aglomerado de pessoas e nós estudantes estamos em casa para nos resguardarmos e evitar apanharmos o vírus, por isso,eu queria dizer para não saírem de casa para evitar o contágio.
Margarida M. (7.º Ano).

Quero acreditar que vai correr tudo bem, estamos muito preocupados com esta situação, até já pensei que não teríamos mais aulas este ano...Trabalhar à distância é sim complicado mas também pode ser bom ,porque temos mais tempo para trabalhar e para descansar , porque temos de estar sempre a estudar para os testes ou a fazer os trabalhos de casa e com as aulas de manhã/ tarde é cansativo especialmente para os professores que ainda por cima têm de aturar alunos que não os respeitam! Esta é a minha opinião obrigada. :)
Rita C. (7.º Ano)

Na minha opinião é importante ficarmos em casa de forma a limitar o contacto com pessoas que possam ter o vírus.
Gustavo D. (7.º Ano)

Na minha opinião é um pouco mais difícil de se trabalhar porém com esforço tudo se consegue. Por um lado, dá-nos a oportunidade de sermos autónomos, de desenvolvermos o sentido de responsabilidade, atitudes entre outros. Por outro lado, é provável que não consigamos fazer tudo, porque precisamos também do acompanhamento da escola.
Em suma, é um período diferente mas ao mesmo tempo um período em que temos de estar todos unidos.
Vitória V. (7.ºAno)

Que tudo está muito em baixo, devemos ter cuidado, lavar as mãos regularmente e não devemos sair de casa. Não devemos tocar nos botões de elevador diretamente nas mãos, temos que evitar o contacto entre nós.
Guilherme T. (7.º Ano)

Em relação ao momento em que estamos a viver acho que é um tempo complicado não só para as crianças mas também para os adultos. Para as crianças porque não conseguem brincar nem ir à escolas e para os adultos porque não conseguem ir trabalhar e muitos não recebem ordenados.
Afonso S. (7.º Ano)

Na minha opinião, não há muito a dizer, não concordo com aulas à distância porque há pessoas que não têm meio de comunicação para o mesmo.
Tiago A, (7.º Ano)

Acho que é uma situação que tem causado uma grande preocupação em todo o mundo. Esperemos que tudo volte ao normal, sem grandes alterações na população.
Lara C. (7.º Ano)

O que eu acho sobre este momento é que temos que ficar em casa porque até obterem uma cura para derrotar o covid-19 vai demorar . Este vírus é muito perigoso e já há 12 óbitos em Portugal e vários infetados.
Filipe H. (7.º Ano)

Está a ser uma altura difícil, onde o contacto e os beijinhos com os mais chegados não é permitido, na minha opinião um pesadelo (ao inicio), mas agora com o estado de calamidade, estamos um pouco mais abertos mas mesmo assim temos de respeitar o espaço devido e a utilização de máscara.
Espero que tudo se vá resolver :) (58 palavras)
Guilherme M. (8.º Ano)




















Comentários

Mensagens populares