Como controlar o comportamento dos alunos em videoconferência || APONTAMENTO E@D (1)


Leio por aqui, particularmente nos grupos de professores, uma grande necessidade por parte dos colegas em usar ferramentas que lhes permitam em tempo real explicar aos alunos as matérias...

Pois. Ou seja, continua-se a pensar o E@D no sentido de substituir o écran do pc ou tablet ou telemóvel pelo quadro da sala de aula.
Não é possível. Não convém. Não é eficaz.
Era agora que tínhamos as condições todas para inverter o processo. Para experimentar, precisamente, fazer ao contrário. Por que razão os alunos hão de perceber melhor a distinção entre, por exemplo, sujeito e predicado, feita por mim no momento em que estou sincronamente com eles do que, no dia anterior, através de um vídeo que eu tenha disponibilizado?
O que será preferível: usar o tempo de sincronicidade para que sejam os alunos a explicar a diferença, porque, entretanto, tinham visto um vídeo, lido um powerpoint no seu trabalho individual, OU considerar que SÓ comigo é que aprendem a distinguir sujeito de predicado. Eu acho que seria demasiada presunção da minha parte...

Comentários

Mensagens populares