quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

José Saramago - Nota biográfica (9ºC e D)


Partindo da leitura do texto da página 51 do manual, devem redigir uma nota biográfica e publicá-la na caixa de comentários.

O prazo termina:

  • para o 9ºC, no dia 30/01/13*.
  • para o 9ºD, no dia 05/02/13*.



*Os alunos podem entregar o trabalho em sala de aula, nos mesmos dias.


24 comentários:

sylviaalves disse...

José Saramago,nasceu na aldeia de azinhaga, neto e filho de camponeses. Fez os estudo secundários no liceu de Gil Vicente. Começou a trabalhar desde muito cedo, tendo exercido muitas funções.
Começou a ter mais contacto com os livros, desde que começou a frequentar a Biblioteca Municipal das Galveias.
No ano de 1947, publicou o primeiro romance, Terra do Pecado. No ano de 1998, José Saramago receu o prémio Nobel da Literatura.
Faleceu a 18 de Junho de 2010.

Sílvia A.
Nº15
9ºC

Anónimo disse...

José Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922. Sendo filho e neto de camponeses, começou a trabalhar muito cedo. Exerceu várias profissões e estudo na escola Afonso Domingues e no liceu Gil Vicente. Publicou inúmeras obras de diversos géneros tendo recebido o Prémio Nobel da Literatura e tornando-se o único escritor português a receber tão alto galardão internacional.

Elena 9ºC

Anónimo disse...

José Saramago foi um romancista. O seu primeiro romance chamava-se Terra do Pecado e foi publicado no ano de 1947.
Recebeu o prémio Nobel da Literatura em 1998.

Sílvia Alves 9ºC

Anónimo disse...

José Saramago, homem talentoso e trabalhador, destacou-se principalmente pelos seus romances, frutos de uma formação literária de autodidata. Conhecido mundialmente pelas suas obras, foi premiado com um Nobel da Literatura. Este homem dava grande importância à sua família e, certamente, nunca será esquecido.

Inês Cordeiro
9ºC

Anónimo disse...

José Saramago, ao longo da sua vida, exerceu vária profissões, até se dedicar à escrita. Desde aí, já publicou inúmeros romances, contos e até poesia. As suas obras são mundialmente conhecidas e traduzidas, e garantiram-lhe um Prémio Nobel da Literatura.

Madalena Castro 9ºC

Anónimo disse...

Com a formação literária de um autodidata, José Saramago conseguiu escrever textos maravilhosos!

Ana Silva Nº2 9ºC

Anónimo disse...

Com a formação literária de um autodidata, José Saramago conseguiu escrever textos maravilhosos!

Ana Silva Nº2 9ºC

Anónimo disse...

Mesmo sendo filho de camponeses,isso não o impediu de ser um dos melhores escritores do mundo!

Mariana 9ºC

Anónimo disse...

José Saramago foi um escritor mundialmente conhecido, sendo então o único português que arrecadou tão alta recompensa com o Prémio Nobel da Literatura. Além disso, a sua formação literária foi a de um autodidata, isto é, aprendeu por si próprio, tornando-se assim ainda mais admirável.

Margarida Pinheiro
9ºC

Anónimo disse...

José Saramago nasceu em meados do séc. XX, em Ribatejo. O seu primeiro romance publicado foi “Terra do pecado”, em 1947. Desde aí, publicou inúmeros contos e romances, incluindo o seu diário, “ Caderno de Lanzarote”. Foi o primeiro escritor português a receber o Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Este grande escritor morreu em 2010.

Viktoriya Vashchynska 9ºC

Anónimo disse...

José Saramago foi um grande escritor da literatura portuguesa, a sua formação literária foi de um grande autodidacta. O seu grande êxito foi em 1980 com o “Levantado do Chão”.
As suas obras mundialmente conhecidas e traduzidas, conta com muitos títulos em diversos géneros. José faleceu com 87, no dia 18 de Junho de 2010.

Liliana Oliveira - 9ºD

Anónimo disse...

José Saramago começou a trabalhar cedo exercendo diversas profissões, entre elas tradutor e jornalista. Em 1947, publicou o seu primeiro romance, mas o seu grande êxito começou em 1980, tendo recebido, em 1998, o Prémio Nobel da Literatura.
Tornou-se o único escritor português a receber tal prémio tão grandioso. Foi essencialmente um grande romancista, escrevendo também contos e poemas.
Margarida Almeida
Nº10 9ºC

Anónimo disse...

José Saramago nasceu no dia 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, Ribatejo. Veio viver para Lisboa, tinha ele 2 anos.
José Saramago estudou em vários ensinos, como por exemplo na escola Afonso Domingues. Ele teve várias profissões. Foi em 1947 que publicou o seu primeiro romance, mas só dezanove anos depois lançou o seu segundo romance. Em 1998, recebeu o seu primeiro prémio Nobel da Literatura.
José Saramago acabou por falecer no dia 18 de Junho de 2010, tinha ele os seus 87 anos.

