segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

3ª Oficina de escrita (8ºB) - Texto de opinião


Podem entregar o texto na sala de aula ou publicar na caixa de comentários* deste post.

Prazos
Sala de aula - 8 de Fevereiro;
Caixa de comentários - 10 de Fevereiro.

*Caso não queiram que seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.

Proposta de escrita do manual 
( COSTA, Fernanda e MAGALHÃES, Vera - 
Diálogos, Língua Portuguesa 8ºAno, Porto Editora, pág. 34). 

3 comentários:

Joana Marques 8ºB disse...

O poder de um livro
Eu aconselho aos leitores mais românticos, sensíveis e pensativos a lerem o livro Se Eu Ficar de Gayle Forman, editado em 2010, da Editorial Presença e da coleção: Noites Claras
Ao ler este livro não iremos conseguir para de ler até acabarmos, pelo menos aquele capítulo, porque é um livro inquietante e comovente. Fala-nos de uma rapariga normal, com os seus problemas, até que a sua família decide fazer um piquenique, mas a viagem não corre como esperavam e obriga a rapariga a fazer a maior escolha da sua vida.
Até o leitor mais anti sentimentalista vai acreditar na importância da amizade, da família e do amor, porque este livro vai demonstra- -nos como a vida é demasiado pequena e incerta para muitas dúvidas, preocupações e desavenças!
Na minha opinião é um livro extraordinariamente emocionante que nos obriga a refletir sobre a nossa vida, sobre as pessoas e as coisas pelas quais vale a pena vivermos e faz sentir todos aqueles sentimentos incríveis que só um livro pode causar.
Número de palavras:
174

Anónimo disse...

A série americana "Vampire Diaries",está dentro das categorias: drama e suspense. Criada por Kevin Williamson, Julie Plec e Brett Matthews, veio ao público televisivo em 2009. Como diz o titulo (traduzido) "diários dos vampiros" a história fala sobre uma rapariga chamada Elena (Nina Dobrev), que se torna vampira, devido à sua convivência com dois irmãos, Damon (Ian Somerhalder) e Stefan (Paul Wesley) Salvatore, todos eles escrevem diários, excepto o "irmão imprevisível" Damon . Estes vão passar por muitos dramas. A série tem neste momento 4 temporadas.
Apresenta um carácter muito irrealista e muito dramático, apesar de ser destinada para a juventude. A existência de vampiros, lobisomens, e híbridos pode ter um peso negativo e positivo, depende de quem está a assistir a série. Negativamente poderá perder alguma audiência devido a essas fantasias. Por vezes poderá ser tornar confusa devido às imensas situações que vão acontecendo ao longo dos episódios. O intervalo entre as temporadas é muito grande, poderá retirar o interesse.
O drama e o irrealismo poderá ser também positivo, pois enriquece a história. A relação de escola-vida pessoal da personagem principal também é uma boa extensão, pois é nesse aspecto em que a sequência tenta equilibrar o realismo, tentando se identificar com os espectadores americanos mais novos. O efeitos especiais, os cenários, e o elenco está bem estudado e bem definido. Ao longo dos episódios o suspense domina muito pois "Vampire diaries" tem muito pormenores, o que é um aspecto que os mais novos procuram numa série.
Concluindo, recomendo assistir a esta sensacional série, cheia de aventuras e dramas. Esta ganhou alguns prémios e é das mais assistidas. De 0-10, daria nota 8.

Lara Kwai 8ºB N.º18

Anónimo disse...

Aventura nunca é demais
A Rosa do Egipto é o décimo livro do escritor Álvaro Magalhães. Este livro conta-nos mais uma grande aventura de dois rapazes e uma rapariga. A Joana, o Joel e o Jorge que formam o Triângulo Jota. Certamente que para desenvolver a história mais personagens se juntam à ação.
Um dos aspectos positivos deste livro é que conta a história com muitos pormenores e assim interessa mais o leitor. Chama à atenção de factos que acontecem na realidade, fazendo com que o leitor pense mais no assunto. Usa vocabulário simples o que torna a compreensão mais fácil.
Na minha opinião um dos aspectos negativos deste livro é que possui muitas páginas, então muitos indivíduos não se interessam pelo livro.
Concluindo, este livro é interessante para adolescentes que gostam de aventuras e um pouco de ficção.


Andriana Tepordei nº1 8ºB