A poesia nas aulas de português
Neste ano, não previmos, no departamento de português, nenhuma atividade específica para comemorar o dia da poesia (21 de março). Mas, naturalmente, a poesia acontece nas aulas de português de todos os professores várias vezes durante o ano. Algumas integradas nos cenários de aprendizagem que se vão construindo, outras como apontamento precisamente para comemorar o dia da poesia e ainda existem aqueles momentos únicos em que se conversa sobre poesia de forma quase espontânea.
Neste post, publica-se a descrição de duas situações de aprendizagem, uma integrada num cenário de aprendizagem, outra como apontamento para festejar o "Dia da Poesia". Ambas as situações ocorreram em turmas do 7.º Ano.
1.ª SITUAÇÃO - "Festejar a poesia"
1.° Momento - audição do poema;
2.° - Momento a desenvolver em simultâneo com o 1.° - Identificação de uma palavra por cada aluno que traduzisse o que sentiam enquanto ouviam o poema (tinha de ser um nome);
3.° Momento - Construção de um mapa de ideias em conjunto a partir das palavras ditas pelos alunos;
4.° Momento - Contextualização histórica do poema e Identificação de pares de palavras que se opusessem (antíteses);
5.° Momento - Síntese oral construída em grande grupo, moderada pela professora e participada pelos alunos.
E houve um 6.° Momento que não estaria previsto mas um aluno fez questão de fazer silenciosamente: escrita de um poema.
2.ª SITUAÇÃO - "Poesia à maneira de..."
Foi ainda efetuada a leitura expressiva em turma do poema.
Comentários