quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

"Solidão ou Liberdade"

No 9.º Desafio mental, atividade semanal, concretizada no preenchimento de um inquérito online que tem como objetivo desenvolver competências digitais em simultâneo com processos que permitam o desenvolvimento do sentido crítico, propôs-se aos alunos que, após a observação de uma imagem, escolhessem entre dois estados, duas formas de estar, duas perspetivas, e justificassem a sua escolha.

Após validação da participação no inquérito, pela qualidade revelada nas respostas dos alunos, decidiu-se criar slides onde estivessem representadas algumas das respostas. Esse trabalho foi feito com recurso ao Canva, sendo que existe também neste processo a intencionalidade de familiarizar os alunos com essa ferramenta para que, no futuro, possa ser usada para a construção de recursos pelos próprios alunos. Digamos que esta foi uma atividade também de ambientação a um novo contexto. O resultado final foi partilhado na TEAMS, em cada uma das equipas das turmas e aqui, no blog que dá voz ao trabalho deles

Partilham-se também os slides:





Consideram esta proposta relevante? Deixem a vossa opinião na caixa de comentários. 

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Processo de articulação vertical das aprendizagens, no Aedlv, Lourinhã

No âmbito de uma intervenção da IGE num processo de melhoria, no ano letivo de 2017/18, uma das ações envolveu a questão da verticalização das aprendizagens, com base na identificação feita pelo agrupamento de aspetos a melhorar. 

Nessa altura, eu não era a coordenadora do departamento. Fiz parte do grupo e liderei-o por indicação do diretor da altura do
Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente, Lourinhã. A ideia seria implementar o projeto a partir do ano seguinte e aí já sob orientação dos coordenadores de departamento. A apresentação da proposta foi feita numa reunião com os 
coordenadores de departamento, em junho de 2018. 


Depois, a partir daí, e de acordo com a proposta, seriam os coordenadores a liderar o processo. Não aconteceu. Pelo menos da forma como era sugerido no trabalho final. A única ação efetuada foi ter sido criada uma grelha para recolha (quantitativa) de número de atividades desenvolvidas com recurso a metodologias ativas. 

E, efetivamente, nos anos subsequentes, a questão da verticalização acabou por esmorecer... E essa foi a razão pela qual, em 2019, no momento da eleição para coordenação do departamento, sendo eu um dos nomes à escolha, declarei que gostaria de desempenhar o cargo a fim de procurar criar situações que nos levassem a trabalhar a questão da verticalização das aprendizagens.

No desenvolvimento desse trabalho, em 2021, o diretor, na altura, pediu que se fizesse o ponto da situação sobre o trabalho desenvolvido para se discutir em CP. Eu fiz um documento  para ser apresentado em conselho pedagógico.  Acabou por não se tratar desse assunto... E não se voltou ao assunto. 

Entretanto, era minha intenção, no final do ano passado (2022/23), ter feito a apresentação "com pompa e circunstância" do repositório das atividades, um dos objetivos do plano de melhoria. Não estiveram reunidas as condições para que tal acontecesse, ainda assim, partilhei um documento na drive do departamento, durante o encerramento das atividades de fim de ano letivo, para que se fossem partilhando atividades com síntese descritivo, acrescentando e enriquecendo o repositório cuja construção iniciara aquando da ação de melhoria da IGE em 2017/18.  A intenção era, depois, ter sido criado um site, no corrente ano letivo (2023/24), onde de forma mais dinâmica essas propostas fossem divulgadas.  Anexo também o tal documento que refiro.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

"Celebrar a Escrita | 2023"

Celebrar a Escrita 2022/23 de Rosalina Simão Nunes

"Em 2019, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, o departamento de português propôs a inclusão nas respetivas planificações de cada ano letivo de um momento que contribuísse para o conhecimento, a evocação e a divulgação da vida e obra da autora, nas suas múltiplas facetas. Uma das atividades propostas foi a de escrita, coletiva ou individual, de um texto a partir de excertos da obra da escritora. Essa estratégia permitiu recolher textos de qualidade suficiente para construir uma coletânea de textos.


Já em 2020/21, manteve-se a proposta de “Celebrar...” a escrita e foi escolhida a temática da “viagem”, tema também transversal a todos os anos de escolaridade.

Na segunda edição, além dos produtos finais, incluiu-se, pela diversidade dos processos  pedagógicos,  uma   breve síntese   feita pelos professores responsáveis pela coordenação pedagógica de cada produto final.

Neste ano letivo (2022/23), mantém-se essa estratégia considerada relevante já que, efetivamente, se reconhece que o papel do professor nas dinâmicas propostas de sala de aula é determinante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, portanto, tem de ser visível esse papel e também partilhado dado que dessa forma será melhor percecionada a forma como os alunos ao longo dos anos vão desenvolvendo a aprendizagem da escrita integrada dado que a proposta, neste caso, no âmbito desta atividade, surge sempre a partir do texto literário.

Assim, o ebook deste ano letivo (2022/23) encontra-se dividido em dois blocos, 2.º e 3.º ciclos. Depois, cada professor ou grupo de professores descreve sumariamente o processo pedagógico que deu origem ao produto final que, por fim, se partilha. Neste ano, decidiu-se por enriquecer os textos com ilustrações e imagens. Algumas da autoria dos próprios alunos."
 
Departamento de Português (2022/23)

Post original publicado aqui.

Dia do livro || 2025


UAb - Portugal