quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
sexta-feira, 6 de novembro de 2020
PortuguêsON - Espaço de trabalho colaborativo
Apresentação da estrutura do espaço de trabalho colaborativo do Departamento de português entre 2019/2023.
Incentivar à leitura | FRASES
No segundo cenário de aprendizagem, Vantagens de saber voar… Ou Apresentação do Projeto de leitura “Um livro sempre à mão”, na etapa "Aplicação e criação", propusemos a seguinte atividade de escrita:
O professor solicita a cada par a elaboração de uma frase sobre a leitura que possa incentivar as pessoas a ler E / OU que releve a importância da leitura.
O cenário teve como "Ponto de partida", uma conversa sobre a leitura balizada por algumas questões para debate. Logo a seguir, foi visionada a curta metragem “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”.
Foram distribuídas aos alunos "tirinhas" a fim de escreverem as suas frases de incentivo. As tirinhas foram recolhidas e lidas em voz alta.
Desta vez, pela professora e de forma anónima. Posteriormente, foram publicadas numa página a fim de serem partilhadas e divulgadas.
Entretanto, surgiu a situação de poder sugerir que os alunos trouxessem também, de casa, a opinião de familiares. Este é um trabalho que ainda está a s er feito.
Clicar em cima da imagem do quadro com post-it para ver o resultado final.
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Marcar Reuniões Meet
Tutorial que propõe uma solução para a marcação de reuniões por Videoconferência no Google Meet.
domingo, 25 de outubro de 2020
Uma imagem | Uma legenda
Numa das tarefas do primeiro cenário de aprendizagem, desenhado colaborativamente, CA*1_(RE)Encontros propusemos (Departamento de português) aos alunos que fizessem uma legenda a partir da exploração de uma imagem, após ter sido feita uma chuva de verbos no quadro branco suscitados pela observação da imagem e relacionados com os estados de espírito vivenciados durante o confinamento.
E o resultado foi:
*CA - Cenário de Aprendizagem
quinta-feira, 4 de junho de 2020
O que "eles" pensam sobre o #EstudoEmCasa
Gabriel P., 7.º Ano
Beatriz E., 8.º Ano
Para ser sincera, não gosto muito das aulas, não percebo lá muito bem o que dizem por falarem tão depressa, eu sei que não têm lá alunos para tirar dúvidas e não podem perder tempo, por isso, é que falam assim. Acho que até explicam bem …mas devia ser uma aula para cada ano, sendo que assim, por outro lado, acabamos por fazer uma revisão.
Íris C., 8.º Ano
Na minha opinião, acho que as aulas na teleescola são importantes e todos devíamos ver, apesar de ser tanto para o 7.º ano como para o 8.º ano. Admito que não gosto muito das aulas, e às vezes, quando estou a fazer muitos trabalhos não vejo. Acho que as aulas deviam ser umas para o 8.º e outras para o 7.º, porque senão fica injusto, uns estão a dar matéria e outros estão a revê-la.
Francisca F., 8.º Ano
Nas aulas da RTPMemória há certos textos que não demos e, em algumas situações, é difícil perceber, mas sem ser isso, gosto da maneira de aprendizagem que é um bocado a maneira de como trabalhávamos na primária quer isto dizer que lemos um texto e resolvemos as perguntas sobre o texto, algo que também já fizemos nas aulas de português.
Carolina M., 8.º Ano
Eu acho muito importante o #EstudoEmCasa, porque agora estamos a passar tempos difíceis, em que os alunos não podem deixar de aprender os conteúdos que são dados na escola física e também os professores não podem parar de dar a matéria aos seus alunos. No #EstudoEmCasa, os alunos têm a vantagem de assistir quando e onde quiserem, quando lhes apetecer, ou seja, eles podem criar a sua própria rotina e os seus hábitos como lhes apetece.
João F., 8.º Ano
Acho que as aulas na RTPMemória são um pouco secantes, mostram vídeos e músicas, mas parece que estão a falar com crianças mais novas, é meio engraçado. Mas eu percebo que os professores fazem o seu melhor e que é uma experiência diferente para todos nós. Não sei porquê, mas parece que percebo a matéria melhor na sala de aula, do que no #EstudoEmCasa, é diferente. Mas mesmo assim eu assisto às aulas e tento perceber.
