quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comunicação audiovisual - que papel?


A televisão hoje em dia é um importante meio de comunicação. Através dela podemos ver programas de entretenimento ou outros mais informativos. Quando utilizamos este meio de comunicação podemos melhorar o nosso vocabulário e enriquecer os nossos conhecimentos. 
Tendo em conta que antigamente não havia televisão, as pessoas aproveitavam o tempo conversando ou contando histórias. Actualmente, podemos aproveitar este meio de comunicação, mas por outro lado não devemos depender muito dele, porque, na verdade, temos que perceber quais os programas que são importantes para a nossa idade.
Na verdade, a televisão faz parte da vida de todos nós, mudando o nosso comportamento, mas, apesar disso, temos que ser inteligentes e ter cuidado para não imitar tudo o que vemos, pensando como é importante respeitar a educação dos nossos pais evitando uma linguagem incorrecta ou outros comportamentos agressivos.
Sendo assim, como deverá ser utilizado este meio de comunicação?
Ele não deve substituir a nossa família ou o tempo necessário para a escola, assim como para outras actividades importantes para o nosso crescimento.
Desta forma, o papel da televisão hoje em dia é transmitir informação pelo mundo e … provocar mudanças na vida de todos nós!

Maria Inês Oliveira, 7ºAno

Por comunicação audiovisual entendemos todos os meios de comunicação que usam imagens e sons para se exprimirem. Por outras palavras, tudo o que conseguimos ver e ouvir.
Hoje em dia, um dos mais utilizados é a televisão. De facto, este meio de comunicação tem um papel extremamente importante na sociedade actual. É através dela que conseguimos saber todas as notícias, quer do nosso país, quer do Mundo. Mas é também através dela que aprendemos e que passamos os tempos livres.
Na minha opinião, a televisão é um meio sem o qual não poderíamos viver! Com base em experiência própria, posso dizer que utilizo a televisão para ver filmes, séries e outras programações. 
Mas claro que a televisão tem de ser utilizada com cuidado… E porquê? Porque demasiadas horas à frente de uma televisão podem provocar não só problemas de visão, como também um problema a que damos o nome de vício. Uma pessoa viciada em televisão é alguém que se senta sempre em frente de uma televisão quando a tem por perto e que se desliga do mundo em redor para ver programações do seu agrado.
Concluindo, a comunicação audiovisual faz parte da nossa vida e é muito importante, mas apesar disso, devemos ter cuidado com a forma como a utilizamos.

Leonor Ferreira, 7ºAno 

Sem comentários: