terça-feira, 10 de abril de 2012

Reflexões acerca do teatro



  • O que representa a imagem?
  • Que relação tem a imagem com a citação de José Rodrigues Miguéis?



Atividade recolhida do Manual: 
FERREIRA, Ida Isabel et ali,  
Língua Portuguesa, 
7ºAno, Santillana



18 comentários:

Anónimo disse...

esta imagem faz-me lembrar as varias personagens que podem existir no teatro porque vemos varias caras que podem significar as varias expressões que são feitas no teatro e nesta frase do autor José Rodrigues Miguéis pode-se fingir a vontade porque é o trabalho dos atores interpretarem as persongens dadas

diogo henriques 8ºA

caroline disse...

Para mim a imagem representa alegria misturada com alguma tristeza…uma certa confusão de sentimentos, pelas máscaras e cores.
O texto tem a ver com a imagem de acordo com o que vai na imaginação de cada pessoa, por exemplo, aquela mão no meio da imagem parece-me talvez um pedido de ajuda, ou um simples “Olá!”.
A imagem representa a liberdade que o teatro pode transmitir.

Caroline Louro Nº24
8ºA

Anónimo disse...

A imagem representa máscaras de pessoas com várias caras, sejam elas tristes, chateadas, contentes, sofredoras de espanto, mistério, entre muitas outras. E faz lembrar o teatro as várias caras que um ator pode fazer, interpretar!

A relação entre a imagem e a frase é que ele diz quais são os vários tipos de caras(tristes; contentes, de liberdade, sofrimento; chorar), que podem existir num teatro e como os atores se perdem na confusão dos bastidores porque existe algum nervosismo á volta.

Ana Carolina 8ºA Nº1

Anónimo disse...

A imagem representa o tetro e a forma da sua representação.
Tal como diz a frase escrita por José Rodrigues Miguéis, a imagem transmite mistério, liberdade, confusão e diversão, que é o que se vive no teatro e na representação.
Nesta imagem existem máscaras e diferentes personagens que me fazem lembrar o teatro. Este espaço tem a magia de tornar possível momentos que nos levam a viver experiências diferentes ou iguais àquelas que habitualmente temos na nossa vida diária, através da criatividade.

Maria Inês Oliveira
8ºA-Nº18

Anónimo disse...

A imagem representa o tetro e a forma da sua representação.
Tal como diz a frase escrita por José Rodrigues Miguéis, a imagem transmite mistério, liberdade, confusão e diversão, que é o que se vive no teatro e na representação.
Nesta imagem existem máscaras e diferentes personagens que me fazem lembrar o teatro. Este espaço tem a magia de tornar possível momentos que nos levam a viver experiências diferentes ou iguais àquelas que habitualmente temos na nossa vida diária, através da criatividade.

Maria Inês Oliveira
8ºA-Nº18

Anónimo disse...

Pelos rostos sobrepostos, podemos concluir que a imagem apresentada representa toda a euforia, confusão, ansiedade e, até mesmo, um pouco de nervosismo nos bastidores antes, durante e após o espetáculo. As máscaras mostram-nos que, durante o espetáculo, podemos rir ou chorar, amar ou odiar, sermos humanos ou animais, basta usarmos a nossa imaginação! Cada um tem o seu papel, cada um tem o seu mistério. Tal como na imagem, é tudo isto que a citação de José Rodrigues Miguéis nos transmite.

Inês Cordeiro
8ºB

Anónimo disse...

Reflexão sobre imagem e texto

Imagem quase abstrata, talvez até bizarra. Deve ser por causa das suas cores e formas. Mas é assim o teatro. Tantas formas, tantas cores, tantos temas, tantas personagens, tanta coisa! Muitas coisas são misturadas no palco. Esta imagem é uma prova disso. Representa a vida que existe no teatro. A sua essência. A frase é a imagem em palavras. Nada poderia representar melhor o que o teatro é.

Madalena Castro
Nº9 8ºB

Anónimo disse...

A imagem representa a confusão que o teatro origina antes, durante e depois da demonstração do mesmo.
Consigo detectar isso, através da ideia de movimento que a mão dá, bem como da disposição das máscaras umas em relação às outras.
Também representa as várias personagens, o seu papel, os seus adereços, as suas expressões, o cenário.
As máscaras representam os diferente papéis desempenhados as suas expressões representam os diferentes sentimentos representados tais como: o espanto, a alegria, o cómico, a vaidade, etc.

Sílvia Alves

Anónimo disse...

A imagem representa a arte de se mascarar, de se fingir ser quem não é, de viver no mundo das fadas e dos monstros, isto porque na imagem podemos observar várias máscaras que podem representar os diferentes tipos de pessoas que podemos ser, no teatro. Desde um simples senhor ignorante, a um soldado ou até mesmo a um investigador com um grande bigode.
A imagem tem uma forte relação com a citação de José Rodrigues Miguéis, pois ambas transmitem as emoções, as transformações e a agitação antes de começar o espetáculo características do teatro.