Sara Costa 9ºD

Anónimo disse...

José Saramago foi um importante escritor que nasceu a 16 de Novembro de 1922, no Ribatejo.
Publicou muitos livros, entre os quais Terra do Pecado e Os Poemas Possíveis.
Em 1998, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, tendo sido o único escritor português a receber tão alto galardão internacional.
Faleceu a 18 de Junho de 2010, aos 87 anos, nas Canárias.

Maria Inês Oliveira
9ºD - Nº20

2 de Fevereiro de 2013 à0 21:15

Anónimo disse...

Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922 na aldeia de Azinhaga no Ribatejo.Aos dois anos mudou-se para lisboa onde frequentou o liceu Gil Vicente.Ele começou a trabalhar inicialmente como serralheiro, desenhador, funcionário admistrativo entre outros.
Em 1947 publicou o seu primeiro livro "Terra do Pecado".A partir daí começou a publicar até que recebe em 1998 recebe o prémio Nobel da escritura.
Saramago morre no dia 18 de Junho de 2010 na sua casa em Lanzarote.
António Carvalho 9ºD Nº3

Anónimo disse...

José Saramago, é um nome que será sempre recordado. Estudou no liceu Gil Vicente, e mais tarde, na escola Afonso Domingues. Começou a trabalhar como serralheiro mecânico, desenhador, funcionário administrativo, editor, tradutor e jornalista. E quando era serralheiro mecânico teve o seu primeiro contacto com livros dos
grandes escritores, na Biblioteca Municipal das Galveias.
Em 1947 publicou o seu primeiro livro, "Terra do Pecado", mas escreveu muitas mais obras. José Saramago tornou-se o único escritor português a receber um alto galardão, quando em 1998 recebeu o prémio Nobel da Literatura.

Lara Trindade nº 12 9ºD

Anónimo disse...

Nota biográfica de José Saramago :
José Saramago na sua formação literária foi um autodidacta, em 1947 publicou o seu primeiro romance "Terra do Pecado" e recebeu o prémio Nobel da literatura.
Ana Carolina 9ºD

Anónimo disse...

José Saramago começou desde cedo a exercer diversas profissões e aprendeu muito sobre literatura sozinho, tendo depois começado a publicar livros que apaixonaram o público. Ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1998, sendo o único português na história que alguma vez recebeu este prémio.

Leonor Ferreira , Nº 15 , 9ºD

Anónimo disse...

Gil Vicente não se sabe onde nasceu, foi o primeiro dramaturgo português, no dia 7 de Junho de 1502,recitou a sua primeira peça o Monologo do vaqueiro.
A soa ótima o bera foi Floresta de Enganos ,Gil Vicente morreu em 1536, os seus filhos em 1562 publicaram a obera completa com o titulo todas as oberas de Gil vicente.

Leonardo Da Costa Santos nº14 9D

Anónimo disse...

José Saramo nasceu a 16 de Novembro de 1922. Começou a trabalhar muito cedo em diferentes profissões. A sua formação literária foi a de um autodidata. Foi em 1947 que publicou o seu primeiro romance, "Terra do Pecado", mas apenas, 19 anos depois publicou o segundo, "Os Poemas Possíveis". Em 1998, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se assim o único escritor português a receber tão alto galardão internacional. Faleceu a 18 de Junho de 2010, aos 87 aos.
Damiana Mateus Nº6 9ºD

Anónimo disse...

José Saramago foi um autodidata em relação à sua formação literária. No ano de 1982, escreveu um dos seus maiores êxitos: "O Memorial do Convento". Em homenagem ao seu trabalho, 1998 recebeu o Prémio Nobel da Literatura

Catarina Baptista Nº5 9ºD

Anónimo disse...

"A sua formação literária foi a de um autodidacta.", "Em 1947, publicou o seu primeiro romance, Terra do Pecado...", "Em 1998,recebeu o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se assim o único escritor português a receber tão alto galardão internacional."

Mariana Baptista Nº21 9ºD

Anónimo disse...

José Saramago foi um memorável escritor português. A sua formação literária foi a de um autodidata. Publicou o seu primeiro romance, Terra do Pecado, em 1947. A sua obra é mundialmente conhecida e conta com inúmeros títulos em diversos géneros. Acabou por falecer em 2010, depois ter sido o primeiro escritor português a ganhar o Prémio Nobel da Literatura.

Gonçalo Marques
Nº11 - 9ºD

Anónimo disse...

Nota biográfica de José Saramago :
José Saramago na sua formação literária foi um autodidacta, em 1947 publicou o seu primeiro romance "Terra do Pecado" e recebeu o prémio Nobel da literatura.
Ana Carolina 9ºD


*Republicado pela prof., uma vez que foi publicada noutro post.