Como se estuda e aprende em tempo de pandemia pela voz "deles"

Todas as semanas, à quarta-feira, realiza-se o encontro semanal síncrono. Estas sessões têm como objetivo esclarecer dúvidas sobre o trabalho proposto e também permitir a manutenção da "presença" física e do contacto social à distância. 
Há ainda espaço para se debater um determinado tema sugerido pelos alunos após o preenchimento de um inquérito. 
Por exemplo, na sessão do dia 06/05 foi abordada a seguinte temática: "Será possível criar um clube de leitura digital / à distância?"
Desta conversa, verificou-se o interesse em que existisse um momento por semana durante o qual se pudesse conversar sobre as leituras que todos andássemos a fazer. Assim, a partir da próxima semana, será criado um espaço nesse sentido.

Após a realização de cada sessão síncrona, é disponibilizado um inquérito onde os alunos dão feedback sobre a sua presença e têm a oportunidade de dar a opinião sobre o assunto debatido na sessão.

Na sessão do dia 29 de abril, a temática em discussão foi: "Ao fim de quatro semanas de aulas (2, no 2P e 2, no 3P), como é aprender à distância?" Propôs-se, então, no inquérito de feedback, que os escrevessem um pequeno texto, onde, sumariamente, descrevessem como estudam e aprendem. (Os alunos que não tivessem estado na sessão síncrona também deviam participar).

Eis algumas das respostas:

Esta forma de ensino à distância está a funcionar comigo! Estou a aprender!
Tenho-me organizado com o plano semanal, sublinhando as tarefas que já realizei. Depois, vou ver no plano os temas/assuntos das tarefas pedidas, faço as tarefas e a seguir vou estudar através do manual de cada disciplina os assuntos desenvolvidos nas tarefas pedidas, dessa semana.
Tenho estudado através de resumos que faço, com ajuda do manual.
Os resumos que faço são todos feitos à mão, para continuar a usufruir do contacto com a escrita, com o papel e com os lápis/canetas.
Beatriz (8.ºAno)

Na minha opinião, aprender à distância é um processo que ainda estranhamos um pouco, porém com o tempo vamos habituar-nos.

Por um lado, permite-nos desenvolver a autonomia e aprender mesmo sem estarmos a ter aulas presenciais, o que é bom, porque talvez, no próximo ano letivo, tanto eu como todos os meus colegas tenhamos mais autonomia e resiliência do que tínhamos no início deste ano escolar.

Por outro lado, podem ficar algumas perguntas por perguntar, também pode acontecer que, no próximo ano letivo, ao chegarmos à escola tenhamos mais dificuldades em alguns assuntos, porque só aprendemos superficialmente.
Acho que a maioria se está a dar bem com o processo, por exemplo, ao início, o meu ritmo a fazer os trabalhos pedidos era mais lento, agora que estruturei um horário, organizei novamente o meu portátil, voltei a escrever mais à mão, tudo anda mais rápido.
Em suma, é só uma questão de ter vontade de trabalhar.
Vitória V. (7.ºAno)

É uma maneira diferente, mas dessa forma consigo ser mais autónomo e mais organizado nas minhas tarefas e também é uma forma dos alunos aprenderem a consolidar as matérias sozinhos. Eu tenho respeitado o horário escolar e vejo o #estudoemcasa na RTP Memória, se não fosse esta a forma de dar as aulas já me tinha esquecido de algumas matérias, também tenho a ajuda das videoconferências, quer ser para transmitir as nossas dúvida, convivermos com os professores e colegas da turma e algumas disciplinas dão aulas através das videoconferências, isso ajuda muito.
Eu sou muito sincero, estou a gostar muito de trabalhar assim, e confesso estou muito farto daquela rotina de acordar cedo e ir logo para escola, porque lá é muito confuso e muita pressão, o tempo na escola física é muito pouco, temos de trabalhar ainda mais rápido, pelo contrário cá em casa eu tenho o meu tempo e posso-me organizar como eu quero, o meu único problema é ter muitas saudades dos meus colegas, professores e funcionários.
João C. (8.º Ano)

Eu tenho andado a ver o #EstudoEmCasa e a fazer os trabalhos que os professores mandam. No #EstudoEmCasa, eu ando a pensar que eles mostram mais matéria de 7º ano do que de 8º, mas pelo lado positivo revejo a matéria do ano passado. Quanto aos trabalhos dos professores, eu penso que é muita coisa para fazer numa semana, mas, pelo menos, mantemo-nos ocupados e também é uma boa maneira dos professores nos avaliarem.
Pedro P. (8.º Ano)

Aprender à distância tem sido diferente porque tenho de conseguir ter a capacidade de organizar o meu tempo de forma a fazer todos os trabalhos. Para mim, esta mudança foi positiva porque fez com que a minha família participasse mais na minha vida escolar e fez-me ganhar mais responsabilidade. Uma das minhas formas de organização é no início de todas as semanas fazer uma lista das tarefas a fazer e fazer as mesmas por ordem de data de entrega. Eu tenho estudado pelos manuais mas principalmente pelo computador, através da plataforma da Escola Virtual, e estou a aprender muito com esta mudança porque tenho aprendido novas formas de trabalhar.
Tiago M. (7.º Ano)

Bem, eu acho que aprender à distância é sempre mais complicado por que não é a mesma coisa que estar ao pé de um professor, ele pode explicar as dúvidas, e explicar novamente até perceber, mas pela Internet principalmente pelo #EstudoEmCasa é sempre mais complicado. Em relação a como eu aprendo, os professores ajudam nisso porque mandam fichas para fazermos, mas também vou ao livro e sublinho o que é importante para decorar. Assim com a ajuda dos professores facilita mais.
Iara P. (7.º Ano)

