"A Onda" - apreciação crítica | Articulação curricular Horizontal (PORTUGUÊS e HISTÓRIA)

ATIVIDADE: "A Onda" | Apreciação crítica
OBJETIVO: Fazer uma apreciação crítica (PORTUGUÊS) do filme "A Onda" (HISTÓRIA)
ESPAÇO: Aulas de português e história
TEMPO: cerca de 90 min. 
DESCRIÇÃONeste trabalho pretende-se que o aluno seja capaz de elaborar uma apreciação crítica (PORTUGUÊS) sobre um filme subordinado a uma temática estudada na disciplina de história, no caso, os regimes ditatoriais. 
Desenhou-se a atividade de maneira a que os alunos pudessem desenvolver o trabalho de escrita com a supervisão das professoras em sala de aula.

Publicamos alguns dos trabalhos das turmas A e B do nono ano:

Durante as últimas aulas de história, assistimos ao filme A Onda realizado por Denis Gansel, inserido no estudo da matéria dos regimes ditatoriais.
Em geral, gostei muito do filme por abordar um assunto tão importante como os fascismos que já existiram na Europa.
O filme fala sobre um projeto realizado numa escola sobre a autocracia. De início, as aulas estavam a correr bem, mas, com o passar do tempo, chegou-se a extremos. “A Onda” defendia a igualdade, a violência contra todos os que se opunham, o militarismo, a obediência incondicional ao líder (todas elas características de fascismos).
Sem se aperceber, o professor fez com que todos os alunos defendessem estes princípios e quando tentou remediar a situação já era tarde demais. Um aluno foi alvejado, outro suicidou-se e, como esperado, o professor foi preso.
Este filme foi trabalhado na aula de história por conseguir demostrar de uma forma simples o que é o fascismo e o que defende e por demonstrar o quão fácil é ganhar apoiantes.
Ao ver o filme foi mais fácil para mim perceber a matéria dada e apercebi-me de como podemos ser tão facilmente influenciados a pertencer a grupos que não defendem o mesmo que nós.
Catarina Sampaio
Em construção...


Comentários

Mensagens populares