terça-feira, 23 de abril de 2013

Luís de Camões - Nota biográfica (9ºC e D)


Partindo da leitura do texto da página 176 do manual, devem redigir uma nota biográfica sobre Camões e publicá-la na caixa de comentários.

O prazo termina:

  • para o 9ºC, no dia 30/04/13*.
  • para o 9ºD, no dia 07/05/13*.


*Os alunos podem entregar o trabalho em sala de aula, nos mesmos dias.





OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Caso não queiram que seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.

24 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de ter perdido um olho numa expedição militar e de ter sido preso duas vezes por causa da sua vida boémia, Luís Vaz de Camões foi o príncipe dos poetas do seu tempo. Este sofreu um naufrágio mas conseguiu salvar-se a si e ao seu manuscrito de Os Lusíadas, que viria a ser uma das obras portuguesas mais importantes de sempre.

Inês Cordeiro (9ºC)

Anónimo disse...

Luís de Camões é um grande autor português cuja data de nascimento é desconhecida. Perdeu um olho, foi preso duas vezes (uma por participar numa briga e outra por dívidas), sofreu um naufrágio, mas mesmo assim salvou o manuscrito muito conhecido em Portugal cujo título é “Os Lusíadas”.

Elena 9ºC

Anónimo disse...

Luís de Camões é um grande mistério, pois os seus dados são muito vagos, mas sabe-se que tinha uma vida um pouco agitada.
Escreveu vários géneros literários, mas destacou-se um poema épico, Os Lusíadas, que foi dedicado ao rei D. Sebastião na época do renascimento.

Cristiana Alexandre Nº4 9ºC

Anónimo disse...

Não se sabe ao certo tudo sobre o passado de Luís de Camões.
Diz-se que, no regresso de Macau à Índia, sofreu um náufrago. Perdeu todos os bens, mas salvou-se a nado com o manuscrito da sua maior obra: “Os Lusíadas”.
Viktoriya Vashchynska 9ºC

Anónimo disse...

Luís de Camões escreveu obras tão belas e no entanto teve uma vida muito atribulada onde foi preso, partcipou em rixas e até naufragou.

Ana Silva Nº2 9ºC

Anónimo disse...

Não se sabe ao certo quando Luís Vaz de Camões nasceu, mas sabe-se bem que deixou algumas obras marcantes, das quais se destaca "Os Lusíadas". Talvez fosse fidalgo da pequena nobreza e também tenha prestado alguns serviços militares, onde perdeu o olho direito.

Madalena Castro
9ºC

Anónimo disse...

Sobre Luís de Camões pouco se tem a certeza, isto é, não se sabe ao certo quando nasceu nem qual a origem do admirável conhecimento evidenciado na sua mais popular obra de “Os Lusíadas”. Por outro lado, sabe-se que Camões levou uma vida boémia, fazendo parte de bandos de brigões, colaborando em lutas violentas e sendo, por vezes, preso.

Margarida Pinheiro, 9ºC

Anónimo disse...

Luís Vaz de Camões era um fidalgo de pequena nobreza mas esse facto não o impediu de ter uma vida muito agitada. Foi preso por dividas e por brigas. Habitou em Macau, na Índia e em África.

Mariana Nunes 9ºC 12

Anónimo disse...

Luís de Camões parece ter estado em Macau, e no regresso à Índia sofreu um naufrágio, no qual perdeu quase tudo, à excepção de um manuscrito, Os Lusíadas.
Esse manuscrito, foi dedicado ao rei D. Sebastião, de tal forma o rei ficou grato dando-lhe uma pensão anual.

Sílvia Alves 9ºC

Anónimo disse...

Luís Vaz de Camões é considerado o príncipe dos poetas do seu tempo.
Para além de outras obras, é autor de Os Lusíadas.
Os seus últimos anos de vida foram de miséria, tendo falecido a 10 de Junho de 1580.

Maria Inês Oliveira
9ºD - Nº20

Anónimo disse...

Luís de Camões serviu o Rei no ano 1553 partindo para a índia.
Escreveu a obra "Os Lusíadas" sendo publicada em 1572.

