segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Gil Vicente - Nota biográfica (9ºC e D)


Partindo da leitura do texto da página 82 do manual, devem redigir uma nota biográfica sobre Gil Vicente e publicá-la na caixa de comentários.

O prazo termina:

  • para o 9ºC, no dia 05/02/13*.
  • para o 9ºD, no dia 08/02/13*.



*Os alunos podem entregar o trabalho em sala de aula, nos mesmos dias.










OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Caso não queiram que seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.







25 comentários:

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro dramaturgo português e foi tão bom naquilo que fazia que até agora, depois de tantos, os seus textos continuam a ser lidos.
Ana Silva Nº2 9ºC

Anónimo disse...

Pode-se não ter a certeza de muitos factos sobre Gil Vicente, mas todas as pssoas sabem que ele foi um grande génio do teatro e foi o primiro em Portugal.



Mariana 9ºC

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro autêntico dramaturgo português e um dos maiores génios do teatro de Portugal. Recitou a sua primeira peça no dia 7 de Junho de 1502 para comemorar o nascimento do príncipe D. João III.

Vanessa Brito 9ºC

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro autêntico dramaturgo português.
Ele está ligado à vida palaciana, tendo no dia 7 de Junho de 1502, ao serviço da Rainha Leonor, recitou a sua primeira peça, Monólogo do Vanqueiro, para comemorar o nascimento do príncipe, futuro D. João III


Sílvia Alves
9ºC Nº15

Anónimo disse...

O humor de Gil Vicente era muito apreciado pelos reis, pois este não poupava ninguém, nem os mais poderosos, sendo o teatro de Gil Vicente principalmente satírico. Por esta razão, Gil Vicente teve uma vida palaciana.

Fátima 9ºc

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro dramaturgo português e por isso, recitou a sua primeira peça, o "Monólogo do Vaqueiro",para comemorar o nascimento do principe, futuro D.Jão II.
Durante muito tempo escreveu,encenou e representou com um humor que os reis gostavam tanto que continuou a viver no palácio.

Cristiana Alexandre 9ºC

Anónimo disse...

Primeiro autêntico dramaturgo português. Não se sabe onde nasceu, quando nasceu nem quando morreu, nem mesmo o que ele terá feito antes de começar a dedicar-se ao teatro.

Nadine Santos (9ºC)

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro autêntico dramaturgo português e um dos maiores génios do teatro de Portugal. Esta importância deve-se ao facto de durante muito tempo pertencer à vida palaciana, divertindo os reis. As suas peças tinham um caráter satírico, ele fazia crítica à vida luxuosa da corte e sobretudo à Igreja. A carreira teatral de Gil Vicente terminou com a introdução da Inquisição em Portugal, porém, os seus textos foram protegistos da censura inquisitorial.

Valentyna M. 9ºC

Anónimo disse...

Ninguém sabe o seu local de nascimento nem mesmo o ano em que nasceu, mas o que é certo é que este grande homem foi o primeiro autêntico dramaturgo português e um dos nosso maiores génios do teatro. Escreveu, encenou e representou várias peças como encarregado de organizar as luxuosas festas palacianas de uma corte enriquecida. Depois da morte do dramaturgo, os seus filhos publicaram a obra completa do mesmo, sob o título Compilaçom de Todalas Obras de Gil Vicente.

Elena T. 9ºC

Anónimo disse...

Não se sabe ao certo onde nem quando nasceu Gil Vicente, mas sabemos que foi o primeiro autêntico dramaturgo português e um dos maiores génios do país. A sua primeira peça foi o "Monólogo do Vaqueiro" que recitou para comemorar o nascimento do príncipe. Depois muitas obras foram escritas e apreciadas por alguns reis. O seu teatro era essencialmente satírico e mesmo depois da sua morte, em 1536, os seus filhos publicaram a sua obra completa, "Compilaçom de Todalas Obras de Gil Vicente".

Viktoriya V. 9ºC

Anónimo disse...

Gil Vicente foi um homem bastante enigmático e pouco se conhece sobre ele. Sabe-se apenas que foi o primeiro e grande dramaturgo português que escrever, encenou e representou peças para festas luxuosas da corte portuguesa. O humor e realidade características das suas sátiras cativaram o povo.

Inês Cordeiro (9ºC)

Anónimo disse...

Gil Vicente teve uma vida muito longa, utilizava os seus textos para criticar a sociedade, foi o primeiro dramaturgo português e também um dos melhores génios do teatro. Escreveu, encenou e algumas vezes representou como encarregado de organizar grandes eventos.
Liliana Oliveira – 9ºD

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro dramaturgo português e um dos maiores génios do teatro.
A sua primeira peça foi Monólogo do Vaqueiro, que recitou em 1502.
Em 1536, terminou a sua carreira teatral com a representação de Floresta de Enganos.

