Reflexão extemporânea sobre a E@d_2021 - Reflexão sobre avaliação pedagógica em E@d

Em 2021, fiz muitas reflexões sobre o uso do digital nas práticas pedagógicas. Momentos houve em que me apeteceu decidir que todos os alunos passariam a ser considerados como Não ligados. Fui-me apercebendo que a estratégia que se tentava "impor" era a de imitar pelo digital aquilo que fazemos, já com tantas fragilidades, no presencial. 

Não funcionou.

Não funciona.

Tivemos a oportunidade de fazer um reset... mas perdemos essa oportunidade. 

Saibamos, agora. Oxalá.

Partilho, de seguida, uma reflexão que fiz numa grupo de professores do facebook e que desenvolver este assunto, reportando-se à realidade que todos vivíamos na escola na altura. Partilho agora neste espço porque. hoje, houve um aluno ao fim de mais de 100 aulas em que todos as semanas são propostas atividades que implicam aceder a propostas feitas online para serem também desenvolvidas online através de ferramentas online me veio dizer que não conseguia aceder ao plano semanal... porque... bem, nem ele sabia porquê. 

A pedagogia em elearning exige estratégias pedagógicas sofisticadas e tempo. Ou melhor, boa gestão do tempo, melhor, ainda, qualidade na gestão do tempo. E isso não se ensina nos manuais. Pois.

REFLEXÃO


"Temos a oportunidade  de ouro de mudar o paradigma neste processo de E@D a que estamos obrigados sem querer.  Andamos há anos a dizer que não temos condições para mudar porque não existem os meios tecnológicos. E a grande questão continua a ser tentar perceber qual é a  ferramenta de videoconferência que nos permita controlar com total eficácia o comportamento dos alunos. 

Caros colegas, temo dizer-Vos que não existe. Mesmo que, aparentemente,  todas as definições nos garantam que controlamos tudo, um deles ha de arranjar maneira de dar a volta ao assunto. E isso, curiosamente,  é ser resiliente. Porque não dizer-lhes que sabemos que podem tudo?  Dizer-lhes que agora, mais do que nunca, o sucesso depende da atitude. Porque no trabalho a distância, se não houver, de facto, trabalho, não há resultados. 

Exemplificando, estaria prevista a exploração individual de um recurso,  video ou outro no início da sessão síncrona, ou a discussão sobre os recursos explorados antecipadamente.  Posteriormente,  ainda nessa sessão,  cada um teria de, num fórum,  em áudio,  vídeo, texto em word, enviar uma reflexão sobre a temática em estudo e que implicasse a exploração dos recursos. Os alunos que existem para nos perturbar o espírito não resistem a duas sessões síncronas com este ritmo. E não irão trabalhar, logo não terão resultados. Assunto arrumado. 

A discussão deveria ser sobre pedagogia. A ferramenta deveria estar ao serviço da pedagogia. Desculpem o tom mas recebi um email de uma DT a informar, às 21:30, de hoje, portanto, sexta-feira, que um dos alunos passava a Não ligado. Ora isso implicaria que trabalhássemos durante o fim de semana, já  que de acordo com o que está definido, o plano para estes alunos tem de ser enviado até às 9:30 de segunda-feira. E o que tem isto a ver com o resto? Tem tudo. É  a atitude, nossa e deles. E acharmos que podemos tudo só porque estamos a comunicar com uma ferramenta que nos permite dizer/escrever sem feedback imediato, perdemos atitude. Perdemos o respeito pelo outro. Enfim. Conversem com os miúdos.  Falem com e não para.  Eles estão recetivos."

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