domingo, 24 de maio de 2009

O Abandono dos Animais de Estimação

Por vezes pergunto-me a mim mesma: se abandonam os animais, porque é que os adquiriram? Terá sido porque naquela altura eram “fofinhos”, queridos?! Sendo assim, foi um acto de irresponsabilidade, pois não pensaram no futuro. Como tal, as pessoas com carência dessa responsabilidade deveriam ser punidas.

Antes de mais, os cães e gatos deveriam ser microchipados à nascença. Desta forma, o dono era sempre identificado. E por cada bicho que abandonassem (há pessoas que abandonam o cão e os cachorros), se fossem descobertos, teriam de pagar uma boa quantia e fazer serviço comunitário, por exemplo, 200 horas de voluntariado, num canil.

Mas quem abandona os animais, não se denuncia, logo era preciso fazer com que isso acontecesse: espalhar em sites, ruas, cafés e supermercados fotografias do animal abandonado. Talvez o dono ficasse com a “consciência pesada” (para abandonar um animal é preciso muito ‘sangue frio’!) e se identificasse.

Para “cortar o mal pela raiz”, o dono devia ser submetido a um exame para avaliar a sua capacidade de cuidar de um animal. Se chumbasse, não podia adquirir um animal tão cedo.

O abandono é uma infeliz prática, mas com as medidas necessárias, poderíamos reduzir o número de abandonos.

Helena Ferreira
8ºE