Cont.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Cartaz publicitário | 7Ano (Parte I)
Na sequência do trabalho desenvolvido, no âmbito do estudo do texto publicitário, nas turmas E e F do sétimo, a tarefa final foi a construção de dois cartazes, em trabalho de equipa (dois elementos), comercial - promoção de um produto da Lourinhã, e não comercial - promoção de uma atividade que envolvesse a vila da Lourinhã.
O trabalho inicial de planificação do trabalho foi feito em sala de aula. Depois, os alunos tiveram cerca de duas a três semanas para construir o seu projeto.
Passamos de seguida a publicar alguns dos produtos finais da Publicidade Comercial. Noutro post, publicaremos os cartazes do publicidade não comercial.
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Desafios ortográficos | 2016/17 - Resultados
Publicamos os resultados das 5.ª semana, 6.ª semana e 7.ª semana dos Desafios ortográficos.
PARA SABER MAIS SOBRE OS DESAFIOS ORTOGRÁFICOS.
PARA SABER MAIS SOBRE OS DESAFIOS ORTOGRÁFICOS.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Entrevista biográfica (7ºAno)
A propósito do estudo da entrevista, pediu-se que os alunos (7E e 7F) fizessem uma entrevista biográfica, cruzando assim dois conteúdos: a entrevista e o texto biográfico.
A turma foi dividida em grupos, tendo sido o trabalho desenvolvido em sala de aula. Foram distribuídos breves referências biográficas de autores do 7º Ano. Quanto à estrutura da entrevista, além do trabalho prévia de compreensão de uma entrevista, foram ainda visionados recursos disponibilizados na Escola Virtual e consultado o manual.
Publicamos alguns produtos finais:
Entrevista a Florbela Espanca
A nossa entrevistada de hoje chama-se Florbela Espanca e estamos a entrevistá-la porque tem uma história de vida muito interessante.
Florbela Espanca foi batizada como Flor Bela Lobo, e optou por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca. Tem uma biblioteca com o seu nome, em Matosinhos.
Érica (E): Com que se preocupa mais, quando escreve?
Florbela (F): O que me preocupa mais é o amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte.
(E): Por que razão se tentou suicidar?
(F): Tentei suicidar-me duas vezes, mas nessas duas falharam, soube num diagnóstico que tinha um edema pulmonar...
(E): Que vários tipos de textos escreveu?
(F): Escrevi poesia, contos, um diário e epístolas, traduzi vários romances e colaborei ao longo da minha vida em revistas e jornais de diversa índole.
(E): Casou-se?
(F): Casei-me em Évora, em 1913 com Alberto de Jesus Silva Moutinho. Voltei a casar-me em junho de 1921 com António Guimarães. Divorciei-me pela segunda vez e voltei a casar-me em 1925 com o médico Mário Pereira Lage.
(E): Sofreu muito pela morte do seu irmão?
(F): Sim, ele morreu num acidente de avião, em 1927, nesse acontecimento, tentei o meu 1-º suicídio.
Florbela fez uma terceira tentativa de suicídio em Matosinhos, no seu dia de aniversário, a 8 de dezembro de 1930. A causa da morte foi sobredose de barbitúricos.
EQUIPA: Érica Cruz
Entrevista Luís Sepúlveda
“O maior sucesso dedicado
a um amigo”
Luís Sepúlveda, em
1989, publicou o livro O velho que lia romances
de amor, dedicado a Chico Mendes, e este livro foi o seu maior sucesso. Nasceu a 4 de Outubro de 1949 e é um romancista, realizador, roteirista, jornalista
e ativista político. Estivemos à conversa com ele.
Entrevistador (E): Em
que se inspirou ao escrever o livro ”O velho que lia romances de amor”?
Luís Sepúlveda (LS): Inspirei-me num grande amigo meu, Chico Mendes, ele gostava de ler
Romances e decidir fazer um para ele.
(E): Se pudesse, escrevia outro livro?
(LS): Gostaria muito de poder escrever outro livro, talvez ainda o
faça.
(E): Casar-se
interferiu com o seu trabalho?
(LS): Ao início perguntavam-me se ia parar de escrever livros, mas eu
não parei, e o meu filho dava-me inspiração para escrever qualquer tipo de
livros.
(E): Como
foi traduzir um texto para português, no meio de tantos espanhóis?
(LS): Não foi muito complicado, mas dava muito trabalho e perdia–se
muito tempo, mas foi uma boa experiência na minha carreira de escritor.
(E):Como foi escrever o seu livro para crianças O
gato que ensinou a gaivota a voar?
(LS): Foi engraçado,
tive de entrar numa personagem infantil,na personagem de uma criança e pensar como
se tivesse cinco a dez anos.
Nesta entrevista, concluímos que nos seus livros este autor fala sobre viagens, contos e histórias, sonhos e esperanças.
EQUIPA: Ana Patrícia Serralha e Rita Pereira
Entrevista a Florbela Espanca
Florbela d’Alma da Conceição Espanca, nascida a 8 de Dezembro
1830 em Vila Viçosa. Faleceu em 1930 no dia do seu aniversário. É uma poetisa
portuguesa, e tem uma biblioteca em seu nome. Frequentou a escola primária em
Vila Viçosa.
Entrevistadoras (E) -Onde estudou a quantos anos requentou
a escola?
Florbela (F) -Frequentei a escola primária durante um ano e mais
tarde ingressei no Liceu Masculino André de Gouveia em Évora, onde permaneci
até 1912 e entrei na Faculdade de Direito.
(E) - Depois do secundário qual foi o primeiro livro que lançou?
(F) - A primeira obra que lancei foi o “Livro de Mágoas” em 1919.
(E) - Como correram os seus relacionamentos?
