Avaliar atitudes. É possível? Como fazer?
Num dos grupos do Facebook, criado para debater e partilhar assuntos sobre o Projeto MAIA, alguém colocou a seguinte questão: "ATITUDES - Segundo o Projeto Maia como fazem a avaliação das atitudes nas Vossas Escolas? Obrigado e bom trabalho para todos."
Fiz o seguinte comentário:
E por que razão têm as atitudes de ser avaliadas?
Ser competente resulta de um processo de construção onde se entrelaçam precisamente as atitudes, as capacidades e o conhecimento. Nenhum destes aspetos pode deixar de estar presente quando se aprende.
Logo, o processo de avaliação (pedagógica) tem de os contemplar. Como? Simples. Pensando atividades onde os alunos possam desenvolver as suas capacidades. Ao fazerem isso, estarão a ter, necessariamente, atitudes que os levarão a saber o que têm de saber e, mais, mas não menos importante, a saber fazer.Portanto, a chave estará na processo de construção dos momentos de aprendizagem. Ou seja, criação de atividades.
Criei este recurso para ilustrar melhor esta ideia.
Comentários