Margarida Pinheiro , N.º 10
8º B

Anónimo disse...

A imagem representa a confusão do teatro, as várias personagens representadas.
A frase apresentada pelo autor têm uma relação muito grande com a imagem pois quando o autor indica-nos a exaltação mistérios a liberdade na imagem aparece as mascaras muito extravagantes.
Os sentimentos referidos na frase também estão presentes na imagem, pois vemos mascaras tristes, contentes entre outras.
A confusão e a imaginação estão presentes em ambos pois podemos ver de tudo, mascaras, fatos, mais do que uma personagem, entre muitos mais elementos do teatro.



Mariana Nunes 8ºB 13

Anónimo disse...

A imagem representa o mundo do teatro porque há mascaras por todo o lado e cada mascara tem a sua expressão,sentimento como mostra na imagem.
A frase que José Rodrigues Miguéis escreveu, tem muito em comum com a imagem pois o que ele relata exprime-se nela.
BEATRIZ LOPES 8ºA

Anónimo disse...

A imagem representa uma variedade de personagens e máscaras que exprimem vários sentimentos passados no decorrer de uma peça de teatro, pelas expressões, cores, etc.
A relação que eu faço entre a citação do autor e a imagem é pelas características que têm em comum e dão origem à citação. Catarina Baptista nº5 8ºA

Anónimo disse...

A imagem representa o que é o mundo do teatro, onde podemos representar tudo aquilo que queiramos ser tal como demonstram as figuras da imagem.Tal como José Rodrigues Miguéis escreveu, o teatro é um lugar onde se pode amar,rir de uma boa comédia,mascarar-se,como mostram as figuras da imagem.

Mariana Baptista Nº19/8ºA

Anónimo disse...

Esta imagem representa, pessoas mascaradas, e as máscaras estão com vários estados de espíritos, pois existem mascaras muito diferentes. Algumas estão a sorrir e outras um bocado tristes. Esta imagem caracteriza muito bem o texto de José Rodrigues Migueis, pois o texto refere que o palco é um lugar onde as pessoas fazem o seu papel interpretando outras personagens, e é isso que esta imagem representa. E também diz que o palco é um local agitado e confuso e isso a imagem também representa, pois as máscaras estão muito juntas e parecem que estão com pressa de ir a algum lado.

Nadine.S
8ºB
Nº15

Anónimo disse...

Na minha opinião, esta imagem representa, de uma maneira ótima, o teatro. O teatro é uma ação, é uma realidade, uma representação… O teatro pode representar tudo! Mas mesmo tudo! Por isso mesmo, pode ter dezenas de cores, centenas de formas, milhares de atos… O teatro são milhões de sentimentos demonstrados em pouco tempo… Tudo isto está representado na imagem devido à enorme quantidade de máscaras que lá aparecem… Além disso, acho que a imagem e a frase se relacionam muito bem, porque José Luís Migueis fala-nos de muitos sentimentos e ações distintas relacionadas com o teatro e isso é comprovado na imagem pelas diferentes máscaras. - Leonor Ferreira, 8ºA

Anónimo disse...

A imagem faz lembrar o teatro pois existem muitas máscaras, umas bonitas e outras mais feias, mas cada uma representa uma personagem. Representações que transmitem vários sentimentos, sejam eles a alegria ou a tristeza. Assim como José Rodrigues Miguéis escreveu, o teatro é um sítio onde podemos expressar os nossos sentimentos ao participar numa peça de teatro e representarmos uma personagem.

Gonçalo Marques
Nº11 - 8ºA

Anónimo disse...

A imagem,como podemos ver nas feições das máscara de certas caras, e da barafunda que se vê, demonstra o entusiasmo, a excitação, os nervos e tudo o que se sente nos bastidores antes de entrar em palco.
Quando alguém representa em palco, pode, simplesmente, fazer-se passar por tudo e por todos, mascarar-se... fazer tudo. Como vemos na imagem há uma enorme diversidade de caras, expressões e sentimentos, assim como no texto de José Rodrigues Migueis.

Afonso Marques 8ºB

Anónimo disse...

A imagem representa um mundo de fantasia, ironia e até de exagero, ou seja, tudo o que o teatro é.

Tal como a citação de José Rodrigues Miguéis a imagem tem várias máscaras representando, em cada uma delas, diversas emoções.

Na imagem também está representada em cada máscara uma personagem diferente, desde uma senhora muito bem arranjada a um soldado, ou seja, demonstra que no teatro pode-se ser e sentir de tudo.

Margarida Almeida