segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sophia de Mello Breyner Andresen - Nota biográfica (8ºB)


Partindo da leitura dos textos disponibilizados para o efeito, devem redigir uma nota biográfica sobre Sophia de Mello Breyner Andresen.

A nota deve constar de uma ou duas frases, onde refiram o aspeto ou os aspetos que Vos parecer mais relevante(s) na/da vida da escritora. 

Depois publicam-na na caixa de comentários. Têm de se identificar.

O prazo termina: no dia 24/04/13







OBSERVAÇÕES
1 - Caso não queiram que o vosso trabalho seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.
2 - Os alunos podem entregar o trabalho em sala de aula, nos mesmos dias.

*  Textos recolhidos dos Guiões de leituras disponibilizados pela editora Raiz/Plural, em novoPlural 8.

11 comentários:

Anónimo disse...

Sophia começou por contar histórias aos filhos, estes estavam doentes. Ela primeiro contou a histórias que sabia, depois mandou comprar livros, mas acabou por inventar as suas próprias histórias. Hoje em dia quase todos os contos dela, são feitos, a pensar em locais da sua infância.

Vera Lucas
8ºB Nº28

Anónimo disse...

Nasceu no Porto, a 6 de novembro de 1919, mas aos 10 anos foi viver para Lisboa.
Sophia De Mello Breyner Andresen teve uma vida muito ativa, fazendo parte de varias organizações de resistencia e sendo uma das fundadoras da comissão nacional de socorro aos presos politicos antes do 25 de abril de 1974 e deputada á assembleia constante depois do mesmo acontecimento.
Tambem escreveu variadas obras literariasmuito conhecidas, inspiradas na sua infancia e nos seus filhos.


Rodrigo Leitão Nº.26 8º.B

Unknown disse...

Nota biográfica de Sophia de Mello Breyner Andresen
A Sophia Andresen (falecida em 2004) começou por escrever obras de poesia, conto, ensaio e a tradução, mas sobretudo a infantil, devido aos seus cinco filhos. Para além da poesia, antes do 25 de Abril fez parte de várias organizações de resistências e depois do 25 de Abril, fui deputada. Recebeu muitos prémios e houve muitos livros que se destacaram.
Joana Marques 8ºB

Anónimo disse...

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de novembro de 1919 e faleceu a 2 de julho de 2004. Cresceu numa família aristocrata de descendência dinamarquesa e a maioria dos seus livros relatam as vivências da autora durante a infância.
Carolina Bonifácio 8ºB n.º6

Anónimo disse...

Sophia de Mello Breyner Andresen começou a escrever histórias depois de os seus filhos terem sarampo. Nas suas histórias inspirava-se na sua infância e os seus filhos ajudavam nisso.


Andriana Tepordei Nº1 8ºB

Anónimo disse...


Escritora portuguesa , nascida em Porto. Escritora de histórias para crianças, gostava muito de inventar histórias a partir dos lugares da sua infancia. Detestava escrever currículos, é uma pessoa intelectual e gostava de fazer as coisas da maneira dela.

Ilie Petruleac (8ºB)

Anónimo disse...

Sophia de Mello Breyner Anderson foi uma muito premiada escritora portuguesa, ganhado o mais prestigiado prémio de língua portuguesa, o "Prémio Camões" em 1999.
Destacou-se na literatura infantil e na poesia; escreveu alguns livros como: "A Menina do Mar", "Livro Sexto", "O Rapaz de Bronze" ou "O Cavaleiro da Dinamarca"

Maria Carolina Nº 20

Anónimo disse...

Nota Biográfica sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen inspira-se na sua infância para escrever as suas histórias. Todos os locais relatados nos seus textos são sítios onde ela já estivera, e que lhe recordavam boas memórias.

Nota biográfica feita pela aluna Inês dos Santos Baltazar nº15 8ºB

Anónimo disse...

Ela nasceu a 6 de Novembro de 1919, colaborou em algumas revistas literárias, foi deputada à Assembleia constituinte, pelo PS. Recebeu vários prémios importantes. Morreu em 2004, em Lisboa.

David Silvério nº9 8ºB

Anónimo disse...

Sophia de Melo Breyner Andresen, é escritora e começou a escrever devido aos seus filhos. Que na altura estavam de baixa em casa com sarampo, e a mãe necessitava de entrete-los, redigindo e contado-lhes histórias.

Lara Kwai ; N.º 18 ; 8ºB

Anónimo disse...

Sophia de Mello Breyner Andersen nasceu no Porto, começou a inventar histórias para crianças quando os seus filhos tiveram sarampo. Sophia fez poesias, contos, sobretudo infantis.
David Silva nº8 8ºB