terça-feira, 17 de abril de 2012

Ana Saldanha - Notas biográficas



Numa aula, leram-se palavras escritas pela própria Ana Saldanha (ver imagens do lado esquerdo). Tratava-se do momento de abordagem à leitura orientada de Uma Questão de Cor

Seguindo a sugestão do próprio manual (COSTA, Fernanda e MENDONÇA, Luísa - Com todas as letras, Língua Portuguesa, 8º Ano, Porto Editora), pediu-se aos alunos (8ºA e B) que redigissem, com base no que tinham ouvido e lido, uma breve nota biográfica sobre Ana Saldanha que pudesse servir de legenda a uma foto sua.

Quando a atividade foi pensada, pôs-se a hipótese de os alunos responderem diretamente na caixa de comentários. Seria, de facto, a situação ideal. Claro que só poderia ser concretizada por aqueles que têm o caderno diário digital. E seríamos, ainda, condicionados ao acesso à Internet. Acabou por se optar por recolher as notas biográficas, uma vez que as condicionantes impediriam que o trabalho se pudesse concretizar em sala de aula e esta atividade tinha sido desenhada para ser feita nesse âmbito. Mas, quando, futuramente, se puder concretizar como havia sido pensada, acreditamos que, pelo menos a autonomia dos alunos, será posta em prática.

Ana Saldanha é uma escritora que quando escreve dá a sensação de que escreve a partir daquilo que lhe acontece e, por vezes, histórias que inventa. A sua paixão pela leitura começou desde os tempos em que estava ao colo do seu avô e lhe "lia" jornais. A partir daí apareceu, também, a paixão pela escrita.
Elena Tepordei, 8ºA

Ana Saldanha é uma escritora que dá bastantes asas à sua imaginação e, por vezes, sente-a. 
Em criança foi muito curiosa, queria sempre ter o prazer de aprender tudo o que a rodeava.
Hoje, mantém a sua enorme paixão pela leitura e pela escrita. 
Inês Clésia, 8ºA



A escritora Ana Saldanha quando só tinha 3 ou 4 anos, ao pequeno-almoço, já gostava de ter a companhia de um livro. A escritora sempre leu muito e tinha a sua própria imaginação
Diana Neto, 8ºA



Ana Saldanha considera que escrever é uma companhia. Ela inspira-se, por exemplo, em histórias de outros escritores para escrever as dela
Maria Inês Oliveira, 8ºA



A escritora Ana Saldanha era uma escritora que lia ao colo do avô e, a partir dessa experiência, ganhou o gosto pela literatura 
Lucas Oliveira, 8ºA



A escritora Ana Saldanha, quando lê um livro, sente a história como se fosse a sua 
Diogo Henriques, 8ºA



A leitura é uma paixão de Ana Saldanha desde a sua infância
Margarida Almeida, 8ºB



Ana Saldanha, quando era criança, queria muito aprender a ler e, quando aprendeu a ler, não parava de ler. Tornou-se, assim, numa apaixonada pela leitura. 
Micaela Dias, 8ºB



Ana Saldanha é muito criativa e curiosa desde criança. 
Mariana Nunes, 8ºB



Ana Saldanha é a escritora que é graças à sua família. Com ela aprendeu o que é a leitura que, por sua vez, a levou à escrita. 
Ana Silva, 8ºB



Ana Saldanha é uma escritora que sente muito e acompanha a história que escreve e lê. É modesta em relação ao que escreve. Iniciou a escrita de livros com um que escreveu para o sobrinho. Só a família de Ana tinha conhecimento das suas ambições enquanto escritora. Ambições essas que a própria Ana Saldanha achava patetas.
Fátima Joaquim, 8ºB

Ao princípio, achei que era muito tímida e insegura, pois o seu primeiro livro era só para a família.
Tiago Gaspar, 8ºB

Ana Saldanha é imaginativa, porque, quando está a ler, ela consegue transformar as letras em imagens.
David Silva, 8ºB

Ana Saldanha gostava muito de ler e aprender a ler, pois ela com 4 anos já tinha essa curiosidade.
Hugo Sena, 8ºB

1 comentário:

Anónimo disse...

A escritora Ana Saldanha desde a sua infância que a sua maior paixão é a leitura, e também considera que ler é uma companhia.

Ricardo Gomes 8º A