quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Oficina de escrita - 1 / 8ºB (2012/13)

1ª Oficina de escrita / 8ºB

OBJETIVO

Escolher uma das propostas:

PROPOSTA A


Escolham um dos cartoons e escrevam um texto, respeitando a seguinte estrutura:
1º Parágrafo
  • Identificar o autor (devem consultar o manual, pp 35 e 36) e o tema do cartoon;

2º Parágrafo
  • Descrever a imagem escolhida;

3º Parágrafo
  • Referir a sua intenção crítica;

4º Parágrafo
  • Apresentar a sua opinião sobre a eficácia da mensagem. 



PROPOSTA B




PRAZO DE ENTREGA

  • Se fizerem o trabalho em suporte papel devem entregá-lo até ao dia 7 de dezembro, na sala de aula.
  • Se optarem por realizar o trabalho em suporte digital, podem enviar até ao dia 10 de dezembro para a caixa de comentários ou para o email (até às 23:55).


Proposta adaptada do manual Diálogos 8 
(Porto Editora), página 37




3 comentários:

Anónimo disse...

Proposta A

O autor desta Cartoon chama-se Jan Zandstra, e esta Cartoon fala sobre a falta de espaços verdes.
Esta imagem demostra uma senhora a desenhar algumas folhas e um Sol na sua janela.
Esta imagem demonsta que cada vez mais existe falta de espaços verdes e isto alerta para o facto da falta de oxigénio e do aquecimento global.
Acho que esta imagem é bastante eficaz, pois quando vamos, por exemplo, a uma cidade, dificilmente vemos alguma arvore ou alguma planta, e isso é bastante perturbador para o meio ambiente e para os seres vivos, visto que somos nós que respiramos oxigénio.

Carlos Ferreira Nº5

Anónimo disse...

O cartoon B foi desenhado por Jan Zandstra e, tem como tema a poluição.
Neste cartoon está representada uma mulher em cima de um escadote, a pintar a janela. Na janela está desenhado um sol e folhas verdes, pois por fora da janela só tem prédios e nenhum espaço verde.
O autor pretende mostrar que há cada vez menos espaços verdes, logo faz com que a poluição aumente.
Na minha opinião o cartoon pode ajudar a mudar o modo de pensar de algumas pessoas. Mas, também tenho de admitir, que algumas pessoas não se preocupam minimamente com este assunto.

Andriana 8ºB

Anónimo disse...

Eu escolhi o cartoon D. O seu autor é Darío e o tema do cartoon é “Os maus hábitos”.
Neste cartoon, aparece uma criança obesa a ir para a escola com um frigorífico às costas, que está tão cheio que deixa cair alguma comida de “plástico” para o chão. Essa criança tem, na sua mão esquerda, uma coca-cola e na sua outra mão, o rapaz, tem uma mochila. Ele está vestido com roupas que mal lhe servem.
O autor deste cartoon teve a intenção de alertar as pessoas para o consumismo, tanto que o demonstra desenhando um frigorífico, tão cheio que deixa cair a comida que está dentro dele. Teve também o objetivo de abordar o problema que é a obesidade infantil. O autor do cartoon demonstrou este assunto, desenhando um rapaz muito gordo.
Eu acho que este cartoon é eficaz, porque me pôs a pensar sobre a quantidade de comida que algumas pessoas comem, mesmo não precisando dela, só por gulodice. Às vezes, até compram comida e deixam-na estragar-se, por terem muitas outras coisas para comer. Fez-me pensar, também, se eu desperdiço a comida que compro ou se a compro em demasia. Por isso acho que este cartoon é eficaz, porque me fez pensar no assunto sem eu me aperceber.

Inês Almeida (8ºB)