quarta-feira, 30 de outubro de 2013

2ª Oficina de escrita (9ºB) - Escrever a segunda crónica

Recordando o trabalho proposto e desenvolvido a propósito do estudo da crónica, nesta semana, voltamos a propor que escrevam uma crónica. A temática deverá ser o quotidiano.

Propomos que comecem a vossa crónica da seguinte forma:

Neste momento, estou sentado(a), no meu quarto, sozinha(o) a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever um crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele?...



Informações
O texto deve apresentar características idênticas à crónica da página 22 do manual:
- cerca de 250 palavras (mínimo de 180);
- narração na 1ª pessoa;
- três parágrafos: narração de um ou vários episódios do dia a dia, reflexões pessoais, conclusão;
- título sugestivo.

Prazos de entrega
Em sala de aula: 07/11/13
Caixa de comentários: 11/11/13

Devem consultar o Bloco de notas do manual para rever a informação sobre as características da crónica. 

*Retirada do manual Diálogos, 9ºAno, Porto Editora

6 comentários:

Anónimo disse...

A rotina:

Neste momento, estou sentada, no meu quarto, sozinha a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever uma crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele ?... Na verdade vivemos a nossa vida como uma rotina e mal temos a perceção do que acaba por acontecer, sinceramente acho que acabamos por não viver porque nem damos pelo tempo passar, de facto acaba por ser sempre o mesmo todos os dias, toda as semanas….Aqui viver não abrange o estar vivo, nós estamos a viver uma vida, mas viver uma vida não é passar por uma rotina a cada dia, viver é fazer algo com medo, é ter coragem para enfrentar acontecimentos difíceis, é fazer algo que temos receio mas mesmo assim seguir em frente, viver é fazer muito mais além do que aquilo que fazemos na nossa rotina.
A nossa rotina acaba por ser sempre a mesma:
- Acordamos, vamos ensonados para a escola, temos as aulas, convivemos com o pessoal nos intervalos, vamos para casa, comemos (esta é a parte melhor), estudamos para obter bons resultados, vamos ao computador e depois dormir, e no outro dia o que acontece?! Novamente tudo o mesmo, e isso cansa, porque tudo cansa quando se torna um hábito. Concluindo eu pessoalmente acho que no nosso quotidiano, nas pequenas coisas devíamos aproveitar mais, viver cada dia como se fosse o último, fazer tudo o que queremos naquele momento, naquele dia!
Palavras :248
Ana Carolina 9ºB


Anónimo disse...

A rotina:

Neste momento, estou sentada, no meu quarto, sozinha a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever uma crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele ?... Na verdade vivemos a nossa vida como uma rotina e mal temos a perceção do que acaba por acontecer, sinceramente acho que acabamos por não viver porque nem damos pelo tempo passar, de facto acaba por ser sempre o mesmo todos os dias, toda as semanas….Aqui viver não abrange o estar vivo, nós estamos a viver uma vida, mas viver uma vida não é passar por uma rotina a cada dia, viver é fazer algo com medo, é ter coragem para enfrentar acontecimentos difíceis, é fazer algo que temos receio mas mesmo assim seguir em frente, viver é fazer muito mais além do que aquilo que fazemos na nossa rotina.
A nossa rotina acaba por ser sempre a mesma:
- Acordamos, vamos ensonados para a escola, temos as aulas, convivemos com o pessoal nos intervalos, vamos para casa, comemos (esta é a parte melhor), estudamos para obter bons resultados, vamos ao computador e depois dormir, e no outro dia o que acontece?! Novamente tudo o mesmo, e isso cansa, porque tudo cansa quando se torna um hábito. Concluindo eu pessoalmente acho que no nosso quotidiano, nas pequenas coisas devíamos aproveitar mais, viver cada dia como se fosse o último, fazer tudo o que queremos naquele momento, naquele dia!
Palavras :248
Ana Carolina 9ºB

Anónimo disse...


Mudanças fazem a diferença
Neste momento, estou sentada, no meu quarto, sozinha a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever uma crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele?
Ora bem, os meus dias são maioritariamente passados na escola… De segunda a sexta-feira, estou de manhã até no máximo às 17 horas na escola. Depois da escola, vou para casa fazer os meus trabalhos de casa e preparo-me para o dia seguinte. Sei que estou com os meus amigos, a maior parte do tempo, mas raramente combinamos programas depois das aulas. E, realmente agora que penso, não aproveito o meu quotidiano da melhor maneira. Os dias vão passando, vou crescendo e reparo que posso estar a perder momentos inesquecíveis… Pensando nos fins de semana, podia fazer coisas diferentes, mas não, a maioria deles, são passados em casa a ver televisão ou no computador.
Finalmente percebo que não podemos esperar que aconteça algum milagre. Temos de ser nós a mudar e fazer a diferença. Temos que aproveitar os momentos do nosso quotidiano da melhor maneira possível.
Palavras: 185
Andriana Tepordei

Anónimo disse...


