sábado, 1 de novembro de 2008

Amizade

A amizade pode simbolizar-se” de diferentes maneiras

Vou apenas falar do símbolo: mão, pois acho que este se reporta a épocas ancestrais e tem infinitos significados.

Duas mãos que se apertam, independentemente da cor, é o sinal da amizade, porque um aperto de mão transmite o calor de duas vidas que se encontram, ou seja, estender a mão é também o sinal de “união”.

Se pensarmos em termos de História, na Idade Média, os guerreiros usavam luvas para segurarem as armas. Retirar a luva e estender a mão direita, a da espada, significava ter intenção pacífica. A mão esquerda segurava o escudo para proteger o coração. Assim, a amizade consiste em dispensarmos a espada e o escudo, e entregarmo-nos, inteiramente, à pessoa que se encontra à nossa frente, ficando assim desprotegidos, com o coração a descoberto e as mãos sem armas, ou seja, coração e mão abertos, significa sermos pessoa de paz (paz/amizade)…

A verdadeira amizade, obviamente, requer muito mais do que um aperto de mão, mas este, já por si, significa um desejo de aproximação.

A amizade é simultaneamente uma oferta e um pedido, uma troca, um diálogo e uma forma de comunicação, que significa união em comunhão com a outra pessoa.

A amizade é a comunicação por excelência… Embora comunicar seja muitas vezes difícil.

Estarmos rodeados de muitos meios de comunicação, nada disto se equivale ao valor e calor da amizade, porque muitas vezes, no meio de tudo isto, estamos sozinhos…

Sara Félix, 12 anos

2 comentários:

Anónimo disse...

Espaço muito interessante e com trabalhos de óptima qualidade!!! Os meninos são o nosso orgulho!

Arquivo disse...

É verdade, Palmira. É por eles, essencialmente. :)

Obrigada pelas palavras.

Rosalina