A poesia nas aulas de português

Neste ano, não previmos, no departamento de português, nenhuma atividade específica para comemorar o dia da poesia (21 de março). Mas, naturalmente, a poesia acontece nas aulas de português de todos os professores várias vezes durante o ano. Algumas  integradas nos cenários de aprendizagem que se vão construindo, outras como apontamento precisamente para comemorar o dia da poesia e ainda existem aqueles momentos únicos em que se conversa sobre poesia de forma quase espontânea. 

Neste post,  publica-se a descrição de duas situações de aprendizagem, uma integrada num cenário de aprendizagem, outra como apontamento para festejar o "Dia da Poesia". Ambas as situações ocorreram em turmas do 7.º Ano.

1.ª SITUAÇÃO - "Festejar a poesia"

1.° Momento - audição do poema;

2.° - Momento a desenvolver em simultâneo com o 1.° - Identificação de uma palavra por cada aluno que traduzisse o que sentiam enquanto ouviam o poema (tinha de ser um nome);

3.° Momento - Construção de um mapa de ideias em conjunto a partir das palavras ditas pelos alunos;

4.° Momento - Contextualização histórica do poema e Identificação de pares de palavras que se opusessem (antíteses);

5.° Momento - Síntese oral construída em grande grupo, moderada pela professora e participada pelos alunos.

E houve um 6.° Momento que não estaria previsto mas um aluno fez questão de fazer silenciosamente: escrita de um poema.




2.ª SITUAÇÃO - "Poesia à maneira de..."

Nas turmas B e C do sétimo ano, após a exploração, em grupo-turma, do poema de Eugénio de Andrade: "Urgentemente", propôs-se que os alunos também em grande grupo, escrevem um poema à maneira de Eugénio de Andrade, tendo-se partido da estrutura do poema analisado.  

Assim, construídos em sala de aula, partindo de uma atividade de brainstorming, os poemas foram o resultado de uma proposta estruturada de escrita que permitiu, simultaneamente, explicar recursos expressivos utilizados na construção de sentidos, além ter proporcionado a revisão das classes de palavras.

Num ritmo diferenciado, promovendo a reflexão individual, discussão a pares com posterior decisão em grande grupo (turma), os alunos foram tomando consciência das várias etapas de construção de um texto poético. 

Paralelamente permitiu que alguns alunos fizessem ilustrações. No caso do 7.º C, de forma mais completa, no 7.º B, em registo de esboço.
Foi ainda efetuada a leitura expressiva em turma do poema.

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