Neste momento, estou sentada, no meu quarto, sozinha a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever uma crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele ?... Normalmente os meus dias são iguais, mas beneficio daqueles pormenores que mudam as 24 sobre 7 . Acordo e visto-me esta parte é um pouco torturante mas quando escolho a minha roupa, gosto de fazer, depois aulas. A minha mãe é quem me leva de carro, farta-mo-nos de rir e recebo sempre um beijinho na testa. Na escola acontece sempre algo , sei sempre uma história nova. Chego a casa e como, quando tenho testes fico até às duas da manhã a estudar , quando estou livre, arranjo sempre coisas para fazer: pinto o cabelo com a minha tia, estou com amigos, faço macacadas com os meus avós e namoro... Adoro ao serão ver televisão com a minha mãe ( a minha tia faz companhia às vezes o que eu adoro, gosto de conversa de "gente grande". Depois durrmmmmooooooo.
Não presto muitas vezes atenção às rotinas, estou ocupada (não quer dizer que tenho uma vida social muito activa), o que me deixa alguma satisfação significa que não sou sedentária e preguiçosa o que na minha opinião é positivo. Ultimamente sou sincera estou cansada de alguns aspectos deste meu quotidiano, farta da escola, das mesmas pessoas. Tenho necessidade de algo novo. É uma fase acho eu. Não é que ache que ter a mesma rotina seja totalmente negativo porque como a minha mãe diz: " - Rotinas também dão segurança, assim que algo desaparece delas... sentimos falta "
Em suma o meu quotidiano é igual de dia para dia, pois no geral é sempre o mesmo, mas ao mesmo tempo diferente porque esforço-me para que algo novo apareça todos os dias.

Lara KWAI 9B

Anónimo disse...

Um Quotidiano sem mudanças

Neste momento, estou sentada, no meu quarto, sozinha a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever uma crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele ?...
- Todos os dias são iguais. Acordo como se tivesse visto uma bruxa, como, acabo de me despachar e sigo para a paragem de autocarros,encaro logo com as idosas da minha terra á janela, á espera de saber mais da vida de alguém. Chego á escola, ainda está vazia, mas não tarda a chegarem todos os traquinas. Tenho aulas, com os mesmo professores, as mesma salas, todas as semanas iguais. Na hora de almoço, acabo com a fome na companhia dos meus amigos da turma, e 90% das vezes temos de ouvir um sermão da auxiliar. Depois das aulas volto para a paragem de autocarros, onde estão as mesmas pessoas, todos os dias, com as mesmas caras de felicidade, por estarem com os amigos. Volto para casa, lancho e estudo, tomo banho, janto, vou ao computador e depois vou dormir e no outro dia?! No outro dia é tudo igual!
- Acho que quando dás por isso não viveste os teus sonhos, os teus desejos. Acho que maioria das pessoas vivem o dia como se fosse apenas mais um, mas devemos viver o dia como se fosse o último, encarar cada oportunidade como se fosse a ultima, ou então vamos viver uma vida sem interesse.
- Particularmente quero marcar a diferença em algo, saber que irei ser recordada e não viver como se estivesse cá só por acaso. Acho que devemos viver cada dia como se o amanhã não chegasse.


Nº de palavras: 247

Vera Lucas
9ºB Nº26

Anónimo disse...

Neste momento, estou sentada, no meu quarto, sozinha a pensar na proposta de escrita de português para esta semana: escrever um crónica sobre o meu quotidiano. Ora, como é que posso falar do quotidiano, se mal presto atenção nele?...
Isso é o que a professora pensa, deve ser o que todos pensam uns dos outros. Acho que toda a gente pensa no que faz durante o dia, pelo menos eu penso.
Supostamente é para contar o que fazemos no nosso dia-a-dia e refletir. Isso não faz sentido para mim, o meu local de reflexão não é num computador, é sim na minha caminha!
Mas pronto, tem de ser.
Dias de semana – Levantar-me. Levantar-me, vestir-me, arranjar-me, comer, ir tipo zombie, ou tipo “Mr. Happy” para a escola (conforme a minha disposição), e não dirigir uma única palavra a ninguém lá em casa (uma coisa que tenho muito orgulho em conseguir! Gosto de pensar quem será a primeira pessoa que terá o meu primeiro sorriso ou as primeiras palavras do dia.
Chegando à escola, o convívio diário (se não estiver atrasada). A altura do dia em que toda a gente tenta quantificar a quantidade de sono que tem!
Quando toca: aulas imediatamente! E no intervalo conversa-se ou faz-se os trabalhos que deviam ter sido feitos em casa.
Depois das aulas tenho sempre “companhia” em casa (é mais uma invasão que outra coisa, mas nunca a consigo negar de tão divertido que é!).
Quando a manada sai arrumo o quarto, (como é óbvio!), e agarro-me às coisas da escola.
Hora do jantar, de volta para a escola novamente.
O objetivo era percebermos que não fazemos nada de produtivo durante o dia, e foi conseguido! Já sabia disso há muito tempo, mas não importa, faço o que é necessário, sou estudante, não trabalho em nenhum escritório para ser produtiva! Ando sempre stressada por casa do meu emprego, a vida de estudante não é assim tão fácil como parece. Mas faz-se bem!

Maria Carolina