quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

4ª Oficina de escrita (8ºB) - Paródia a conto tradicional


Podem entregar o texto na sala de aula ou publicar na caixa de comentários* deste post.

Nota: No trabalho têm de indicar, além do nome do conto tradicional que escolherem parodiar, a situação inicial que vão alterar.

Prazos
Sala de aula - 1 de março;
Caixa de comentários - 3 de março.

Recursos

*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Caso não queiram que seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.

Proposta de escrita do manual 
( COSTA, Fernanda e MAGALHÃES, Vera - 
Diálogos, Língua Portuguesa 8ºAno, Porto Editora, pág. 60).





2 comentários:

Anónimo disse...

Preta de Terra

Era uma vez uma rainha que sonhava ter uma filha linda. Como desejava tantas vezes,nasceu-lhe uma filha feia. À nascença a rainha morreu. O pai chamou-a Preta de Terra. Entretanto casou com uma mulher lindíssima e que toda a gente gostava dela.
Como possuía um espelho mágico, ordenou-lhe que a tornasse feia para ver se as pessoas gostavam dela na mesma. Então, todos os anos perguntava ao espelho se ela era a mais feia de todas as mulheres e o espelho respondia sempre: “Senhora Rainha, tu és a mais feia". Quando a Preta de Terra fez dezassete anos a rainha voltou a perguntar: “Espelho meu, espelho meu há alguém mais feio do que eu?” E o espelho respondeu: Tu és feia, rainha, isso é verdade, mas Preta de Terra é ainda mais feia."
Ela ficou furiosa, então mandou um macaco “caçador” matá-la e obrigou a trazer o seu coração como prova. O macaco, cheio de pena ajudou a Preta de Terra a fugir e disse-lhe para se esconder na floresta. Ela assustada começou a correr tão depressa que encontrou uma casa. Já com a rainha o macaco entregou-lhe um coração de um veado. Contente, voltou a perguntar ao espelho quem era a mais feia e o espelho voltou a dizer que a Preta de Terra era a mais feia.
Preta de Terra entrou naquela casa, e achou tudo muito estranho… Era tudo gigante. Ela,comparada com as coisas parecia uma formiga. Mais tarde, ouvia-se a porta.Eram os habitantes que viviam ali. Ela, estava à porta e ficou espantadíssima! Eram gigantes que viviam naquela casa. Contudo, ela contou o que lhe aconteceu e eles aceitaram-na em casa deles.
A rainha descobrirá onde ela estava então transformou-se em princesa. Chegando à casa onde Preta de Terra estava, ofereceu-lhe uma amora. Ela não sabia que a amora estava envenenada então comeu. Minutos mais tarde Preta de Terra estava morta.
Quando os gigantes descobriram que estava morta passaram dias junto dela a chorar...
Um dia, passou por ali um príncipe e ficou apaixonado por ela. Faziam um belo par, pois eram os dois feios. Deu-lhe um beijo e ela acordou. Viveram assim felizes para sempre.

Andriana Tepordei Nº1 8ºB

Anónimo disse...

Bolonhesa
Era uma vez, um casal que brevemente iria ter uma criança. Viviam ao lado da casa de uma bruxa. Como a maioria das grávidas, a esposa tinha desejos inexplicáveis! Por momentos estava a olhar para o jardim vizinho e avistou uma pizza! A partir do momento, desejou obsessivamente, aquela monstruosidade de calorias. O marido tentando ajudar a sua amada, roubava uma fatia todas as noites, mas numa delas foi apanhado pela bruxa e acusado de roubo. A mulher acabou por falecer, mas antes a criança nasce... Uma menina não muito bonita.
O homem implorou que nada lhe acontecesse, a velha deu-lhe misericórdia em troca da sua da sua filha.
A menina foi entregue, e a bruxa deu-lhe o nome de Bolonhesa, pois era o nome da pizza que tinha posto a criança naquela situação.
Bolonhesa, aos doze anos foi trancada numa torre muito alta, sem meio de entrada e saída, apenas uma janela. Também foi enfeitiçada para que fosse ainda mais feia, horrível! A menina não ia a lado algum, não tinha muito cuidado com o seu aspecto, então possuía uma barba ENORME! Esse foi o meio que a bruxa utilizava para subir a torre, escalava agarrada à barba...
Um dia um príncipe encontrou a torre, pois Bolonhesa estava a cantar horrivelmente mal. Curioso tentava encontrar maneira de subir. Até que um dia descobriu, presenciou escondido uma visita da velha.
Quando a maléfica foi embora o jovem príncipe subiu a torre e pediu Bolonhesa em casamento, "Não se escolhe quem se ama"...
Com aquele acto de amor por parte do príncipe o feitiço que tornava Bolonhesa horrível desapareceu, e tornou-se ainda mais bonita. Linda! Mas continuava com barba...
A rapariga aceitou. Para Bolonhesa conseguir sair, organizou um plano: o jovem trar-lhe-ia seda para ela tecer uma escada, e como estava mais bonita , também teria de lhe trazer pinturas para parecer horrível como dantes, para a bruxa não se aperceber que se encontravam.
Numa noite foram apanhados e Bolonhesa foi mandada para a "Primark" em época de saldos (um pesadelo tornado realidade...), e a malvada fez-lhe a barba. O príncipe ficou surdo com os gritos da bruxa, assim nunca mais ouviria o seu amor. A velha malvada desapareceu...
Durante meses procurou Bolonhesa até que um dia avistou-a a beber um "fraputtino" de chocolate no "Starbucks". As lágrimas dela curaram a sua surdez.
Criaram uma família, tiveram gémeas, Bolonhesa estava linda ( continuando a cantar terrivelmente mal), enquanto o príncipe conseguia ouvi-la, foram viver para um reino muito longe, nem mesmo a magia da bruxa a conseguira encontrar... E assim VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.

Lara Kwai N.º18 8ºB
Conto original: Rapunzel
Alteração inicial: O marido não roubava frutos de rapunzel (árvore) mas sim fatias de pizza bolonhesa.