Íris L., 8.º Ano
Na minha opinião, as transmissões das aulas RTP memória #EstudoEmCasa são muito diferentes do habitual. A meu ver, estas novas aulas escolares são modernas e também atraem os alunos, pois são mais interessantes e atraentes ver estas aulas pela televisão ou mesmo pelo computador, tablet, telemóvel e mais recursos digitais. Na minha opinião, estes novos recursos digitais fazem os alunos ficarem mais concentrados.
Nuno S., 8.º Ano
As aulas do #EstudoEmCasa são relativamente interessantes, pelo facto de serem diferentes, mas, ao mesmo tempo, iguais ao que estamos habituados, que é estar numa sala de aula com a professora e os colegas mesmo ao nosso lado.
E o esforço que é preciso para assistir às aulas é menor porque podemos não estar atentos nesse dia que sabemos que vamos sempre poder ver outra vez no site. A formação das aulas é um ponto a favor pois como não há "pessoas", as professora podem explicar a matéria de uma forma fluente porque não têm que interromper a sua explicação para mandar alguém se calar. Mas com isto todo, o que eu prefiro são as aulas presencias na sala de aula.
Sofia A., 8.º Ano
Construção de textos colaborativamente no 3.º ciclo com a wiki (Moodle)
A história começa por "Era uma vez, muito para lá do mar..." Continuem.
A história começa por "Todos os anos, naquele dia, a família costumava......" Continuem.
sexta-feira, 8 de maio de 2020
Como se estuda e aprende em tempo de pandemia pela voz "deles"
Há ainda espaço para se debater um determinado tema sugerido pelos alunos após o preenchimento de um inquérito.
Por exemplo, na sessão do dia 06/05 foi abordada a seguinte temática: "Será possível criar um clube de leitura digital / à distância?"
Desta conversa, verificou-se o interesse em que existisse um momento por semana durante o qual se pudesse conversar sobre as leituras que todos andássemos a fazer. Assim, a partir da próxima semana, será criado um espaço nesse sentido.
Após a realização de cada sessão síncrona, é disponibilizado um inquérito onde os alunos dão feedback sobre a sua presença e têm a oportunidade de dar a opinião sobre o assunto debatido na sessão.
Na sessão do dia 29 de abril, a temática em discussão foi: "Ao fim de quatro semanas de aulas (2, no 2P e 2, no 3P), como é aprender à distância?" Propôs-se, então, no inquérito de feedback, que os escrevessem um pequeno texto, onde, sumariamente, descrevessem como estudam e aprendem. (Os alunos que não tivessem estado na sessão síncrona também deviam participar).
Eis algumas das respostas:
Esta forma de ensino à distância está a funcionar comigo! Estou a aprender!
Na minha opinião, não estamos a aprender tanto como aprenderíamos se estivéssemos na escola, também é complicado. O meu estudo acho que é o estudo que sempre fiz, é como faço os trabalhos de casa só que tenho que ter mais organização, sendo que tenho vários trabalhos de todas as disciplinas. Aponto as disciplinas e videoconferências que tenho na tal semana num papel e depois de acabar o trabalho da tal disciplina ou ter comparecido na videoconferência ponho um certo.
Tenho estudado diariamente numa secretária com um computador. Eu estudo todos os dias e faço 2 a 3 disciplinas por dia.
A maior parte dos exercícios que faço são mais de recursos digitais do que a manuscrito. Quando tenho dúvidas, escrevo na caixa do fórum disponibilizado pela professora ou então vou à internet e pesquiso no google sobre as minhas dúvidas. Na minha opinião, acho que aprendo bastante com as novas tecnologias.
quinta-feira, 7 de maio de 2020
A propósito deste momento que estamos a viver, o que lhe apetece dizer?
Num dos itens, pedia-se que os alunos escrevessem sobre o momento que estávamos a viver:
Publicamos algumas das respostas:
-
Relatório da Elaboração de uma Banda Desenhada 10 de Junho de 2011 No dia 10 de Junho de 2011...
-
Uma vez mais, nas turmas do 7ºAno (turmas A e B), foi feita a leitura orientada de O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia Mello Breyner. ...
Espaços de apoio
Espaços de trabalho dos/com os alunos
Cadernos diários - 2011/12
Cadernos diários - 2012/13

Visualizações de página |