Eu acho que é mais fácil aprender na escola porque, quando temos aulas presenciais, os professores dão a matéria e agora mandam trabalhos para fazer. Mas estou a conseguir aprender, embora seja mais difícil. A forma como tenho estudado é fazendo os trabalhos, indo às videoconferências que os professores dão e vendo a telescola.
Daniela F. (8.º Ano)

Eu, durante estas semanas, tenho feito trabalhos de mais ou menos três matérias, isto de manhã, à tarde vejo a tele-escola e tiro apontamentos. Normalmente, faço os que têm menos prazo, por exemplo , do dia 26 a dia 30 e deixo os com mais prazo para o final. Na minha opinião, não é mais fácil mas é fácil, porque nas aulas presenciais temos o professor presente para nos tirar as nossas dúvidas e na tele-escola não, mas, por outro lado, é fácil, porque se precisarmos de tempo para copiar ou não tivermos percebido uma parte do que o/a professor/a disse podemos passar para trás e resolver e também podemos ter mais concentração, pois não temos barulho à nossa volta.
Rita C. (7.º Ano)

Eu estudo ao fazer os trabalhos que os professores mandam e assistindo ao #EstudoEmCasa. Eu acho que estou a aprender com o #EstudoEmCasa. Também acho que as sessões de videoconferência a português são uma boa ajuda e uma boa forma de tirarmos dúvidas. Acho que estou a aprender bem (dentro dos possíveis) nesta quarentena, tanto como a fazer os trabalhos e os testes que os professores nos mandam, como a assistir ao #EstudoEmCasa. Concluindo, acho que, no geral, estou a aprender bem.
Gabriel P. (7.º Ano)

Aprender em casa é um conceito totalmente novo, já que nunca tivemos esta situação anteriormente. Eu tenho estudado a partir das aulas televisivas e com os trabalhos de casa que os professores mandam. Organizo-me usando o word para apontar o que já fiz. Gosto de fazer exercícios quando possível em folha porque gosto de escrever e para continuar a treinar a ortografia. Acho que quanto mais tempo estivermos a trabalhar desta forma mais fácil será.
Maura M. (8.º Ano)

Devido ao Covid-19, muita coisa mudou como, por exemplo, o fecho das lojas etc., mas, na minha opinião, um dos setores que teve mais mudanças foi o ensino com o fecho das escolas e o começo da telescola, com outros métodos de aprendizagem. Mas agora perguntamo-nos estamos a aprender? Sim estamos a aprender, sendo que temos muitos trabalhos para fazer e a minha forma de estudar é fazendo-os claro mas, também, no final do dia, vou ler os livros da matéria que tive a estudar fazendo trabalhos do dia e assistindo na telescola .
Margarida M. (7.º Ano)

Sobre aprender à distância nestas quatro semanas, eu acho que estamos a aprender mas com alguma dificuldade. Também acho que aprender à distancia é diferente e mais divertido do que nas aulas. Eu tenho estudado de manhã e de tarde e ainda com as aulas pela televisão. Eu acho que todos os professores estão a mandar muitos TPCs o que é mau, só que, por outro lado, também é bom para nós voltarmos ao ritmo que tínhamos antes. É esta a minha opinião sobre as aulas em casa.
Tiago S. (7.º Ano)

Na minha opinião acho que temos vindo a aprender, com os exercícios que os professores nos mandam, porque nós quando os vamos fazer ainda vamos estudar um bocadinho sobre o assunto da atividade.
Lara F. (7.º Ano)

Ao final de quatro semanas, a minha organização melhorou, mas podia ser melhor. Tendo feito os trabalhos consoante a data de entrega e nível de facilidade. À medida que os faço, vou escrevendo o que já fiz numa folha.
Podia melhorar na medida de fazer os trabalhos mais antecipadamente e não deixar para a última.
A português estou a aprender, mas também a relembrar, já nas outras disciplinas, sinto que só estou a relembrar.
Sofia A. (8.º Ano)

Acho que podia ser mais fácil, se os professores fizessem mais aulas online e não encher os alunos de trabalho. Ajudaria muito em compreender o trabalho proposto como a aprendizagem da nova matéria. A minha rotina tem sido acordar e tomar o pequeno-almoço, depois vou para o computador realizar as tarefas propostas. Ao final do dia, depois de concluir algumas das tarefas, vou fazer alguma coisa para me distrair dos trabalhos e da escola.
Rodrigo S. (8.º Ano)

Na minha opinião, não estamos a aprender tanto como aprenderíamos se estivéssemos na escola, também é complicado. O meu estudo acho que é o estudo que sempre fiz, é como faço os trabalhos de casa só que tenho que ter mais organização, sendo que tenho vários trabalhos de todas as disciplinas. Aponto as disciplinas e videoconferências que tenho na tal semana num papel e depois de acabar o trabalho da tal disciplina ou ter comparecido na videoconferência ponho um certo.
Beatriz P. (8.º Ano)

Tenho estudado diariamente numa secretária com um computador. Eu estudo todos os dias e faço 2 a 3 disciplinas por dia.
A maior parte dos exercícios que faço são mais de recursos digitais do que a manuscrito. Quando tenho dúvidas, escrevo na caixa do fórum disponibilizado pela professora ou então vou à internet e pesquiso no google sobre as minhas dúvidas. Na minha opinião, acho que aprendo bastante com as novas tecnologias.
Nuno S. (8.º Ano)





Comentários

Mensagens populares