Francisco Costa Nº9 9ºD

Anónimo disse...

Depois de ter estado em Macau Gil Vicente sofreu um naufrágio, no seu regresso à Índia. Aí, perdeu todos os seus bens, mas, incrivelmente, salvou a manuscrito dos Lusíadas, a nado - obra que ainda hoje é lida.

Lara Trindade 9ºD

Anónimo disse...

Dois anos após Gil Vicente regressar a Portugal, os Lusíadas,um poema épico dedicado ao Rei D. Sebastião, é publicado. O rei concede-lhe 15000 reias brancos.
Nuno David nº22 9ºd

Anónimo disse...

Luís de Camões participou na expedição militar a Norte de África, onde acabou por perder um olho. Em 1552 acabou por ser preso por andar a briga com o Rei Gonçalo Borges.
Em 1572, dá-se a publicação dos Lusíadas.
Luís de Camões acaba por falecer a 10 de Junho de 1580, os seus restos mortais encontram-se no mosteiro dos Jerónimos.

Sara Costa
9ºD

Anónimo disse...

Luís Vaz de Camões é um classicista. Considerado um dos maiores génios da literatura portuguesa. A sua grande obra foi em 1572, com os “Lusíadas” um poema épico dedicado ao rei Sebastião.

Liliana Oliveira
Turma: 9ºD

Anónimo disse...

"Em 1572, Os Lusíadas são publicados. Para além desta obra, Camões é autor de uma vasta obra lírica e de três autos ou comédias.
Ana Carolina 9ºD

Anónimo disse...

Luís Vaz de Camões é um classicista. Considerado um dos maiores génios da literatura portuguesa. A sua grande obra foi em 1572, com os “Lusíadas” um poema épico dedicado ao rei Sebastião.

Liliana Oliveira
Turma: 9ºD

Anónimo disse...

Luís de Camões publicou os Lusíadas em 1572, e é autor de uma vasta obra lírica e de três autos ou comédias.
Beatriz Lopes 9ºD

Anónimo disse...

Pensa-se que Luís de Camões tenha estudado em Coimbra, pois a vasta cultura que nós é apresentada na sua obra (Os Lusíadas), só se pode entender, se o mesmo tiver frequentado estudos superiores.

Mariana Baptista
Nº21 9ºD

Anónimo disse...

Pelos feitos notórios a nível escrito, percebe-se que Luís Vaz de Camões realizou um curso superior. Há ainda quem defenda que Luís Vaz de Camões tenha estudado universidade de Coimbra, o que poderá justificar os seus grandes feitos, como por exemplo: Os Lusíadas. Catarina Baptista nº5 9ªD

Anónimo disse...

Luís de Camões prestou serviço militar na Índia durante alguns anos, e durante uma viagem, sofreu um naufrágio, tendo conseguido salvar-se a nado, trazendo consigo apenas o manuscrito dos Lusíadas. Com a ajuda de alguns amigos regressa a Portugal e consegue então publicar Os Lusíadas, poema que dedica ao Rei D. Sebastião.

Leonor Ferreira, nº 15, 9º D

Anónimo disse...

Luís de Camões que não se sabe ao certo quando nasceu escreveu um dos livros mais conhecidos, 'Os Lusíadas', também conhecido por ser uma epopeia, que foi publicado em 1572, sendo dedicado ao rei D. Sebastião.

Madalena Geraldes Nº17 9ºD

Anónimo disse...


Luís Vaz de Camões, nascido não se sabe ao certo quando, prestou serviço militar, fazendo expedições militares, serviu reis, desemprenhou cargos administrativos, perdeu um olho acidentalmente e esteve preso. Sofreu um naufrágio no qual perdeu todos os seus bens. Salvou-se a nado, com o manuscrito de uma grande obra que mais tarde acabara de escrever “Os Lusíadas”.
Damiana Mateus,9ºD

Anónimo disse...

Luis de Camoes em 1552 ja em lisboa,Camoes se relacina com algumas das principais damas.
E em 1553 foi preso na cadeia do tronco por ferir um arrieiro do rei
Wilker mouta n26 9D