domingo, 8 de abril de 2018
quinta-feira, 5 de abril de 2018
Funções sintáticas internas ao Grupo Verbal - RECURSO
Recurso criado para acompanhar o trabalho desenvolvido no âmbito do estudo das funções sintáticas internas ao Grupo Verbal (FS_GV).
Aulas de português | 3.º Ciclo).
NOTA: A apresentação tem animações.
Aulas de português | 3.º Ciclo).
NOTA: A apresentação tem animações.
Funções sintáticas a nível da frase - RECURSO
Recurso criado para acompanhar o trabalho desenvolvido no âmbito do estudo das funções sintáticas a nível da frase (FS_NF).
Aulas de português | 3.º Ciclo).
NOTA: A apresentação tem animações.
Aulas de português | 3.º Ciclo).
NOTA: A apresentação tem animações.
quarta-feira, 4 de abril de 2018
9.º Ano. E agora? - Oralidade_9Ano | 2P
OBJETIVO: Fazer uma apresentação oral, seguindo orientações prévias
ESPAÇO: Aula de português
TEMPO: 5 min.
DESCRIÇÃO: A proposta é feita em sala de aula com três semanas de antecedência. É apresentado aos alunos com a descrição sumária dos vários momentos da atividade e que devem ser seguidos. A temática proposta relaciona-se com o facto dos alunos estarem a concluir o 3.º Ciclo e terem, já no final deste ano letivo, de decidir, pelos menos, a área de estudos a seguir. É um momento de dúvida e alguma ansiedade. Assim, sugerimos este trabalho que talvez ajude a organizar ideias. O trabalho deve ser apresentado em dois momentos, no primeiro os alunos descrevem sumariamente o seu percurso escolar, descrevendo-se como estudantes, referindo aspetos mais relevantes. Na segunda parte, exploram as possibilidades de futuro.
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso.
Publicamos alguns dos trabalhos:
9A
segunda-feira, 2 de abril de 2018
Biografia - Oralidade_8Ano | 2P
OBJETIVO: Fazer uma apresentação oral, seguindo orientações prévias
ESPAÇO: Aula de português
TEMPO: 5 min.
DESCRIÇÃO: A proposta é feita em sala de aula com três semanas de antecedência. É apresentado aos alunos com a descrição sumária dos vários momentos da atividade e que devem ser seguidos. A temática proposta envolve um trabalho anterior: texto biográfico. Ou seja, durante o período sugeriu-se que os alunos recolhessem informações sobre alguém que conhecessem e fizessem, em sala de aula, um texto biográfico seguindo a estrutura apresentada. O que se pede para a apresentação oral é que os alunos façam a apresentação da biografia dessa pessoa, partindo do texto biográfico.
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso.
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso.
terça-feira, 27 de março de 2018
Dia Mundial da Poesia | 2018
ATIVIDADE: "Dia Mundial da Poesia"
OBJETIVO: Comemorar o Dia Mundial da Poesia
ESPAÇO: Aula de português (sala 12)
TEMPO: 45 min.
DESCRIÇÃO: No princípio da aula, antes dos alunos entrarem, cola-se em cada mesa usada pelos alunos 4 post-it notes. Já durante a aula, e como atividade prévia, explica-se a atividade, pedindo aos alunos que "façam acontecer a poesia" através de uma palavra, expressão, frase, verso e/ou desenho.
De cada vez que um post-it esteja concluído, o aluno deve ir colá-lo nas portas do armário da sala.
O trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou a pares.
NOTA: Fez-se um vídeo para ilustrar a atividade e partilhar a iniciativa.
sábado, 17 de março de 2018
sábado, 24 de fevereiro de 2018
Texto publicitário
Recurso criado para acompanhar o trabalho desenvolvido no âmbito do estudo a publicidade. (Aulas de português | 3.º Ciclo).
NOTA: A apresentação tem animações.
À maneira de Camões...
A propósito do estudo do poema "Amor é fogo que arde sem se ver", de Camões, tal como vem sendo hábito, já que é uma tarefa que tem resultado, pediu-se aos alunos que cada um escrevesse uma frase onde definisse 'amor.
(Clicar nos recursos que a seguir se publicam para ver melhor.)
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
O livro da minha vida - Oralidade_9Ano | 1P
OBJETIVO: Fazer uma apresentação oral, seguindo orientações prévias
ESPAÇO: Aula de português
TEMPO: 5 min.
DESCRIÇÃO: A proposta é feita em sala de aula com três semanas de antecedência. É apresentado aos alunos com a descrição sumária dos vários momentos da atividade e que devem ser seguidos. A temática proposta está inserida numa das propostas do manual usado (Diálogos 9, Porto Editora), a partir da exploração de um excerto do romance texto O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos e partindo do visionamento deste vídeo onde Jorge Gabriel apresenta esse romance como sendo o livro da sua vida.
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso.
Publicamos alguns dos trabalhos:
9A
9B
- O livro da minha vida: A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan
- O livro da minha vida: Divergente, de Veronica Roth
- O livro da minha vida: Harry Potter e a Câmara dos Segredos, de J.K Rowling
- O livro da minha vida: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen
- O livro da minha vida: Dependência Passiva, de Ângela Duarte
- O livro da minha vida: Curso intensivo para sobreviveres à escola, de Miguel Luz
- O livro da minha vida: Uma aventura secreta, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
Local onde não posso ir, mas gostava - Oralidade_8Ano | 1P
ATIVIDADE: Local onde gostava de ir, mas não posso
OBJETIVO: Fazer uma apresentação oral, seguindo orientações prévias
ESPAÇO: Aula de português
TEMPO: 5 min.
DESCRIÇÃO: A proposta é feita em sala de aula com três semanas de antecedência. É apresentado aos alunos com a descrição sumária dos vários momentos da atividade e que devem ser seguidos. A temática proposta não envolve qualquer trabalho anterior, no entanto, faz parte de um conjunto de trabalhos que envolvem a descrição.
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso.
Dá-se a possibilidade dos alunos enviarem para pré-avaliação o recurso.
Publicamos alguns dos trabalhos:
8D
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
Relatório da Elaboração de uma Banda Desenhada 10 de Junho de 2011 No dia 10 de Junho de 2011...
-
Uma vez mais, nas turmas do 7ºAno (turmas A e B), foi feita a leitura orientada de O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia Mello Breyner. ...
Espaços de apoio
Espaços de trabalho dos/com os alunos
Cadernos diários - 2011/12
Cadernos diários - 2012/13

Visualizações de página |