(F) - Casei-me em 1913, pela primeira vez, com Alberto de Jesus
Silva Moutinho em Évora.
(E) - Porque tentou o suicídio?
(F) - Tentei o suicídio porque me foi diagnosticado um edema
pulmonar, não resisti e a causa da morte foi sobredose de barbitúricos.
(E) - Quando foi que lançou o seu primeiro filme?
(F) - Lancei o meu primeiro filme em 2012 com o nome “Perdidamente
Florbela” com Dália Carmo, Ivo Canelas e Albano Jerónimo.
Depois desta entrevista, ficamos a
saber que Florbela Espanca era uma mulher lutadora e tumultuosa, e para a sua
época teve muitos estudos.
EQUIPA: Inês Arsénio, Margarida Andrade e Carolina Mateus
Em construção...
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
"Barca bela" de Almeida Garrett - leitura coral
Seguindo uma atividade de leitura coral sugerida pela manual - Diálogos 8, Porto Editora, apresentamos o resultado final. De registar que antes da versão final, gravada e agora publicada, foram feitos vários "ensaios".
Foi uma atividade bem participada e entusiasmante!
Foi uma atividade bem participada e entusiasmante!
Leitura coral de "Barca bela" de Almeida Garrett pelo 8A .
Leitura coral de "Barca bela" de Almeida Garrett pelo 8B.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
Escrever poemas...

Vamos, neste post, publicar alguns desses poemas:
Imprensa
Imprensa ?
É uma palavra estranha,
Agora pensa
Numa montanha
Tiraste-lhe uma foto,
E queres imprimir,
Graças à impressora...
A imprensa pode existir !
Camila Canôa
A amizade
A amizade é maravilhosa!
Maravilhosos são os amigos verdadeiros.
A amizade não tem limite!
Não tem fim o amor pelos nossos amigos.
Tenha pele escura ou clara, será bom amigo
Porque a amizade não é racista.
Os verdadeiros amigos ficam até à morte.
As pessoas que gozam não são amigas.
A amizade é maravilhosa.
Anita Ferreira
Poema- O mar
Uma palavra, uma emoção
O mar entra pelo coração!
Uma onda vai, uma onda vem
Pensamento e sentimento também.
Boas lembranças me traz,
Acredito que sou capaz…
Com as ondas a cantar
Fico a olhar para o mar…
Catarina Sampaio
Caminho
Por um caminho
Vamos passear
Muito devagarinho
Até acabar
Nesse caminho
Vamos explorar
Sempre de beicinho
Por cima do colar
É mesmo baixinho
Este meu caminho
Que nunca mais acaba
Como um azevinho
Beatriz Leitão
Dizer poemas
No final do ano passado, naquela que foi a última atividade, propôs-se às turmas do sétimo ano que escolhessem um poema que depois seria lido em voz alta. Esse momento seria gravado, caso os alunos consentissem para, posteriormente, serem feitas pequenas animações.
Só agora foi possível começar a construir essa ideia.
Publicamos dois dos recursos. Iremos atualizando, conforme for sendo possível continuar a desenvolver o trabalho.
À maneira de Camões... - I
A propósito do estudo do poema "Amor é fogo que arde sem se ver", de Camões, pediu-se aos alunos que cada um escrevesse uma frase onde definisse 'amor'. Publicamos, para já, o resultado da atividade, no 8A. Mais tarde, publicaremos o produto final respeitante ao 8B.
(Clicar nos recursos que a seguir se publicam para ver melhor.)
(Clicar nos recursos que a seguir se publicam para ver melhor.)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016
"Ler, lazer e aprender" / 2015/16 - Balanço
À semelhança do que tem sido feito em anos anteriores, no final das atividades letivas, foi disponibilizado um inquérito a fim de se proceder ao levantamento dos dados referentes à consecução do projeto de leitura "Ler, lazer e aprender", no Agrupamento.
Preencheram o inquérito os professores responsáveis pela implementação do projeto nas várias turmas: professora Ana Lúcia Mota, professora Helena Araújo, professor João Ferreira, professora Rosalina Simão Nunes e professora Sandra Barbosa.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
- Turmas envolvidas
Estiveram envolvidas 17 turmas do 3º ciclo.
- Livros lidos
Em 3 turmas foram lidos mais de 80 livros.
Em 5 turmas foram lidos entre 51 a 80 livros.
Em 6 turmas foram lidos entre 31 a 50 livros.
em 3 turmas foram lidos entre 1 a 30 livros.
- Tempo usado para a leitura silenciosa
Em 8 turmas foram usadas mais de 20 horas.
Em 2 turmas foram usadas entre 16 a 20 horas.
Em 7 turmas foram usadas entre 8 a 15 horas.
- Disciplinas envolvidas
Estiveram envolvidas na consecução do projeto 13 disciplinas; português, inglês, francês, espanhol, história, geografia, matemática, físico-químicas, ciências naturais, música, educação tecnológica, DPS e educação visual.
- Outras atividades
Além da atividade que sustenta o projeto, quinze minutos diários de leitura silenciosa e autónoma, todos os professores assinalaram que foram feitas apresentações das leituras. Dois professores assinalaram terem sido feitos marcadores e passaportes da leitura. Um professor assinalou terem sido feitas cronologias da leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
Relatório da Elaboração de uma Banda Desenhada 10 de Junho de 2011 No dia 10 de Junho de 2011...
-
Uma vez mais, nas turmas do 7ºAno (turmas A e B), foi feita a leitura orientada de O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia Mello Breyner. ...
Espaços de apoio
Espaços de trabalho dos/com os alunos
Cadernos diários - 2011/12
Cadernos diários - 2012/13

Visualizações de página |
