quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ser oportunista

Na 4ª oficina de escrita, no 9ºB, fez-se a seguinte proposta a partir da expressão "Ser oportunista é um defeito":

Escreva um texto argumentativo, com cerca de 180 palavras, em que defenda ou refute (conteste) a afirmação.

Alguns dos trabalhos:

“Ser oportunista é um grande defeito.” Eu não concordo com esta afirmação, pois nem sempre podemos associar o oportunismo a um defeito.
No dicionário, o significado de oportunista é: Que ou quem aproveita as oportunidades, normalmente sem preocupações éticas. Sim é verdade que há aquelas pessoas que se aproveitam que tudo com segundas intenções, mas nem todas as pessoas são assim. Logo, não podemos dizer que ser oportunista é apenas um defeito. Por exemplo, uma pessoa que tem a oportunidade de ir para a faculdade com uma bolsa de estudo e aproveita é um oportunista, pois aproveitou uma oportunidade. Tanto como pode não aproveita-la. Para mim ser oportunista pode ser um defeito, mas também uma qualidade. Uma pessoa que aproveita as oportunidades da melhor maneira sem segundas intenções não se pode dizer que seja um defeito.
Concluindo, ser oportunista pode ser uma qualidade ou um defeito. Qualidade quando aproveitamos as oportunidades da melhor maneira sem segundas intenções e para o nosso bem. Defeito quando nos aproveitamos de uma oportunidade só para ver uma pessoa mal, ou quando temos segundas intenções.

Andriana Tepordei (9ºB)


Ser oportunista
Ser oportunista pode ser um defeito, mas por outro lado, também pode ser um coisa boa para a pessoa em questão. Se virmos pelo ponto profissional, é uma coisa boa, pois a pessoa vai aproveitar todas as oportunidades para ficar melhor no seu trabalho e ter uma grande carreira profissional. Mas se olharmos para a vida social ser oportunista é uma coisa má, pois pode levara que as outras pessoas com quem essa convive deixem de gostar dela por ela ser tão “egoísta” ao ponto de querer tudo para si e não deixar escapar nada.

Aproveitar oportunidades honestas e verdadeiras é, obviamente, uma coisa positiva, mas estar constantemente a faze-lo é demais.
Na vida devemos aprender quando devemos ou não aproveitar uma oportunidade que nos é dada, não devemos estar constantemente a aproveitar-nos de todas as que nos dão, isso é negativo, pois nunca nos iremos esforçar para ter nada porque, possivelmente, isso nos será sempre dado. 
Concluindo, ser oportunista é tanto bom como mau, por isso deve ser um defeito/qualidade que devemos ter o quanto basta e nas situações adequadas.
Carolina Bonifácio (9ºB)

Ser oportunista é um grande defeito, não eu não acho porque temos mesmo que aproveitar as oportunidades quando estas surgem, quer na escola, quer no emprego, quer no dia-a-dia…
Eu refuto contra esta afirmação, pois ser oportunista não é um defeito, se alguém tiver a oportunidade de mostrar ao mundo os seus dotes musicais, por exemplo, não é algo bom? Aproveitar a oportunidade quando esta surge, sim, pois não se sabe se poderemos ter outra igual!
Imagine-mos que um jornalista é editor, e o seu chefe propõe-lhe passar de editor a editor-chefe, é óbvio que o jornalista iria aproveitar essa oportunidade, era tolo se não o fizesse.
Na escola, por exemplo, um aluno acima da média a matemática, tem a oportunidade de fazer um exame a nível nacional, o vencedor recebe um prémio em dinheiro, aproveitava-mos esta oportunidade, claro, e assim também não ficávamos de consciência pesada porque sabíamos que podíamos vencer e ganhar o prémio, no entanto não agarrámos a oportunidade.
Portanto, ser oportunista não é um defeito, é inteligência, porque quem aproveita as oportunidades quando estas surgem é inteligente, pois se não houver outra oportunidade igual ficamos à mesma de consciência leve.
David Anunciação (9ºB)


