quinta-feira, 21 de março de 2019

9.º Ano. E agora?! - Oralidade_9Ano | 2P (2018/19)

ATIVIDADE: 9.º Ano. E agora?!
OBJETIVO: Fazer uma apresentação oral, seguindo orientações prévias
RECURSOS: ppt+áudio
TEMPO: 5 min. 

DESCRIÇÃO: A proposta foi feita em sala de aula no início do 2.º Período. Manteve, nas suas linhas gerais o mesmo desenho de atividade proposto no ano passado, ainda que com alguns aspetos ligeiramente diferentes. Inicialmente, pensada para que esta fosse a primeira de duas propostas de apresentação formal no domínio da oralidade, concluiu-se que os alunos não estariam dispostos a tal, uma vez que a aproximação do prazo de envio do primeiro trabalho se aproximava e ainda não havia sido enviado qualquer trabalho.
Neste momento, os alunos desenvolvem os seus percurso de aprendizagem de forma quase autónoma e respeitando o seu ritmo. Assim, apostou-se na construção de dois recursos que pudessem suportar esta atividade. Por um lado um ppt e o respetivo áudio a acompanhar. Ainda não se experimentaram ferramentas online que pudessem, eventualmente, sintetizar esta materialização (ppt + áudio) uma vez que para o feito convém que o aluno se sinta à vontade na construção do seu trabalho e o faça o mais autonomamente possível. Ora, tendo em conta os contextos em que aprendem, o ppt e áudio são dois recursos cuja construção já dominam com relativa facilidade.
No seu processo de entrega da atividade para assimilação por parte do aluno, é apresentado aos alunos com a descrição sumária dos vários momentos da atividade e que devem ser seguidos. A temática proposta relaciona-se com o facto dos alunos estarem a concluir o 3.º Ciclo e terem, já no final deste ano letivo, de decidir, pelos menos, a área de estudos a seguir. É um momento de dúvida e alguma ansiedade. Assim, sugerimos este trabalho que talvez ajude a organizar ideias. O trabalho deve ser apresentado em dois momentos, no primeiro os alunos descrevem sumariamente o seu percurso escolar, descrevendo-se como estudantes, referindo aspetos mais relevantes. Na segunda parte, exploram as possibilidades de futuro.  
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso. Como o tempo que mediava a apresentação da proposta de trabalho e o do prazo de envio/entrega ainda era considerável, considerou-se necessário fazer, também, o registo da proposta em áudio, a fim de  proporcionar maior conforto aos aluno na construção do seu trabalho. 

Publicamos alguns dos trabalhos:

9.º Ano. E agora?! || O meu percurso escolar + áudio (só deve ser ligado depois do ppt estar aberto)


(em atualização)

Sem comentários: