quinta-feira, 28 de junho de 2012

“É preciso ler…porquê?” – 1ª Tertúlia sobre a leitura


A 1ª Tertúlia sobre a Leitura - “É preciso ler…porquê?” - foi uma atividade idealizada e coordenada pelas professoras Rosalina Simão Nunes e Isabel Santos, e decorreu no dia 10 de maio, na Biblioteca da Escola Dr. João das Regras.
Segundo a Professora Rosalina Simão Nunes, a atividade surgiu como consequência de uma ação de formação frequentada, no princípio do 2º período:  O trabalho em equipa no contexto das bibliotecas escolares.  “Numa das atividades tínhamos de projetar um workshop dirigido aos pais e encarregados de educação. Dessa situação ficaram alguns materiais e a vontade de não deixar morrer a ideia. Assim, ainda no 2º Período, desafiei a professora Isabel Santos, outro dos elementos do trabalho de equipa na ação de formação (o terceiro era a professora Cesarina Almeida), para, ainda neste ano letivo, concretizarmos de alguma forma a ideia de promover o diálogo com os pais sobre a leitura.” 
Conseguimos ainda o testemunho da Professora Isabel Santos, que nos disse que “O nosso primeiro encontro foi um momento de conhecimento e de reconhecimento do potencial de cada uma, de reflexão sobre o propósito desse nosso encontro e, encontro após encontro refletindo sobre a necessidade de partilhar, com a comunidade, essa nossa “sede” de entender porque ler é tão necessário! Trabalhar em equipa foi poder trocar e enriquecer ideias; aprofundar a confiança através do diálogo, da cooperação entre ambas, mas também permitir o desenvolvimento de responsabilidade conjunta.”.
E desta forma, foi feita uma proposta a 12 alunas, Ana Carolina Ferreira, Beatriz Lopes, Caroline Louro, Catarina Baptista, Damiana Mateus, Elena Tepordei, Lara Trindade, Leonor Ferreira, Madalena Geraldes, Mariana Baptista, Valentyna Myronets e Victoriya Vashchynska, do 8º Ano da turma A da Escola Dr. João das Regras, para que participassem e ajudassem a preparar a atividade. Todas concordaram, mostrando-se entusiasmadas com a ideia. Desta forma, durante três quintas-feiras, ao final da tarde, estas alunas reuniram-se com a Professora Rosalina a fim de distribuir tarefas, preparar as leituras…
Quando a atividade começou a ganhar forma, foram enviados os convites a Encarregados de Educação, Professores, Educadores pelo próprio Diretor do Agrupamento, Professor Pedro Damião. Os convites feitos pela Professora Elisabete Delgado, que realizou ainda os marcadores de livros que foram entregues aos presentes no final da atividade.
No próprio dia, as alunas juntaram-se às professoras responsáveis pela atividade, a fim de fazer um ensaio geral na Biblioteca, em que todos uniram, mais uma vez, esforços para que tudo corresse pelo melhor.
É importante referir que, devido à sugestão da Professora Rosalina, todas as alunas se encontravam vestidas com camisolas / túnicas brancas, para que pudessem ser distinguidas dos restantes convidados. Também a Professora Rosalina aderiu a esta pequena “brincadeira”, usando uma túnica branca.
O início da atividade estava marcado para as 20h30, e foi a essa hora que a maioria das pessoas começou a dar entrada na escola, onde duas alunas as esperavam para assinalar os nomes dos convidados presentes. Ao todo estiveram presentes quarenta e sete pessoas, quatro crianças, 13 jovens e 30 adultos. À porta da Biblioteca encontrava-se outro par de alunas que recebia os convidados, entregando-lhes uma frase sobre leitura.
No interior, o ambiente sentido era o mais acolhedor possível. Havia um par de alunas a distribuir bolinhos pelos presentes, e uma mesa onde se encontravam as mais variadas bebidas para que todos pudessem disfrutar do melhor. Quando se começaram a juntar mais alguns convidados, os mesmos foram encaminhados para as mesas onde se sentaram, para que o espetáculo pudesse verdadeiramente começar.