Vida com oportunistas
Se me perguntarem se ser oportunista é um defeito, pois, não sei, porque para mim  ser oportunista tem dois lados.
Como eu costumo dizer, h á sempre o lado bom e o lado mau das decisões e escolhas que cada um faz.
O lado bom de uma pessoa ser oportunista é que apanha todas as oportunidades que lhe oferecem, sem pensar nos outros e sem imaginar as consequências, apenas segue o que o coração diz, naquele momento, e faz de tudo por aquilo, mas sempre pelo lado bom, sem pisar ninguém.
Pelo outro lado é mau, porque, muitas das vezes, o oportunista tenta arranjar todas as oportunidades boas para a sua vida, mesmo que tenha de passar por cima de outras pessoas, magoando-as, deitando-as a baixo. Pode fazer isto ou porque simplesmente gosta de ver os outros sofrer, sim há pessoas assim, ou porque quer tanto aquilo que nem repara no que se encontra à sua volta, nem nas pessoas que já deixou para trás, só para chegar aonde quer.
Concluindo, uma pessoa oportunista ou pensa nos outros e tenta agarrar aquela oportunidade com ‘unhas e dentes’, sendo ambiciosa e determinada, ou adota o caminho mais fácil e muitas das vezes o mais utilizado, em que nem pensa nos outros e ataca a oportunidade… 
Joana Marques (9ºB )


Hoje em dia, os oportunistas estão por toda a parte, e também aqueles que crescem nesta fase de grande crise e confusão é normal que o número aumente. Afinal o que é um oportunista? Na minha opinião, uma pessoa essa característica é uma pessoa que aproveita de todas as oportunidades que lhe são favorecidas, que faz de tudo para conseguir o que deseja, e isso é bom ou mau dependendo da maneira como essa vontade é aplicada.
Quando alguém é oportunista “na positiva” ,o que raramente se encontra, pode ser alguém que segue um sonho.  Mas que esta oportunidade seja sob o conceito de recompensa de um esforço saudável. Uma entrevista de trabalho, uma promoção… Pode ser atribuída de forma justa, e não é erro aproveitar este tipo de possibilidade.
Um oportunista, na maioria dos casos, é alguém que se aproveita do esforço dos outros para seu próprio benefício. Existe uma expressão muito utilizada,  que é “lambe botas”,  é a pessoa que se aproxima, para que, quando houver uma chance aproveitá-la, muitas vezes, deixando mal aquele que o ajudou cegamente.
A meu ver, quando se diz alguém de “oportunista” nunca é no bom sentido, é sempre utilizado para criticar um certo sujeito. Resumindo, para mim, oportunistas são todos, mas cada um com os seus valores, certos ou errados.
Lara Kwai Silva (9ºB)

O oportunismo. É bom ou mau? Ao princípio pensei que fosse bom, mas começo a aperceber-me que quem é oportunista o é essencialmente por causa de dinheiro.
Vi um programa, no Canadá, onde estavam a abrir uma mina a céu aberto de 2 quilómetros e meio de profundidade para extrair ouro (o programa foi filmado em 2008 ou 2009). O problema neste cenário, que rendaria 14 toneladas de ouro por ano é que, para fazerem a mina, tinham que destruir uma cidade inteira – neste caso deslocaram-na, mas isso não importa agora. Uma empresa pegou na oportunidade de fazer muito dinheiro, mas pelo caminho estavam vidas, histórias e memórias que foram deixadas para trás. Não admito isso, simplesmente não acho correto e se fosse eu punha-me à frente das máquinas para não poderem continuar com o seu trabalho!
Como preciso de outro argumento vou pegar numa situação que é ou foi muito comum. Quando os pais de uma criança rica morriam e lhe deixavam a fortuna havia/ há sempre parentes oportunistas. Aqueles “abutres” que vão cuidar de uma criança indefesa e lhe tentam roubar o dinheiro.
Tanto numa como na outra situação são aplicações de oportunismo sem preocupações éticas (a meu ver, claro). No primeiro exemplo não se preocuparam com as pessoas, com as famílias (apesar de as terem recolocado não é preocuparem-se genuinamente, devem ter sido obrigados a recompensar as famílias) e com o ambiente; na segunda situação, infelizmente devia ser menos comum, mas não é ético tirar partido de uma criança só porque tem dinheiro. Uma criança precisa de amor e carinho para crescer, não um parente interesseiro e oportunista a rondar-lhe o dinheiro! 
Maria Carolina Matos (9ºB)


Sem comentários: