quinta-feira, 9 de maio de 2013

9ª Oficina de escrita (8ºB) - Descrição de emoções



Podem entregar o trabalho na sala de aula ou publicar na caixa de comentários* deste post.




Prazos
Sala de aula - 17 de maio;
Caixa de comentários - 19 de maio.


*Caso não queiram que o vosso trabalho seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.


Proposta de escrita do manual 
( COSTA, Fernanda e MAGALHÃES, Vera - 
Diálogos, Língua Portuguesa 8ºAno, Porto Editora, pág. 159). 

6 comentários:

Anónimo disse...

a) Um aluno foi apanhado por uma professóra a comer na aula, aquele aluno era um melhores alunos da escola. O aluno ficou tão envergonhado que até ficou sem palavras.

b)Ela fica espantada por encontrar um animal naquele local da montanha. Tenta pegar o animal devagarinho com as mãos e pensa o que deve fazer, se o deve ajudar ou deixa-lo no mesmo sítio.

c)A muler fica triste por saber que tem uma doença rara e que não tem cura, então ela começa a chorar e fica triste.

d) O indivíduo fica sem poder falar. Liga para a famÍlia e conta o que tinha acontecido. De tanta alegria começa a chorar.


Ilie Petruleaac
8ºB Nº13

Pode publicar !

Unknown disse...

9ª Oficina de Escrita

a)O choro e o sentimento de saudade, saudade dos seus abraços, concelhos, sentido de humor, carinho…
Tudo isto trás aquele pobre rapaz, tristeza, mas ao mesmo tempo a simplicidade da calma por saber que os seus pais estão agora num sítio melhor.

b)Ao avistar o bicho naquelas condições a jovem sente-se com a obrigação de o tratar, de o ajudar a melhorar daquelas horríveis feridas que ele tinha.
Havia apenas um obstáculo que lhe estava a martirizar, era o facto de não saber como o tirar dali, pois a jovem não estava propriamente nas melhores condições de o levar.
Ela não sabia o que fazer, estava a impaciente e por ela ficava ali com ele, pois apesar de ser só um bichinho esse bichinho estava a “mexer” com ela…

c)O rosto desta mulher, transmite um sentimento de sofrimento, aquela lágrima a cair-lhe pelo rosto faz com que apesar de toda a tristeza que sente, está a alivia-la por estar a libertar todas as suas más energias cá para fora através das lágrimas.

d)Ao ver aquele papel na parede com os números que escolheu na lotaria, ele sente uma vontade enorme de correr por todo o lado a espalhar a grande notícia.
A alegria que sente é maior do que todo o universo! O entusiasmo de poder fazer tudo o que quer, o que sempre sonho, de poder ajudar quem já lhe ajudou…
Toda esta animação vai-lhe trazer estabilidade, realização mas acima de tudo ele não se esquece dos amigos e da família…

Joana Marques 8ºB

Anónimo disse...

A)Um aluno tímido elogiado, numa sessão pública sente-se envergonhado e nervoso. Pode chegar a ficar corado.

B)A jovem da fotografia A, ao avistar o animal assusta-se sentindo em seguida pânico. Só pensa numa maneira de sair dali o mais rápido possível.

C)Penso que a pessoa representada na figura B perdeu alguém próximo. O rosto demonstra uma tristeza enorme, sofrimento e mágoa.

D)O jovem ao ver o número vencedor, num primeiro momento fica chocado e espantado ao ver que é o mesmo que ele apostou. Em apresenta uma enorme alegria, satisfeito e também aliviado.

Andriana Tepordei 8ºB Nº1

Anónimo disse...

...João passa pela montra da tabacaria, olha com esperança, que fosse o seu, o número escolhido . Vê o número "2", o seu algarismo da sorte e aquele em que tinha apostado. Olha, encosta a testa no vidro e serra os olhos.Repara que era mesmo o "2". Desencosta-a e fica a olhar para a montra, com os olhos muito abertos de espanto! Como se tivesse visto algo traumático. As pessoas no passeio passavam e tinham-se que se desviar. Começa com um sorriso, cada vez maior, a mostrar aqueles bonitos dentes, com as covinhas a aparecer, a sua expressão muda, alegria e desejo de festejo corria dentro dele. Ria-se, saltava, falava com todas as pessoas que passavam ao seu lado e dizia que tinha ganho a lotaria!

Lara Kwai 8ºB

Anónimo disse...

a. Um aluno muito tímido que fosse elogiado numa sessão pública na escola diria:
- Hum… Eu hum… Obrigada! Hum… Tenho muito orgulho… em ser elogiado.
Para além disso iria ficar corado por estar envergonhado.
b. Essa jovem iria ficar assustada e nervosa, ela iria afastar-se desse lugar, mas iria voltar para esse lugar para ver que tipo de animal era. Ela iria pensar que aquele animal poderia ser perigoso ou que até podia ser amigável.
c. Ela teria a cara vermelha, tal como o nariz. O seu rosto devia transmitir tristeza e desgosto. Ela poderia estar a chorar porque alguém próximo dela morreu ou porque alguma coisa de pior lhe aconteceu.
d. Esse individuo, depois de ver a montra e se aperceber disso, iria começar a ficar com um sorriso na cara. Depois iria começar a gritar e a pular de alegria. Logo de seguida iria buscar o seu prémio.

Inês Almeida nº14 Se pudesse, pedia-lhe que não publica-se o meu comentário,

Anónimo disse...

Um homem anda á noite na rua e avista dois homens com mascaras que estavam a correr para a sua direção, assustado começa a correr mas não consegue escapar pois eles corriam rápido. Apanharam-no e ele com medo dá o seu dinheiro aos assaltantes.

Oleg Tkach 8ºB Nº24