Foi a professora Isabel quem deu inicio à atividade, fazendo uma breve introdução do porquê da atividade e qual o objetivo da mesma. Depois, a palavra foi passada à Damiana Mateus que fez um pequeno resumo do livro “O Menino que não gostava de ler”, do qual quatro alunas, Beatriz, Catarina, Leonor e Madalena, leram um pequeno excerto que conduziu ao início da conversa – o mote para o início da conversa, já que nesse excerto a personagem principal perguntava aos pais por razão era importante ler.
Ao longo da conversa, vários foram os pais que intervieram, mostrando a sua opinião sobre as diversas questões levantadas. Falou-se da importância da leitura, destacando o facto de os livros nos darem a conhecer muito, e discutiram-se ainda diferentes formas de incentivar os mais jovens a ler, para se conseguirem criar relações com os livros. Falou-se ainda da importância das bibliotecas e do apoio que os pais devem dar aos filhos no que toca a leituras. Além disso, no final, ficou a conclusão de que ninguém deve proibir as crianças ou jovens de lerem o que desejam, porque será desta forma que aprenderão. 
No geral, a atividade correu da melhor forma possível. Podia sentir-se a felicidade e o entusiasmo dos participantes, e a curiosidade dos convidados. Durante toda a conversa, apesar de por vezes terem sido defendidas ideias opostas, o respeito esteve sempre presente.
Quanto pedimos ao Rodrigo Damião a sua opinião acerca da atividade, a resposta foi “Adorei!”.
Falámos também com as alunas que apoiaram a realização da atividade, a fim de conhecer as suas opiniões acerca da experiência que viveram: "Foi uma experiência inesquecível!", Mariana Baptista; "Gostei muito de ter feito parte desta atividade maravilhosa", Caroline Louro; “Eu adorei... Adorei cada momento desta pequena experiencia e espero que se volte a repetir. Cada minuto foi inesquecível e só espero que mais aventuras como esta sejam repetidas, desde que continuem a ser partilhadas com as pessoas mais espetaculares e divertidas que eu conheço...”, Lara Trindade; “Foi um prazer, um orgulho, uma honra fazer parte desta atividade. Obrigada a todas pelos momentos ótimos que partilhámos. Espero que se volte a repetir em breve algo tão espetacular como aquilo que vivemos…”, Leonor Ferreira; “Adorei, foi super divertido, espero voltar a repetir uma coisa destas...”, Ana Carolina Ferreira; “Adorei este momento que passámos juntas e que este se volte a repetir.”, Catarina Baptista; “Se eu gostei? Não! Eu adorei! Gostei muito de fazer parte desta atividade, foi sem dúvida inesquecível... Gostava e quero que se volte a repetir…”, Madalena Geraldes; “Adorei esta experiencia e espero voltar a repeti-la.”, Beatriz Lopes; “Gostei muito!”, Valentyna Myronets.
No final ficou a felicidade de um objetivo cumprido e o desejo de voltar a repetir, em breve, esta maravilhosa experiência.
Tudo isto deixou a certeza de que a leitura é indispensável, assim o compravam as seguintes frases, também lidas e ditas no final do evento:
"O meu leitor não é o que me lê. É o que me relê (caso exista). Um autor lido unicamente uma vez não tem leitores, por mais retumbante que seja o seu sucesso.",  Lêdo Ivo.
"Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria.", Arthur Schopenhauer.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." – Jorge Borges.
"Uma leitura alegre é tão útil à saúde como o exercício do corpo." - Emmanuel Kant. 

Leonor Ferreira, 8ºA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Anexamos o vídeo feito sobre o evento e publicado no espaço do Youtube do Agrupamento.

Sem comentários: