Algumas 'dicas' para a construção de atividades a desenvolver a distância (2.º e 3.º Ciclos)

Partilho algumas ideias sobre a construção de atividades a distância.

INTRODUÇÃO
Breve descrição do que se pretende aprender/consolidar durante a semana. Poderá ser feito através de texto escrito ou gravando a mensagem em aúdio.

(Cerca de 100 palavras, no máximo)

ATIVIDADES

  • 1 a 2 atividades desenvolvidas em pequenas tarefas que demorem a resolver, no máximo, cerca de 30 minutos (cada atividade).
  • As indicações para desenvolver as atividades/tarefas devem ser dadas de uma forma muito simples, tendo sempre como núcleo central o verbo que traduza a ação que se pretende que o aluno desenvolva. Por exemplo:
               - Ver o vídeo;
               - Ler o texto do manual, pág...
               - Resolver o exercício número ????, caderno de atividades, pág....

  • Identificar claramente o produto final que os alunos devem produzir (no caso de existir) e a forma como o devem enviar ao professor. Através do email do professor ou pela plataforma, em word, ppt, áudio, fotografia, etc.
  • Caso se use a disciplina na plataforma Moodle, convém criar um fórum semanalmente para os alunos colocarem dúvidas. Evitaria a utilização do mail.


FEEDBACK

  • É importante dar feedback aos alunos aquando da receção dos produtos finais.

EXEMPLOS:

INTRODUÇÃO


ASPETO DAS PROPOSTAS VISTO PELOS ALUNOS, UTILIZANDO A DISCIPLINA NA PLATAFORMA MOODLE

As propostas feitas também poderiam ter sido enviadas por mail em word, pdf ou escritas na própria mensagem do mail. 

EXEMPLO DA PROPOSTA DE DUAS ATIVIDADES

Utilização do fórum. Cada aluno responde.
Mas a atividade também pode ser proposta de forma a que o aluno envie o trabalho por email ou utilizando a ferramenta “Trabalho” da disciplina na plataforma Moodle.





Comentários

Mensagens populares