Maria Inês Oliveira
9ºD - Nº20

Anónimo disse...

Ninguém sabe ao certo onde nasceu Gil Vicente, mas sabe-se que faleceu provavelmente em 1536.
Gil Vicente foi o primeiro dramaturgo Português. Por vezes Gil Vicente representou, encenou, e escreveu.
O teatro de Gil Vicente é um teatro satírico que adopta o lema “Rindendo castigat mores”.
Foi em 1536 que a carreira de Gil Vicente terminou, mas as suas peças nunca deixaram de ser representadas.

Sara Costa 9ºD

Anónimo disse...

* Este é que é o de Gil Vicente:

Pouco se sabe de Gil Vicente, nada assegura a sua identidade, este é considerado um dramaturgo português, o teatro de Gil Vicente é um teatro satírico,as obras de Gil Vicente mostram ditos populares de cada classe social.
Ana Carolina 9ºD

Anónimo disse...

Gil Vicente foi o primeiro dramaturgo português a ser conhecido , sendo o seu "teatro" caracterizado por ser satírico. Apesar da sua carreira ter terminado em 1536, parte das suas peças continuaram a ser representadas.

Mariana Baptista Nº21 9ºD

Anónimo disse...

Nota biográfica de Gil Vicente:
Nada se sabe ao certo da vida de Gil Vicente. O que se sabe de certeza é que ele foi o primeiro autêntico dramaturgo português e um dos maiores génios do teatro no nosso país. Recitou a sua primeira peça “Monólogo do Vaqueiro” para comemorar o nascimento do príncipe D. João III, filha da rainha D. Leonor e do rei D. João II. Desenvolveu todo o seu trabalho a organizar festas nos palácios das cortes.
André Agostinho 9ºD nº2

Anónimo disse...

Gil Vicente escrevia teatros, essencialmente, satíricos. Era a maneira dele criticar a sociedade e faze-la ver como alguns dos seus atos podiam ser ridículos. Adoptou um velho lema latino, "Através do riso corrigem-se os costumes", o lema mais adequado à situação.
Lara Trindade nº12 9ºD

Anónimo disse...

Gil Vicente escrevia teatros, essencialmente, satíricos. Era a maneira dele criticar a sociedade e faze-la ver como alguns dos seus atos podiam ser ridículos. Adoptou um velho lema latino, "Através do riso corrigem-se os costumes", o lema mais adequado à situação.
Lara Trindade nº12 9ºD

Anónimo disse...

Gul Vicente foi escritor, encenador e, por vezes, até ator de diversas peças cómicas, que eram representadas na corte e muito apreciadas pelos reis. Este facto trouxe-lhe imensa popularidade e reconhecimento na sociedade.

Leonor Ferreira , nº 15 , 9ºD

Anónimo disse...

Gil Vicente, nascido provavelmente a 1536, nasceu para depois da sua morte ser para sempre relembrado. Não foi apenas um escritor, nem um dramaturgo foi também um encenador e representador. Damiana Mateus 9ºD

Anónimo disse...

Sobre Gil Vicente pouco se tem a certeza: não se sabe ao certo quando e onde nasceu, que profissão exerceu, quando morreu... Contudo, sabe-se que foi o primeiro autêntico dramaturgo português e um dos maiores talentos do teatro português, sobretudo graças ao seu particular humor.

Margarida Pinheiro (9ºC)

Anónimo disse...

Não se tem informações sobre quando nem onde Gil Vicente nasceu. Sabe-se bastante bem que foi o primeiro grande dramaturgo português e uma das maiores figuras do teatro nacional. As suas obras são baseadas na sátira, pondo um Portugal cheio de defeitos a nu nos palcos.

Madalena Castro (9ºC)

Anónimo disse...

Existe um grande mistério sobre a vida pessoal de Gil Vicente. Mas o mais importante é que foi o primeiro grande dramaturgo português e um dos maiores génios do teatro. Escreveu, encenou e por vezes representou, como encarregado de organizar festas palacianas, sendo as suas peças essencialmente satíricas.

Margarida Almeida (9ºC)

Anónimo disse...

Gil Vicente não se sabe onde nasceu, foi o primeiro dramaturgo português, no dia 7 de Junho de 1502,recitou a sua primeira peça o Monologo do vaqueiro.
A soa ótima o bera foi Floresta de Enganos ,Gil Vicente morreu em 1536, os seus filhos em 1562 publicaram a obera completa com o titulo todas as oberas de Gil vicente.

Leonardo Da Costa Santos nº14 9D

*Publicado pela professora, uma vez que o aluno o publicou noutro espaço.