Processo de articulação vertical das aprendizagens, no Aedlv, Lourinhã

No âmbito de uma intervenção da IGE num processo de melhoria, no ano letivo de 2017/18, uma das ações envolveu a questão da verticalização das aprendizagens, com base na identificação feita pelo agrupamento de aspetos a melhorar. 

Nessa altura, eu não era a coordenadora do departamento. Fiz parte do grupo e liderei-o por indicação do diretor da altura do
Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente, Lourinhã. A ideia seria implementar o projeto a partir do ano seguinte e aí já sob orientação dos coordenadores de departamento. A apresentação da proposta foi feita numa reunião com os 
coordenadores de departamento, em junho de 2018. 


Depois, a partir daí, e de acordo com a proposta, seriam os coordenadores a liderar o processo. Não aconteceu. Pelo menos da forma como era sugerido no trabalho final. A única ação efetuada foi ter sido criada uma grelha para recolha (quantitativa) de número de atividades desenvolvidas com recurso a metodologias ativas. 

E, efetivamente, nos anos subsequentes, a questão da verticalização acabou por esmorecer... E essa foi a razão pela qual, em 2019, no momento da eleição para coordenação do departamento, sendo eu um dos nomes à escolha, declarei que gostaria de desempenhar o cargo a fim de procurar criar situações que nos levassem a trabalhar a questão da verticalização das aprendizagens.

No desenvolvimento desse trabalho, em 2021, o diretor, na altura, pediu que se fizesse o ponto da situação sobre o trabalho desenvolvido para se discutir em CP. Eu fiz um documento  para ser apresentado em conselho pedagógico.  Acabou por não se tratar desse assunto... E não se voltou ao assunto. 

Entretanto, era minha intenção, no final do ano passado (2022/23), ter feito a apresentação "com pompa e circunstância" do repositório das atividades, um dos objetivos do plano de melhoria. Não estiveram reunidas as condições para que tal acontecesse, ainda assim, partilhei um documento na drive do departamento, durante o encerramento das atividades de fim de ano letivo, para que se fossem partilhando atividades com síntese descritivo, acrescentando e enriquecendo o repositório cuja construção iniciara aquando da ação de melhoria da IGE em 2017/18.  A intenção era, depois, ter sido criado um site, no corrente ano letivo (2023/24), onde de forma mais dinâmica essas propostas fossem divulgadas.  Anexo também o tal documento que refiro.

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